Visitante Publicado: Março 30, 2004 Publicado: Março 30, 2004 Bem, quanto ao Diogo: Então é assim... o conceito básico de usar a água salgada natural é tão pura e simplesmente uma forma de me esquivar à compra de sal. Todos nós sabemos o quanto este custa. Ao usar água natural apenas estou a tirar benefício da mineralogia da mesma, dispensando a componente biológica. Tal como disse, tenho medo de bactérias. Ao ser colocada a água no reef e devido à carga biológica que o mesmo tem penso que a água é rápidamente "povoada" e enriquecida de vida. Ao usar a areia a 1/3 e não recomendando o uso exclusivo de areia, estou a jogar à defesa pois também se o uso exclusivo de tal substrato não trará aumentos de silicatos, na teoria se uso água natural e tudo o mais, não deveria ter receios, e segundo os livros e as teorias não teria grandes problemas, mas uma pessoa tem sempre medo não é? E nunca defendi um uso total de tal componente física, apenas parcelar. :D Quanto ao manklit: Ao dizeres que: "e já agora porque é que havemos de acreditar que isso é verdade?" É desagradável e politicamente incorrecto fazer tal questão, isto do meu ponto de vista. Mas é como te disse, eu não posso estar a dizer: - Usem todos à vontade areia da praia a 100% que não há problema Cada caso é um caso e eu no meu caso dou-me bem, no aquário de outra pessoa não o posso garantir pois não sei as condicionantes que existem nem os cuidados e equipamentos que se tem. No meu caso agora estou a ter, não sei porquê, cianobactérias... não sei se é de ter introduzido um Odonus Niger e estar a alimentá-lo de Crill e a equipe de limpeza não estar a eliminar todos os detritos e restos de comida, sou capaz de estar com fosfátos em excesso... devo estar-me a descuidar com qq coisa. Hoje vou ter de ir comprar carvão e resinas para filtrar quimicamente a água. Quase de certeza que é devido a um excesso de carga biológica e detritos, devo estar a começar a precisar de fazer uma limpeza ao aqua. Têm algumas sugestões para me dar acerca disto? Abraços
A l e x a n d r e Publicado: Março 30, 2004 Publicado: Março 30, 2004 É desagradável e politicamente incorrecto fazer tal questão Eu perguntei não afirmei. Uma pergunta é uma pergunta e deixei bem explicito que não te estava a chamar mentiroso, já o disse anteriormente. A minha foi uma pergunta, estas são afirmações: P.S - Seria caótico para quem vende aragonite que se viesse a provar que se pode usar areia da praia. Ou seja, quando nas lojas dizem: "ah cuidado com os silicatos, patati-patata, blá-blá-blá..." O que é que essas pessoas percebem de silicatos meus amigos? Pelo que me é dado a entender... percebem 0(zero). Entretanto, na terra da aquariofilia: Têm algumas sugestões para me dar acerca disto? Este assunto já foi discutido amplamente aqui no fórum mas posso dizer-te que o problema das cianobactérias se deve na maior parte das vezes a um conjunto de factores e não a apenas um. Normalmente aumentando a circulação ou, no caso de ser suficente, redireccionado o fluxo de algumas bombas para que não haja zonas mortas de acumulação de detritos, o uso de hc para manter o pH elevado, o cuidado com o excesso de comida e de população, a optimização do funcionamento do escumador ou a sua substituição por um mais potente, normalmente resolvem o problema. Se mesmo assim as cianobacterias não "desaparecerem" o passo seguinte na minha opinião seria o uso de Rowaphos. Daqui por diante só mesmo com medidas mais drásticas como manter o aquário às escuras durante alguns dias e no limite o uso de um antibiótico como o (não me lembreo do nome da aquamedic). m a n k l i t Aluga-se este espaço.
Marco Madeira Publicado: Março 31, 2004 Publicado: Março 31, 2004 Oi… Voces andam todos pocessos …. He he he. Nuno, isso da teoria e tudo muito giro, mas na pratica nao e bem assim… Podes apresentar muitos factos cientificos e muitas torias sobre silica, mas sabes muito bem que dentro de um aquario existem n variaveis que nao se conseguem quantificar… e isso tudo implica bastante. O facto e que prefito factos a teorias, e costumo fazer experiencias de maneira a comprovar ou provar aquilo que quero saber… de modo que em vez de fazeres ou elaborares essa tese, experimenta montar um aquario so com areia da praia e comprova o resultado. O facto de usar areia das praias e uma duvida internacional, muitos a defendem como uma ma opcao e outros como uma boa opcao. Como te disse preferiro experimentar sempre que possivel e assim aproveitei o subito interrese (e tambem muita influencia minha) do meu Pai e aproveitei para fazer a tal experiencia…. Montei um nano de 60 litros para o meu pai com 8cm de areia da praia de Faro…. Neste momento tem uns 6 meses de montado, comtem 1 palhaco e uma donzela algumas mudas de xenias e sarcophytons e alguma caulerpa…. Algas, nunca teve, a nao ser na faze inicial ate estabilizar. Mas tenho de ressalvar alguns pontos que o manklit mencionou. Existem algumas variaveis importantes, como iluminacao (apenas 2 flurescentes) carga organica vs sistema (2 peixes com trocas semanais de 20%, sem escumador) e alguma macroalga, o que ajuda um pouco na exportacao de nutrientes… Tudo isto para dizer, que nao e porque o aquario tem estado bem que passo a aconselhar o uso de areia para a montagem de um reef… isto porque o tempo de experiencia ainda e pouco. Por outro lado existem alguns factores de desvantagem como: - estetica - tamanho do grao - dissulucao de compostos de calcio inexistente… - que tipo de valores quimicos liberta a longo prazo na presenca de Co2 e outros… - que influencia tem no PH - e outras variaveis inquantificaveis O facto e que enquanto nao conseguir dar resposta a algumas duvidas que ainda tenho, nao aconcelho areia da prai a ninguem que nao queira corer alguns riscos…. Existem ainda outros factores importantes como o tamanho de grao e a origem da areia da praia, porque existem muitos tipos diferentes de areia originado diferentes reacoes dentro de um aquario…. Quanto ao tratamento que das a agua…. Esquece isso… ja uso a 6 anos, sempre usei e aconcelho isso a toda a gente que nao tenha preguica em o fazer. E so ter cuidado com o local onde se apanha… Desculpem a seca... Abraço...
Visitante Publicado: Abril 2, 2004 Publicado: Abril 2, 2004 Obrigado pela resposta Marco, penso que já será uma adjuvante ao que acredito e o que dizes apoio a 100%. Abraço Nuno
Recommended Posts