Fernando J. de Sá Publicado Março 1, 2007 Publicado Março 1, 2007 Olá a todos. Estou voltando ao forum depois de algum tempo. Já tive um "bem sucedido" aquário com africanos dos dois lagos juntos. Desmontei a uns 6 meses pois queria ter um reef. Porém, como vi que não poderia montar como eu queria, resolvi voltar a minha primeira paixão. Dessa vez, quero fazer uma coisa mais legal. Só com com tangs que fiquem bem juntos, mas vou precisar de muita ajuda já que quero tudo certinho. Vou utilizar meu antigo aquário e filtros, então não tenho como mudar o set-up. Ou seja, tenho que mudar os peixes caso não sejam compatíveis com o espaço. Estarei montando um aquário maior dentro de no máximo 2 anos. O aquário tem 300l (100C, 50L, 60A) e a filtragem será feita por dois milleniuns 3000. Fauna pretendida: Dou preferência a "pequenos" grupos pois acho o comportamento dos tangs um de seus principais atrativos. Também pensei na distribuição das cores. São eles. Altolamprologus Calvus Balck (3) Lamprologus Leleupi (3) Telmatochromis Brichard (3) Lamprologus Caudopunctatus (3) Leptossoma Kitumba ( 5 ou 6) Lamprologus Daffodil (apenas 1) Espero as dicas. Todas são bem vindas. Obrigado desde já ! Abraços, Fernando de Sá.
Nuno Antunes Publicado: Março 5, 2007 Publicado: Março 5, 2007 Fauna pretendida: Dou preferência a "pequenos" grupos pois acho o comportamento dos tangs um de seus principais atrativos. É exactamente por esse motivo que eu prefiro grupos grandes Num grupo de 2 ou 3 peixes da mesma espécie tens apenas uma pequena amostra do comportamento social de um grupo mais alargado. Altolamprologus Calvus Balck (3) Lamprologus Leleupi (3) Telmatochromis Brichard (3) Lamprologus Caudopunctatus (3) Leptossoma Kitumba ( 5 ou 6) Lamprologus Daffodil (apenas 1) Eu não colocaria o Daffodil... um peixe solitário não se vai sentir muito bem penso eu. De resto parece-me uma combinação aceitável. Os cyprichromis leptossoma na zona superior (atenção que se forem "jumbo" o aquário é pequeno para eles), os leleupi na zona de rocha eventualmente com os calvus. Os caudopuntactus ficarão pelas conchas e/ou rochas e os telmatochromis nas conchas. Problemas poderão existir ao nivel da predação. Tanto os calvus como os leleupi gostam de predar alevins, ao passo que os telmatochromis preferem predar ovos. Dependendo da quantidade rocha a colocar poderás ter complicações entre os altolamprologus, os leleupi e os caudopuntactus embora estes ultimos também se virem bem a procriar em conchas. A nivel da alimentação são todos carnivoros por isso não deve haver problemas de maior. Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
Recommended Posts