aqua_boy Publicado Fevereiro 27, 2007 Publicado Fevereiro 27, 2007 (editado) Boa noite. Há umas semanas que comecei a ver buracos na echinodorus não sei a sub-especie(folhas largas e grandes) por isso troquei de fertilizante (antigo=flowrish novo=tropica aquacare) mesmo assim não notei melhoras não liguei e deixei andar... hoje puz-me a olhar para o aqua e reparei no grave caso que tinha!!! a echinodorus toda esburacada os fetos de java muito escuros e (mirrados) as anúbias anãs a ficarem com buracos.... nunca tive uma praga de algas (só pequenos pontos verdes nos vidros(normal acho eu))e os peixes respiram saude por isso tou a excluir a hipotese de excesso de algum nutiente só possuo o teste de pH setup: aqua 180 litos termostato 300W iluminação 2x20W ligado das 9 ás 21 filtro externo de caudal 1100 litros hora (sem carvão activado) PH 6.5-6.8 CO2 caseiro Decoração 2 troncos naturais(comprados) 1 tronco artificial substracto areão de 2mm flora echinodorus feto de java anubias anãs plantas flutuantes fauna 1 pleco 2 discos 2 escalares 2 ramirezis 5 neons 3 bótias palhaço Manutensão tpa"s semanais de 30% adição do fertilizante após a tpa limpeza do filtro quando perde força Obrigado pela atenção Cumprimentos aqua_boy Editado Fevereiro 27, 2007 por aqua_boy
paulosaints Publicado: Fevereiro 27, 2007 Publicado: Fevereiro 27, 2007 Olá! Em poucas palavras o mal do teu aqua poderá ser uma de 2 coisas: ou carência de nutrientes (o ferro dá direito a buraco nas folhas, acabando as folhas por ficarem transparentes e mesmo por desaparecer) ou então os 3 bótias palhaço que tens. Comigo acontecia o mesmo e comecei a adcionar diariamente 2 a 3 ml de Ferro da Hortizonte Aquatico e as folhas começaram a ficar bonitas, mas ao mesmo tempo tinha buracos nas folhas demasiado delineados para serem carência. Foi então que reparei na acção dos bótias! Para evitar esse atentado ás folhas, que ainda acontece mas em menor escala, meto uma corgette no aqua e meto 1 a 2 comprimidos de fundo. Assim encho-lhes o bandulho e eles já não se viram para as folhas! Paulo
aqua_boy Publicado: Fevereiro 27, 2007 Autor Publicado: Fevereiro 27, 2007 Olá! Em poucas palavras o mal do teu aqua poderá ser uma de 2 coisas: ou carência de nutrientes (o ferro dá direito a buraco nas folhas, acabando as folhas por ficarem transparentes e mesmo por desaparecer) ou então os 3 bótias palhaço que tens. Comigo acontecia o mesmo e comecei a adcionar diariamente 2 a 3 ml de Ferro da Hortizonte Aquatico e as folhas começaram a ficar bonitas, mas ao mesmo tempo tinha buracos nas folhas demasiado delineados para serem carência. Foi então que reparei na acção dos bótias! Para evitar esse atentado ás folhas, que ainda acontece mas em menor escala, meto uma corgette no aqua e meto 1 a 2 comprimidos de fundo. Assim encho-lhes o bandulho e eles já não se viram para as folhas! Paulo Boas paulo Duvido que os bótias o façam...Dou-lhes 3 pastilhas por noite!!! para alem disso os buracos não são de bicadas!!! são ENORMES (com as extermidades amarelas e castanhas) quanto ao ferro. as algas verdes nos vidros não indicam presença do cujo dito??? penso que seja do areão.... cumprimentos aqua_boy
Murkas Publicado: Fevereiro 27, 2007 Publicado: Fevereiro 27, 2007 (editado) Boas, podes conferir no topico o que te vou dizer, mas penso que tenhas que arranjar adubo NPK, pois os buracos que falas parece-me ser falta de K e as folhas ficarem escuras falta de PO4... Alguma dúvida apita!! Abraço PS: topico--> http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=36035 PS2:Arranja testes de NO3 e de PO4... Editado Fevereiro 27, 2007 por Murkas A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!
paulosaints Publicado: Fevereiro 27, 2007 Publicado: Fevereiro 27, 2007 ...com as extermidades amarelas e castanhas)quanto ao ferro. as algas verdes nos vidros não indicam presença do cujo dito??? Boas!! Assim ja parece uma carencia! Atencao ao potassio e restantes nutrientes! As algas verdes nos vidros podem ser fruto de varios excessos, o mais natural podera ser nitratos! Abraco Paulo ps desculpem os erros de acentuacao mas o teclado onde escrevo nao esta configurado
aqua_boy Publicado: Fevereiro 27, 2007 Autor Publicado: Fevereiro 27, 2007 Boas, podes conferir no topico o que te vou dizer, mas penso que tenhas que arranjar adubo NPK, pois os buracos que falas parece-me ser falta de K e as folhas ficarem escuras falta de PO4... Alguma dúvida apita!! Abraço PS: topico--> http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=36035 PS2:Arranja testes de NO3 e de PO4... Parece ser mesmo falta de fosforo e potassio. como é que é esse adubo NPK?? liquido, bolinhas pa enterrar....?? se não houver dessa marca o que comprar??? desculpem a azelhice. mas não resolvia o problema com um subestracto fertil??? já agora a constituição do tropica éñ percebo nada do que estou a escrever...) W/W%(Gew./Gew.%,P/P%): K 0.80%, Mg 0,39%, S 0.91%, B 0.004%, Cu 0.006%, Fe 0.07, Mn 0.04%, Mo 0.002%, Zn 0.002%. cumprimentos aqua_boy
Murkas Publicado: Fevereiro 27, 2007 Publicado: Fevereiro 27, 2007 (editado) Boas, quanto aos adubos NPK eu aconselhava que fosses tu a faze-los (aconselho a fazeres os tres fertilizantes em separado, ou seja um só para N, outro para P e outro para K)... ficam os links. -http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=24244 -http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=17053 -http://aquariofilia.do.sapo.pt/calculadora/index.htm -http://www.csd.net/~cgadd/aqua/=0.3......Potassium Caso estejas interessado em comprar logo feito aconselho a Horizonte Aquático, patrocinador deste fórum. Abraço PS:O fertilizante da trópica que usas é um bom fertilizante de micros mas quanto a macros (NPK) estes são inexistentes ( a percentagem de K é desprezável pois é em muito pouca quantidade). Editado Fevereiro 27, 2007 por Murkas A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!
Ricardo Diogo Publicado: Fevereiro 27, 2007 Publicado: Fevereiro 27, 2007 Tenta arranjar na horizonte aquatico ou aqui no forum... Editado pela Moderação. Vendas é no OFERTA. LF Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.
aqua_boy Publicado: Fevereiro 28, 2007 Autor Publicado: Fevereiro 28, 2007 (editado) Obrigado pelas respostas. mais umas coisas. pelo que percebi essa loja é online(ñ gosto de compras na net). não sabem de nenhuma loja onde a mistura seja vendida(zona de Cascais) depois continuo utilizar o tropica? este aquario tem futuro com este areão? cumprimentos aqua_boy Editado Fevereiro 28, 2007 por aqua_boy
Murkas Publicado: Março 1, 2007 Publicado: Março 1, 2007 Obrigado pelas respostas. mais umas coisas. pelo que percebi essa loja é online(ñ gosto de compras na net). não sabem de nenhuma loja onde a mistura seja vendida(zona de Cascais) depois continuo utilizar o tropica? este aquario tem futuro com este areão? cumprimentos aqua_boy Boas, Tens na abóboda a naturline (a caminho do cabeço de mouro), também é um patrocinador aqui do forum... Abraço A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!
aqua_boy Publicado: Março 1, 2007 Autor Publicado: Março 1, 2007 Boas, Tens na abóboda a naturline (a caminho do cabeço de mouro), também é um patrocinador aqui do forum... Abraço Obrigado pela sujestão Por acaso já fiz lá compras(ñ me lembrei dela)
Mega Publicado: Março 3, 2007 Publicado: Março 3, 2007 Boas, ao ler reparei que sofro do mesmo mal!!! No meu aqua também uso fertilizante para o substrato sólido e o líquido N P da trópica, sistema de co2 automático e cerca de 0,2W/L de iluminação. A fauna é parecida à tua, discos, pleco, botias palhaço (12cm) e cardinais. No entanto as plantas como as anúbias estão a ficar com buracos e amareladas, os fetos ficaram com as folhas pretas e mirradas, as vallisnerias começaram a apodrecer nas pontas. Só faço testes ao (ph, nitratos, amónia kh, gh) e os valores são os seguintes: ( 7,3; 0 ; 0; 10 escala alemã; 5 escala alemã). No entanto descobri que o meu areão é calcário e por isso o ph está sempre a subir não fosse o co2, bem como o kh.( estou agora a tratar de mudá-lo) Gostaria de saber que kits devo comprar para medir os parâmetros de nutrientes para as plantas, quais os valores correctos e quais as causas possíveis para esta anomalia? Nunca pensei que manter plantas saudáveis fosse tão difícil!!! Cumps. Filipe Valente
danrib82 Publicado: Março 3, 2007 Publicado: Março 3, 2007 (editado) Boas, Iluminaçao 2x20W, parece-me pouco para um aquario de 180 Litros. Cumps Editado Março 3, 2007 por danrib82 FeedBack
Recommended Posts