Pedro DGD Publicado Março 25, 2004 Publicado Março 25, 2004 alguem me pode ilucidar pq é, dp do ninho feito, dela ter namorado e largado os ovos, o sacana do macho comeu os ovos e destruiu o ninho e quase a fêmea... ALGUÊM SABE??????? fixe é fixe
jorgehcosta Publicado: Março 26, 2004 Publicado: Março 26, 2004 Viva! Tens que dar mais umas dicas sobre esse setup do aquário de criação e respectivos procedimentos para o acasalamento 1- qual a capacidade do aquário 2 - qual a altura da água 3 - temperatura 4 - ph 5 - plantas flutuantes, ou outro suporte de ajuda para o ninho? 6 - esconderijo para a femea? 7 - quanto tempo a pós a desova aconteceu esse incidente? 8 - tipo de alimentação Um Abraço Jorge Costa
Visitante Publicado: Março 26, 2004 Publicado: Março 26, 2004 Olá Pedro, quando em reprodução os machos betta logo depois de a femea largar os ovos tens de a retirar do aquário de junto do macho e deixar o macho a tomar conta dos ovos, ou então colocar um esconderijo para que a femea se esconda, porque o macho trona-se tão agressivo que ataca qualquer peixe que se encontre no aquário, dentro das suas capacidades claro, podendo mesmo e se for capaz mata-lo, mesmo trantando-se da sua própria parceira, esse esconderijo pode ser uma peça em pvc uma curva ou um T ou então um bocado de tijolo ou de uma telha.
Visitante Publicado: Março 26, 2004 Publicado: Março 26, 2004 Quanto aos ovos, o mais certo é terem sido atacados por fungos,coloque a metade da dose de um bom fungicida e veja se acontece o mesmo para próxima vez.
Pedro DGD Publicado: Março 29, 2004 Autor Publicado: Março 29, 2004 akua de 5 L 12 cm de altura de água 27º muito musgo de java ( quase o akua todo) luz comeu os ovos mal saìam da fêmea alimentação: flocos; artémia; mosquito vermelho; tubifex já li q alguns machos não conseguem ( ou não sabem) FECUNDAR NAS 1ªS VEZES ( tipo LARILAS ) por isso não sei.... voltaram para o comunitário para a gaja se recompor e dpois volto á carga ( eu não, ele ) ( eu não dou cabo das fêmeas.... ) Obrigado pelas respostas fixe é fixe
jorgehcosta Publicado: Março 29, 2004 Publicado: Março 29, 2004 Viva! Olá Pedro Penso que o problema pode estar no aquário por ser muito pequeno, pois existe muito pouco espaço disponivel, e o macho por natureza precisa de dominar uma vasta área do aquário Será que colocas-te um esconderijo para a fêmea? Onde ela se possa abrigar das investidas do macho? Todos estes aspectos são importantes... Por vezes quando os meus estão a acasalar, também acontece esse facto de que o macho vai a correr abocanhar os ovos que caem, no entanto não os come!! Limia-se a apanhá-los para os colocar no ninho!!! E tens que verificar bem se não existirão ovos no ninho, pois como são transparentes eles misturam-se muito bem no meio da espuma Quando tentares de novo, experimenta sacar a fêmea logo a seguir à desova, e deixa só o macho por 2 dias no aquário, quem sabe se tens lá a desova e não te dás conta disso No meu caso tenho um casal em que fazem posturas todas as semanas se eu quiser... É que o macho é tão entusiasta, que nunca deixa a fêmea desovar na totalidade, começando logo a espancá-la pouco depois de começar o ritual da desova... Resultado: Assim que o retiro do aquário dos alevins, basta que o junte de novo com a fêmea noutro aquário, e pronto aí estão eles prontos para mais uma Consequência desta atitude: muitas ninhadas de poucos peixes Um Abraço Jorge Costa
Visitante Publicado: Março 30, 2004 Publicado: Março 30, 2004 tenho um beta (macho) e quatro femeas num aqua comunitario... como sei qd devo meter noutro aqua para ele construir ninho... como sei a altura certa?
Trocatintas Publicado: Março 30, 2004 Publicado: Março 30, 2004 oi, Começas a ver q aparece uma espuma branca à tona de água. Isso é sinal que o macho anda a fazer já o ninho de bolhas no aquario xomunitário. Significa então q o macho está "maduro", e tens q escolher uma femea para o acompanhar q te pareça "cheia". Como alguém disse, não q esqueças de retirar a femea do aquario a seguir a desovar. o macho apanha os ovos com a boca e cospe-os para o ninho. os ovos deixam de estar visiveis, so ganhamdo alguma coloração mais escura no fim da incubação. melhores cumprimentos, "A vida é como uma pedra de amolar... ou nos desgasta, ou nos afia... conforme o material de que somos feitos..."
Pedro DGD Publicado: Março 30, 2004 Autor Publicado: Março 30, 2004 Jorgehcosta disse: "E tens que verificar bem se não existirão ovos no ninho, pois como são transparentes eles misturam-se muito bem no meio da espuma " mas os OVOS que ela "pôs" são brancos opacos.... estranho! Obrigado pelas respostas Pedro Ventura fixe é fixe
Regal Publicado: Março 30, 2004 Publicado: Março 30, 2004 iLLmatic, atenção que o macho pode cortejar uma fêmea no aqua e ela desovar, depois ele ataca tudo o que mexe. Em relação ao Pedro, não sei o que te diga, normalmente o macho apanha os ovos com a boca mas coloca-os no ninho. Também sou da opinião que deves colocar o casal num aqua com maior superfície. 15-20 litros com 10 cm de altura. Não coloques substrato, mas sim uma cartolina preta por baixo do aqua. Boa sorte!
ZANITO Publicado: Março 30, 2004 Publicado: Março 30, 2004 qq dia meto-me na criacao betas, deve ser giro eheheh
ZaRaBaTaNa Publicado: Março 30, 2004 Publicado: Março 30, 2004 Oi ppl.... eu por acaso estou a pensar seriamente em iniciar-me na reproduçao de betas.... a minha ideia para o akua (k ja o tenho: é de 20L )........é apenas um filtro de fundo......o areao e plantas de superficie.....e agua a 24/25 graus....... alguem tem algum concelho ou opiniao... Plantas que devo por...e o PH da agua ................. agradecia fikem bem [[]] cumprimentos do Zarabatana Abraço.
jorgehcosta Publicado: Março 30, 2004 Publicado: Março 30, 2004 Viva! Pedro: mas os OVOS que ela "pôs" são brancos opacos.... estranho! Sim é verdade, mas só quando caem do ninho é que se nota, porque quando estão no meio da espuma, praticamente são invisiveis ZaRaBaTaNa: Se fizeres uma pesquisa aqui no fórum, tens de certeza a resposta a todas essas questões!!! Experimenta a função pesquisar no topo da página Um Abraço Jorge Costa
Recommended Posts