Novo Aquario! 10l :d


gonzalu

Recommended Posts

Oi! Este vai ser o meu primeiro post :2gunfire:

Já desde pequeno que tenho aquário de agua doce quente em casa com cerca de 50 litros. Um hobbie que o meu pai começou lá em casa e que eu adorei.

Agora que já estou crescido e ando na Universidade e tal, decidi montar um pequeno aquario em casa! :drinking: (já agora, estou a estudar Medicina na Universidade de Coimbra! Se alguem aqui do forum também for de coimbra, se quiser, adicione-me aos amigos. Sempre é bom para troca de peixes ou plantas ou opinioes!)

 

Bem, O aquario que vou montar tem 10 litros e é literalmente um copo de água! :D

 

2202071149nt8.jpg

 

O areão e o substrato já foram comprados assim como um oxigenador e um termómetro. Não comprei filtro mas fiz um com materiais que tinha em casa e com uma esponja de um rolo de pintar (nunca usado)

 

O filtro foi feito metendo a esponja furada dentro da anfora. O oxigenador entra por baixo e dentro da esponja está um tubo furado. Funciona pelo metodo da sucção feita pelo ar que ascende. Espero que seja suficiente para os 10 litros do aquario.....

 

materiaisnm5.jpg

 

tudo isto foi montado na sexta e deixei o aquario cheio de água.

 

Para já o aquário está despovoado mas hoje ainda lhe vou meter umas plantitas e um cory.

 

montadosecoyw7.jpg

 

 

 

Neste aquário vou experimentar umas plantas naturais aquáticas que apanhei ontem nos campos de arroz do mondego. Quero fazer esta experiência para ver se as plantas se aguentam porque até são bonitas....

há uma que até abre e fecha consoante a luz que apanha! :D

 

plantasuq1.jpg

 

nao sei se já há alguma thread sobre esse assunto aqui no fórum mas eu não encontrei...

 

 

 

entretanto estou a fazer a iluminação para o aquario com um candeeiro DYI. vai levar uma lampada de 40W.

 

 

Digam de vossa justiça!

Quero comentários bons, maus e assim-assim. e tambem sugestões sobre o que fazer a seguir.

 

Deculpem isto ser tãããããoooo longo mas entusiasmei-me! cabecadura

 

depois logo ponho mais fotos.

 

cumprimentos a todos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ate ver...n te posso dixer mto...so te aconcelho a k n metas mtas plantas, n tens assim tanto espaço...em relaçao a luz, axo k eh mais k sufuciente....gostei mto do filtro caseiro, dpois diz-me se funciona bem, k sou gajo para faxer um desse genero.....posso dar mais opinioes kuando postares fotos do aqua plantado e se possivel com peixes

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá!

 

acho muito engraçados estes mini-projectos e o teu parece-me muito bem pensado; no entanto estou em completo desacordo com a introduçao de um cory nesse nano! é certo que de vez em quando os corydoras andam a meio da coluna de água limpando as folhas das plantas, mas como peixes de fundo que são, qualquer exemplar dessa espécia irá ter uma área limitadíssima de movimentação... para já nao falar no facto de ser um peixe de cardume e consequentemente, muito mais feliz se tiver outros do mesmo género como companhia...

de qualquer das formas, como falas na introduçao de animais, espero que tenhas utilizado água ja ciclada do teu outro aquario.

vejo tambem que ja tens instalado o suporte para o termostato, mas acho que nao o devias ligar ja, pois as plantas que apanhaste estao habituadas às baixas temperaturas exteriores de inverno; deixa primeiro elas habituarem-se à temperatura ambiente dentro de casa, pois parecem ser muito bonitas e era uma pena nao aguentarem...

 

boa sorte e mostra depois como ficou help

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, eu nao punha corys nem qualquer peixe, esse aquario vai dar ao mesmo que ter daqueles globos de vidro, o que não é aconselhavel para os peixes. E as corys gostam de aquarios grandes porque andam por tudo quanto é sitio, e porque também sao peixes de cardume, como disse e bem o membro josé mendonça. Mas se fores so meter plantas, boa sorte com o teu projecto help

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OLá! Pois... Tenho tido as plantas num balde com água de outro aquario dentro da cozinha, onde as temperaturas são amenas. e só hoje ou amanha é que as vou meter no aquário pequeno. Pensei num cory porque são resistentes. Como vou introduzir plantas estranhas e não sei se o aquario está bem ciclado julguei que fosse o melhor peixe para colocar.

Quando o aquario estiver estável (espero que daqui a 1 mes +\-) estou a pensar em meter apenas reds e alevins de guppy.

 

o que acham?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui está o candeeiro DIY! Já está acabado com a ajuda do meu pai que fez aqui um bom trabalho de carpintaria!

o candeeiro ficou-me em cerca de 15 €.

 

 

 

2502071933ee2.jpg

 

o candeeiro ao vivo é mais bonito do que na foto... aqui ficou com umas cores esquisitas....

 

quando o aquario estiver pronto eu tiro uma foto final de todo o conjunto!

 

Acabei por optar por um danio zebra para me "iniciar" o aquario daqui a um mês já o volto a passar para o aquário grande e meto os Red Cherries e os alevins de guppy que por essa altura já devem ter nascido.

Editado por gonzalu
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá, outra vez!

 

eu acho que, se encheres este aquario com água do outro (são só 10L, numa TPA fazes isso!), nao tens que esperar 1 mês...

o que faria, era arranjar uns galhos giros e finos, depois de bem tratados, forra-los com musgo e colocá-los +/- na vertical, para tirar partido do formato do aqua.

os reds irão adorar o musgo, mas ficava-me por aí relativamente à fauna...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas rapaz!

 

-estou totalmente em desacordo que uses a "jarra" para pores peixes...creio que a jarra sofre dos mesmos malefícios que um "daqueles globos" que era usual encontrar-se à venda nas lojas com o objectivo de lá se colocar peixes...felizmente os poucos que se vão vendo, são para uso em decoração (como forma de contornar a lei...)....portanto " jarra que é jarra" é para se por flores....não peixes bigsmile....Só tem defeitos, é nociva para os peixes e dá demasiado trabalho mexer dentro dela...Sugiro-te que optes por utilizar um cubo 20*20 ou 25*25 .O custo, se for diy, é ínfimo, dá para meteres as mãos lá dentro e ainda possibilita que coloques numa das laterais um filtro de mochila/cascata ....

 

Outra das sugestões é que utilizes outro areão...."eh pá" banana rock nas margens do Mondego , não viste areia mais bonitinha? bigsmile

Um abraço

Coimbra

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas respostas. Tanto as positivas como as negativas!

A jarra tem 21cm de diâmetro pelo que acho que uns alevins de guppy se irão sentir confortáveis....

Pelo menos melhor do que na barriga do meu escalar.... :-D

 

 

O areão é assim tão feio? Eu até gostei do efeito no aquario...

Uma pergunta relativamente a isso: As areias da margem do rio podem ser usadas como fundo para o aquario? É que estão carregadas de conchas de bivalves... Não haverá problema de alteração de PH?

 

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas respostas. Tanto as positivas como as negativas!

A jarra tem 21cm de diâmetro pelo que acho que uns alevins de guppy se irão sentir confortáveis....

Pelo menos melhor do que na barriga do meu escalar.... :-D

O areão é assim tão feio? Eu até gostei do efeito no aquario...

Uma pergunta relativamente a isso: As areias da margem do rio podem ser usadas como fundo para o aquario? É que estão carregadas de conchas de bivalves... Não haverá problema de alteração de PH?

Cumprimentos

 

 

Mudam o pH, para mais alcalino.

 

Para teres uns alevins, eles tambem não se vão desenvolver bem e quando os mudares, até a corrente vão estranhar...

 

 

Isso era excelente para camarões. Nem precisavas do termostato.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hmmm... pois... eu nao quero que os guppys cresçam fracotes....

Nesse caso vou manter esto aquario só com camaroes e caracóis (já vi um a passear-se por lá... nao sei bem de onde veio mas vou deixá-lo ficar. )

 

 

As plantas já estão plantadas! para já ainda é cedo para dizer se se vão aguentar ou não..... A água está um bocado amarela por causa do substrato....

 

Aqui ficam algumas fotos

 

2602071330az4.jpg

2602071331em6.jpg

2602071332kp4.jpg

 

Não tem assim muito bom aspecto e a qualidade das fotos não ajuda (telemovel).... Logo à noite faço uma TPA para ver se a água fica mais clara....

Espero que quando as plantas começarem a crescer (espero......) isto fique mais bem composto.

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é um danio zebra que eu trouxe para aqui no inicio da semana mas que, depois de ler estas advertências quanto aos problemas da falta de área vou voltar a levar para casa, onde tenho um aquario grande.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

nesse caso porque não povoas com invertebrados tipo camaroes ou caracois (neritina natalaensis ou ampularia), fica a sugestão

 

Abraço

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

O projecto está bastante interessante!!

Pena mesmo o áqua ser redondo, o que causa os problemas que já aqui foram referidos ao áqua..

 

Deixo-te uma dica:

Essa planta que aí tens, que vai desde o substracto até quase fora do áqua é uma planta flutuante.. concerteza no seu habitat, onde a apanhaste crescia para fora de água..

Eu também já a apanhei e pus num copo parecido com esse, que tenho aqui ao lado do pc só com uma anubia e musgo de java.. É bonitinha, mas fartei-me dela rapidamente, pois cresce na superficie, e como cresce para cima, para manter o equilibrio, uma parte dela fica debaixo de agua mas parece podre.. (essa parte fica preta e fica com as raizes suspensas, se tiverem tamanho suficiente agarram-se ao "chão"..)

Aconselho-te a cortares a planta e deixala na superficie horizontalmente que em 3/4 dias já notarás que começa a crescer verticalmente fazendo um angulo de 90º...

 

Um abraço!

Dário Santos


entremargens6hc1.pngGrupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

De volta!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 coisas:

 

-Acaba de preencher o perfil, para sabermos de onde és

 

-Se for para manter camarões podes tirar o termostato...

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

nesse caso porque não povoas com invertebrados tipo camaroes ou caracois (neritina natalaensis ou ampularia), fica a sugestão

 

Abraço

 

 

 

Boas! É precisamente o que pretendo fazer :)

 

 

 

Boas!

O projecto está bastante interessante!!

Pena mesmo o áqua ser redondo, o que causa os problemas que já aqui foram referidos ao áqua..

 

Deixo-te uma dica:

Essa planta que aí tens, que vai desde o substracto até quase fora do áqua é uma planta flutuante.. concerteza no seu habitat, onde a apanhaste crescia para fora de água..

Eu também já a apanhei e pus num copo parecido com esse, que tenho aqui ao lado do pc só com uma anubia e musgo de java.. É bonitinha, mas fartei-me dela rapidamente, pois cresce na superficie, e como cresce para cima, para manter o equilibrio, uma parte dela fica debaixo de agua mas parece podre.. (essa parte fica preta e fica com as raizes suspensas, se tiverem tamanho suficiente agarram-se ao "chão"..)

Aconselho-te a cortares a planta e deixala na superficie horizontalmente que em 3/4 dias já notarás que começa a crescer verticalmente fazendo um angulo de 90º...

 

Um abraço!

 

 

Obrigado pelo comentário! Quando eu a apanhei ela realmente tinha uma parte fora de água, estando o resto do caule todo dentro de água.... Espero que não comece a apodrecer.... de qualquer modo, a planta é muito alta e chega ao topo da jarra, pode ser que se aguente...Não me interessava muito tê-la a flutuar porque não era esse o meu objectivo para ela...era mais de fazer tipo parede.... Até agora as plantas estão a aguentar-se mas ainda é cedo para me prognósticos. MAs gostava que as plantas se aguentassem porque são bonitas. :D

 

 

 

2 coisas:

 

-Acaba de preencher o perfil, para sabermos de onde és

 

-Se for para manter camarões podes tirar o termostato...

 

 

- done ;)

- Aqui em casa as temperaturas já chegaram a ser muito muito baixas (casas mal isoladas é no que dá...) e não quero ter nenhuma surpresa desagradável. :crazyeyes: Além de que eu quero que os reds se reproduzam e já ouvi dizer que para isso a melhor temperatura é de 25ºC (corrijam-me se estiver errado!)

 

 

abraço a todos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas! É precisamente o que pretendo fazer :)

Obrigado pelo comentário! Quando eu a apanhei ela realmente tinha uma parte fora de água, estando o resto do caule todo dentro de água.... Espero que não comece a apodrecer.... de qualquer modo, a planta é muito alta e chega ao topo da jarra, pode ser que se aguente...Não me interessava muito tê-la a flutuar porque não era esse o meu objectivo para ela...era mais de fazer tipo parede.... Até agora as plantas estão a aguentar-se mas ainda é cedo para me prognósticos. MAs gostava que as plantas se aguentassem porque são bonitas. :D

- done ;)

- Aqui em casa as temperaturas já chegaram a ser muito muito baixas (casas mal isoladas é no que dá...) e não quero ter nenhuma surpresa desagradável. :crazyeyes: Além de que eu quero que os reds se reproduzam e já ouvi dizer que para isso a melhor temperatura é de 25ºC (corrijam-me se estiver errado!)

abraço a todos!

 

 

Boas.

Gostei da tua ideia e gostaria de te dar umas dicas que penso poderia melhorar a utilização que pretendes dar ao arranjo.

Em termos de filtragens dava-te duas ideias:

-1ª utilizares uns fisltros miniatura de cabeça motorizada e esponja que em simultâneo filtra e oxigena ocupando muito pouco espaço. O ultimo que comprei é pequenissimo e custou-me 5 euros.

- 2ª fazeres um pequeno filtro externo utilizando uma embalagem onde poderias até colocar o termostato, e assim ficavass com o espaço totalmente livre.

 

Quanto á flora julgo que a ideia que te já foi dada por outro colaborador é a melhor para poderes aproveitar a altura. Ou seja utilizares uns ramos de videira, que são bem giros e prenderes-lhe uns pedaços de musgo de java com linha. Quando ele agarrar fica 5*.

 

Quantoa à fauna, tirando os camarões que até são divertidos, esse espaço só daria para um casalito de Killie pouco exigentes desde que tivesses cuidado em tapara a superficie para eles não saltarem.

Outra opção seria um betta, embora eu não goste de os ver em espaços pequenos, sei que são peixes com poucas exigencias e que por natureza não são grandes nadadores.

 

Para colocares Gupies já sabes que se vão desenvolver mal, crescendo com as colunas tortas. A alternativa é estres sempre a colocar pequeninos mas num espaço desses andares sempre a apanhar peixes não é nada fácil para além que te iria estragar os arranjos.

Desculpa se não fui de grande ajuda, mas acho que deves desenvolver o projecto para que saia algo de positivo.

Cump.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

- done ;)

- Aqui em casa as temperaturas já chegaram a ser muito muito baixas (casas mal isoladas é no que dá...) e não quero ter nenhuma surpresa desagradável. :crazyeyes: Além de que eu quero que os reds se reproduzam e já ouvi dizer que para isso a melhor temperatura é de 25ºC (corrijam-me se estiver errado!)

abraço a todos!

 

 

Então eu corrijo-te :)

 

 

Os red's reproduzem-se a qualquer temperatura. Arranjaram-me uns 30/40 que estavam numa tina de 500 litros ao ar livre e apanhavam uns 0 graus no Inverno e uns 40 no Verão. E era só meter a rede e viham sempre uns 8/10...

 

 

Espero ter esclarecido...

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou a gostar das sujestões! :)

Quanto aos ramos de videira devo arranjar quantos quiser este FDS. Vou a casa da avó e por lá há vinhas até perder de vista. Vou trazer uns quantos que ache giros. Já estive a ler os topicos acerca de tratar troncos e parece-me relativamente simples.

Quanto ao musgo, não haverá alguem aqui de coimbra ou da figueira que me disponibilize um bocadito?

 

Em relação ao filtro externo, isso parece-me um bocado complicado de fazer e teria que arranjar uma bomba de água certo? O filtro interno, como dizes, é simples apesar de ocupar espaço.

Para já vou deixar o termómetro, até porque não tenho outra funçao a dar-lhe, mas realmente fico surpreso com a capacidade de adaptação destes bichinhos! São fortes candidadtos a tornarem-se mais uma espécie introduzida no nosso país....

Apesar de talvez darem jeito para comer algas nas fontes municipais não sei se não se poderiam tornar uma praga com consequencias imprevisiveis........ (fiquei a pensar nisto depois de ler a tua resposta Ricardo Diogo). É um bocado preocupante porque espécies introduzidas normalmente dá asneira....

 

 

vou então pensar nestas soluções e logo vejo o que fazer....

(depois digam-me algo quanto ao musgo)

Obrigado a todos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

yikes A experiencia com as plantas não correu nada bem. Apodreceram e tive de as tirar....

 

Para já vai ficar sem plantas... Já arranjei os ramos de videira e estou à espera de arranjar musgo. O projecto fica então em stand-by por uns tempos...

 

:(

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.