Recommended Posts

Publicado

Gostava de debater aqui uma questão que penso ser pertinente e diz respeito aos silicatos.

Um dia pensei em colocar areia da praia como substrato arenoso do fundo do aquário(maneira porreira de poupar dinheiro).

Pela lógica e factualmente a areia é composta por conchas moídas e minérios de silício contendo os famosos silicatos.

Devido à sua inércia hidrosolúvel pensei ser uma boa opção.

Problema:

Muitos entendidos(que até entendem de muitas coisas), na matéria invocam que isso seria um suicídio aquariófilo e os silicatos fariam diversas estirpes de algas que se alimentam à base de silicatos proliferar de modo a que os vidros do aquário ficassem "barrados" a algas.

Na palestra do Sr. Júlio da Associação Portuguesa de Aquariofilia que fez a brilhante apresentação sobre introdução a aquários de recife, defendeu tal como o que eu defendia(em teoria), o uso de percentagens substanciais de areia fina da praia como substrato arenoso de fundo.

Qualquer Engº quimico(como o caso do meu pai), e eu tb pesco alguma coisa de quimica e aprendi por osmose :mrgreen: com trocas de ideias com o meu pai, que a sílica é inerte e quimicamente inactiva e não reage com nada, ou com nenhuma substância que se encontre presente nos nossos aquários.

Ou seja, quando nas lojas dizem:

"ah cuidado com os silicatos, patati-patata, blá-blá-blá..."

O que é que essas pessoas percebem de silicatos meus amigos? Pelo que me é dado a entender... percebem 0(zero).

O inconveniente no uso dos silicatos, ou areia de praia(conforme lhe queiram chamar), é que vão influenciar o PH da água e não deixar que o

calcário esteja tão presente e soluto na água como a quando do uso da aragonite ou areão de coral moído.

Com a ausência de componentes de alcalinidade básica na água o PH baixa substâncialmente e tem de ser ter cuidados redobrados no controle dos níveis de dureza.

O substrato arenoso dos nossos aquários não está lá para enfeitar e a ter uma componente estética(mas tb o tem), e principalmente faz uma homogenização e controle dos níveis de alcalinidade mantendo a dureza da água e PH em valores > = a 8.0 e dentro dos possiveis <= a 8.2(julgo serem esses os valores optimais).

Quando as algas(que são umas oportunistas), encontram um ambiente mais neutro/acidificado encontram as condições ideais para proliferar.

É por isso que eu aquários pobres em cálcio(ou tb pode acontecer em alcalinidades excessivas, quando acrescentamos calk a mais) as algas têm um crescimento descontrolado.

Os reactores de cálcio bem escalonados e afinados para essas situações concretas de ausência de aragonite ou uma monitorização mais acentuada semanal com testes apropriados é tudo quanto basta para manter um aquário com 1/2; 1/3 de areia de praia no substrato de fundo.

Alguém quer comentar ou dar mais ideias acerca disto?

Abraços

Publicado:

Bem, eu não percebo nada disto, mas gosto sempre de mandar uns bitates :( . Aqui vai mais um:

Não percebo uma coisa:

Se

a sílica é inerte e quimicamente inactiva e não reage com nada, ou com nenhuma substância que se encontre presente nos nossos aquários.
como é que depois
vai influenciar o PH da água

É só devido ao facto de não haver fonte de calcio através do areão e então o ph descer?

De qualquer das formas penso que a silica pode não reagir com nada (isso não sei), mas reage com as algas :D . Se houver silicatos no aquário as algas vão aparecer, certo?

Não fiquei a perceber como é que as algas deixariam de consumir os silicatos se eles lá continuam... :mrgreen:

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Publicado:

Precisamente!

Quanto mais baixo a alcalinidade de uma água mais baixo é o seu PH.

E no aquário nunca te vão aparecer silicatos porque os silicatos não são hidrosolúveis. Aparecem-te sim silicatos mas porque estão contidos na areia mas de lá tb não saem para lado nenhum :mrgreen:

As algas não consomem silicatos... há é uma proponência para haver mais algas devido a PH mais baixo e valores mais baixos de alcalinidade.

Publicado:

Mais uma vez digo que não percebo nada disto mas...

Quanto mais baixo a alcalinidade de uma água mais baixo é o seu PH.
Tens a certeza? Eu diria que quanto menos alcalinidade maior é a probabilidade do PH descer, agora acho que podes ter um ph muito elevado e uma alcalinidade baixa, ou não?! :mrgreen:

E no aquário nunca te vão aparecer silicatos porque os silicatos não são hidrosolúveis. Aparecem-te sim silicatos mas porque estão contidos na areia mas de lá tb não saem para lado nenhum  

Não percebi!

As algas não consomem silicatos...
Sempre ouvi e li que sim. Isto é revolucionário, digo eu...

Publicado:

Por mais quantidade infima de sílica que se dissolva na água ela é eliminada nas trocas de água

Publicado:

Ái aí estamos totalmente de acordo. Silica e outros metais pesados e substâncias nocivas.

Publicado:

e imaginem se a silica fosse assim hidrosulúvel como não seriam os aquários das pessoas que usam água do mar natural onde há toda uma massa de água em contacto com areias pejadas de silicatos...

Quer dizer... era caótico usar água do mar directamente num aquário e vejam o meu aquário ou o do marco madeira... impecáveis!

Publicado:
Ou seja, quando nas lojas dizem:  

"ah cuidado com os silicatos, patati-patata, blá-blá-blá..."  

O que é que essas pessoas percebem de silicatos meus amigos? Pelo que me é dado a entender... percebem 0(zero).  

Não devemos generalizar ,neste caso sobre as pessoas das lojas,e fazer juizos de valor sobre estas ,de quem não conhecemos as capacidades intlectuais e conhecimentos porque não é elegante ,porque podemos ser surpreendidos por essas pessoas terem QI's superiores aos nossos ou terem mais conhecimentos do que nós e mais triste ainda,sermos acusados de nos colocarmos em bicos de pés tentando evidenciarmo-nos ,não por mérito proprio mas tentando rebaixar os outros.

Com a ausência de componentes de alcalinidade básica na água o PH baixa substâncialmente
Alcalinidade básica .O que é isto ?É uma figura de estilo ( pleonasmo )?

O inconveniente no uso dos silicatos, ou areia de praia(conforme lhe queiram chamar), é que vão influenciar o PH da água
Então se não reagem ,como é que influenciam o ph da água?

O substrato arenoso dos nossos aquários não está lá para enfeitar e a ter uma componente estética(mas tb o tem), e principalmente faz uma homogenização e controle dos níveis de alcalinidade mantendo a dureza da água e PH em valores > = a 8.0 e dentro dos possiveis <= a 8.2(julgo serem esses os valores optimais).  
Ajuda, mas só nos sistemas de Jaubert é que podemos considerar o seu contributo para a manutençaõ da alcalinidade e dos níveis de cálcio significativos(porque na zona anoxica ,com potencial redox negativo existem condições para que isto aconteça) . Por que a aragonite ou carbonato de calcio tende a disolvolver-se apenas em meios ácidos, sendo por isso que se injecta CO2 nos reactores de cácio para dissolver a aragonite.

Quando as algas(que são umas oportunistas), encontram um ambiente mais neutro/acidificado encontram as condições ideais para proliferar.  

É por isso que eu aquários pobres em cálcio(ou tb pode acontecer em alcalinidades excessivas, quando acrescentamos calk a mais) as algas têm um crescimento descontrolado.  

As algas para crescerem querem 2 coisas :nutrientes e luz

Nitratos e fosfatos+ferro+CO2 + luz= filamentosas e claro macroalgas

Silicatos + luz =diatomaceas ( é verdade ,são algas, não são perigosas mas são inestéticas ,e ninguém gosta de ver o seu substrato e as suas rochas castanhas)

Os reactores de cálcio bem escalonados e afinados para essas situações concretas de ausência de aragonite
O que os reactores de cálcio têm dentro é ....aragonite.

Claro que se não te importares com umas "alguitas" castanhas no fundo nas rochas e no vidro ,não há qualquer problema em usar areia das nossas praias.

E no aquário nunca te vão aparecer silicatos porque os silicatos não são hidrosolúveis. Aparecem-te sim silicatos mas porque estão contidos na areia mas de lá tb não saem para lado nenhum  
então como é que os testes medem silicatos na água e porque é que o SMAS junta silicatos à água da companhia pra proteger a canalização contra a ferrugem?
As algas não consomem silicatos... há é uma proponência para haver mais algas devido a PH mais baixo e valores mais baixos de alcalinidade.
Lá foram por água abaixo dezenas de anos sobre a investigação das diatomáceas e o metabolismo da sílica feita por estas. Coitado do Domingos Leitão e do seu trabalho excelente do qual nos brindou com um excerto na secção das algas
e imaginem se a silica fosse assim hidrosulúvel como não seriam os aquários das pessoas que usam água do mar natural onde há toda uma massa de água em contacto com areias pejadas de silicatos...  

Quer dizer... era caótico usar água do mar directamente num aquário e vejam o meu aquário

se calhar a esplicação está na propria pergunta que pretendia ser retorica - " toda uma massa de água"- é tudo uma questão de concentração /diluição

O moral da historia é que se pode usar areia da nossa costa se gostarmos de castanho no subtrato ,nas rochas ou no vidro ou se formos uns apaixonados pelas diatomaceas.

Cump.

Rui

Publicado:
Esta frase pareceu-me bastante confusa! :roll:

Que eu saiba, o nível de concentração de cálcio nada tem a ver com o crescimento de algas. Quanto à alcalinidade a situação é outra: baixa alcalinidade implica variações de pH e descidas durante a noite devido à acumulação de CO2 e as algas adoram estas condições.

Kalk a mais de forma repentina faz disparar o pH e precipitar cálcio e alcalinidade, apenas isto!

Quanto aos silicatos, as diatomáceas adoram-nos. Por isso é que os filtros de desionisação (que filtram silicatos) são ideais para controlar populações de diatomáceas.

O moral da historia é que se pode usar areia da nossa costa se gostarmos de castanho no subtrato ,nas rochas ou no vidro ou se formos uns apaixonados pelas diatomaceas.

LOL :D :wink:

Este é o pensamento do dia!!! Não, do mês!!! :)

Eu já há algum tempo que estava a pensar montar um aquário de diatomáceas! :lol::lol::lol:

Desculpem-me, não consegui evitar :lol:

Um abraço a ambos

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Publicado:
Que eu saiba, o nível de concentração de cálcio nada tem a ver com o crescimento de algas.

Tse, tse, tse.... Reefman, Reefman... então e a proponência do cálcio para as algas.... coralinas!!!!

Andaste a baldar às aulas de química!

Amplexos,

m a n k l i t

Aluga-se este espaço.

Publicado:
Tse, tse, tse.... Reefman, Reefman... então e a proponência do cálcio para as algas.... coralinas!!!!

lol

:)

Sim, mas isso são outras algas! :oops:

Apanhaste-me!!! :?

Se bem que cálcio elevado não é fundamental para a coralina!

Abraço

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Publicado:

Escreverei oportunamente com a ajuda de alguns Engº Quimicos um artigo sobre silicio para explicar a influência do mesmo nos nossos aquários pois estou a ver que não me soube explicar correctamente.

Mas deixo-vos com o seguinte pensamento:

"expliquem-me como uma pessoa que usa areia da praia como substrato arenoso de fundo e água do mar natural colhida na praia não tem problemas com silicatos?"

Vão dissertando acerca do assunto que eu vou escrevendo o artigo :D

Abraços a todos

P.S - Seria caótico para quem vende aragonite que se viesse a provar que se pode usar areia da praia.

Publicado:

lol, é mto bem pensado, estou de acordo ctg, "cada um vende o seu peixe" e os gajos das lojas vendem o q teem para vender :wink:

entao sendo assim aconcelhas usar areia de praia + agua do mar??

e se for areia coralina + agua do mar??

e pk nao areia de praia + agua sintetica??

não eh q eu alguma x tenha tido problemas com os tais silicatos, ate pk uso agua do cruzeiro, para repor agua de evaporaçao, e reparei, na altura, q era das aguas naturais com mais silica.... mmm estranho nao eh, e nunca tive um BOOM de algas ....

Agora vou juntar ao meu sistema uma sump e vou adicionar 60 litros de agua do mar, depois digo como correu :wink:

Publicado:

Não aconselho um substrato de fundo totalmente à base de areia de praia, pois poderá ser inestético e poderás ter alguns problemas, aconselho um começo com 1/3 de areia peneirada da praia e 2/3 de aragonite ou coral moido.

Quanto à água eu não te posso aconselhar água natural salgada pois é um risco estás a ver...(?).

Eu tomo cuidados adicionais em repousar as água colhidas, recolher as águas de boas praias(Ericeira, Praia da Adraga, etc...) e esterilizo as água com UV`s( deves adicionar Cycle após a esterilização porque a água fica estéril ), sempre se poupa dinheiro se virmos que um balde de sal custa em média 70€ para 600L e eu recolho 1000L/mês estamos a falar de 116.6€ de poupança.

É sempre um risco que estou disposto a correr pois acredito que o uso da água natural é mais benéfico para o ecosistema do aquário, e depois poupo imenso dinheiro quer na não-compra de sal e na não-compra de aditivos.

Apenas uso muito pouca calk e muito pouco iodo pois as praias onde faço as recolhas, são rochosas e a água já é ligeiramente iodada.

É um risco!

Cuidado ao adicionar a água Yen, muito lentamente pois a salinidade e toda a química da água é diferente, 2 litros a 2 litros e de hora a hora(conselho pessoal), faz isso num fim de semana onde tens mais tempo.

Abraço

Publicado:

Então mas ó Nuno, se fazes esses tratamentos todos à água natural, qual a vantagem de a usares? Só mesmo em termos de t€mpo, certo?

É que a grande mais valia da água natural é precisamente vir cheia de "bichesas" e organismos benéficos para o aquário. Esterilizando a água isso tudo morre. E morrendo, se não são retirados da água ficam lá a apodrecer a água... Digo eu... :D

Eu uso SÓ água natural, mas se mqualquer tratamento e quando a vou buscar, faço logo uma troca grande com águinha acabadinha de tirar do mar. Os Corais abrem como nunca, logo a seguir... :D

Publicado:

Até ao dia que apanhas uma bactéria na água e morre-te tudo no aqua.

Pode acontecer e já tem acontecido.

Ou então mais grave e disso ninguém está livre é de um barco lavar os porões que podem ter produtos químicos, pesticidas, combustíveis(que já aconteceu) e nem esterlizando a água te safas, nesse caso já não estamos a falar de microbiologia mas sim de toxicologia química, a água é transparente e aparentemente normal e depois... Bye bye peixes

Tal como disse, é um risco.

Vou esperar estar melhor de finanças para começar de novo a usar sal da RedSea.

Abraços

Publicado:

Pelo sabor, cheiro e cor, dispista-se grande parte desses problemas.

De qualquer das formas enquanto não existir sal com os organismos que têm a água natural, vou continuar a usar apenas água natural :D

E conheço quem tenha belos aquários apenas usando água natural.

É preciso é ter algum cuidado no sitio onde se apanha a água :D

Publicado:

Gostava de saber como é que detectavas o sabor e cheiro de um pesticida organoclorado na água, não há nariz nem paladar que lá chegue.

E por um mínimo que haja disso... asta la vista fishi-fishi.

Mas eu sou como tu, uso água e tento minimizar os riscos.

É como um acidente de viação, quem anda de carro está sujeito mesmo que ande só a 20Km/h. :D

Abraços

Publicado:

De certo que haverá compostos que não se conseguirão detectar, mas eu referia-me em modos gerais a gasóleos, detergentes e afins...

De qualquer modo se calhar esses compostos também são como a silica e não reagem com a água, não sei.... :D

O cheirar/reparar/provar é método de despiste desses compostos, mas claro, não deve ser infalível.

Publicado:

Diria mesmo que a probabilidade de se usar água natural imprópria (tendo cuidado onde se apanha) é como ter o tal acidente que referes, com o carro estacionado á porta de casa e contigo em casa a ler o jornal. :D

Publicado:
"expliquem-me como uma pessoa que usa areia da praia como substrato arenoso de fundo e água do mar natural colhida na praia não tem problemas com silicatos?"

O que é que há para explicar? Quantas vezes muda a água, que iluminação tem? há quanto tempo o faz? com que frequência limpa o aquário? e já agora porque é que havemos de acreditar que isso é verdade? Não estou a dizer NunoMar que não estejas a dizer a verdade, mas podes ter sido induzido em erro...

O que eu acho muito estranho, é tu próprio dizeres isto:

Não aconselho um substrato de fundo totalmente à base de areia de praia, pois poderá ser inestético e poderás ter alguns problema

Então mas afinal há problemas? Podias esclarecer isto melhor?

Quanto ao resto, isto já foi abordado pelo Rui Ferreira de Almeida mas caso tenham ficado dúvidas posso dizer o mesmo por outras palavras. A relação entre a quantidade de areia e o volume de água num aquário não tem nada a ver com a relação entre as mesmas quantidades na natureza não é verdade?!

Qual o volume ocupado por 5cm de areão num aquário de 200L? E isso dá quanto em termos de percentagem do volume total do aquário? E na natureza, a relação é a mesma?! Claro que não! Além disso o pH no mar é muuuuito mais estável que num aquário e como tal a dissolução da silica na água do mar é muito lenta o que aliado ao consumo da mesma por um sem numero de organismos, não apenas diatomácias, resulta numa concentração baixa desse composto (ou elemento?) na natureza. O mesmo se passa para nitratos, fosfatos, etc. a não ser que algum factor exterior ou "anormal" provoque um desiquilíbrio que altere esta situação.

E num aquário o que é que acontece? O pH é sempre alto? Pode ser, mas nas camadas inferiores do areão não o é de certeza. No caso da areia da praia nem tem que ser uma camada profunda uma vez que o grão é muito fino. O pH mais baixo acelera a dissolução da silica no aquário aumentando a sua concentração.

Eu pessoalmente não usaria areia da praia pelas razões que já foram colocadas ao longo deste tópico e por não querer passar pelas mesmas (más) experiências de quem já usou.

m a n k l i t

Aluga-se este espaço.

Publicado:

ya manklit, estou é a mentir sabes, a mandar uma grande tanga para ver se o pessoal fica cheio de diatomáceas e algas castanhas pelo aqua todo...

É um prazer mórbido que eu tenho.

A água salgada natural uso-a há 1 ano.

E já é a 2º vez que colocas a minha palavra em questão em relação à veracidade, se venho aqui é para colocar um pouco da minha experiência aqui e trocar ideias e debater, acho que um membro vir para aqui mandar tangas e depois vir-se a descobrir que era treta e os dados apresentados deram em catástrofes nos nossos aquários seria de um mau gosto atroz.

Não façam da excepção a regra, eu dou-me bem e outra pessoa que poderá não ter as mesmas condições que eu... dar-se mal.

Certo manklit?

Publicado:

Olá Nuno,

Não me parece que o Manklit esteja a por em causa as tuas palavras!!! :D :D Ao colocar questões, não está a meu ver, a por em causa o que dizes!!! Temos que ser mais tolerantes... :wink::lol:

Eu também fiquei com algumas dúvidas:

Será que podes considerar que colocas "água natural"? Pelo que percebi estrelizas a água com UV e depois adicionas Cycle - isso não me parece muito natural! Tal como o Hugo disse o benefício de adicionar a água natural, além de adicionares Iodo e outros elementos (de uma forma natural), estás a adicionar também "vida" ao aquário.

Em relação ao substrato, também percebi pelas tuas palavras que colocas apenas 1/3 de areia e 2/3 de Aragonite - mencionas nesse mesmo post, que se assim não for, podemos ter problemas - fico com a dúvida, se esses problemas serão os que o Rui e o Manklit mencionam?

Não façam da excepção a regra, eu dou-me bem e outra pessoa que poderá não ter as mesmas condições que eu... dar-se mal.

Esta é uma realidade que não nos podemos esquecer - o que funciona no meu aquário, pode não funcionar no teu - existem demasiados factores a ter em conta e nem sempre todos são contabilizados!

Abraço,

Diogo

Publicado:
ya manklit, estou é a mentir sabes, a mandar uma grande tanga para ver se o pessoal fica cheio de diatomáceas e algas castanhas pelo aqua todo...  

É um prazer mórbido que eu tenho.

Eu escrevi na minha mensagem:

Não falei do uso de água salgada natural. Não sou contra.

E já é a 2º vez que colocas a minha palavra em questão em relação à veracidade

Sendo assim já pus em questão a palavra de muitos membros aqui no fórum.

Tu próprio já disseste aqui no fórum que foste enganado, por sinal por um nome grande da aquariofilia marinha mundial. Se a própria TMC te induz em erro porque não outra pessoa não é verdade?

Depois quando puderes ou quiseres gostava que esclarecesses a tua posição em relação ao uso ou não uso da areia da praia pois eu pessoalmente achei algumas das tuas afirmações sobre o assunto um pouco contraditórias.

m a n k l i t

Aluga-se este espaço.