Cacau Publicado Fevereiro 24, 2007 Publicado Fevereiro 24, 2007 Será possivel??? Claro que é! Tenho o aquário num local DEMASIADO iluminado, é verdade. Mas também é verdade que está no mesmo sitio hà 7 anos e por incrivel que pareça nunca tive algas em excesso, apenas alguns tufos não mais que vestigios. Recentemente e sem que nada o fizesse prever começaram a aparecer algas verdes e filamentosas por todo o lado, vidros, folhas das plantas, etc. Como o dito leva um total de 130 litros de água e só lá habitam cerca de 8 peixes que não ocupam mais de 60 cm de peixe, como está bastante plantado e os parametros da água estão correctos e confirmados (excepto os fosfatos que desconheço) mas que dadas as condições de habitabilidade me parecem que deveriam estar controlados já não sei o que fazer. Já usei comedores de algas, caracois, algicidas, resinas de troca ionica, tpa's de 20% semanais e muito mais... O proximo passo será aproveitar os peixes e deitar tudo o resto fora ???? Se alguem souber e me puder esclarecer desde já agradeço. Citar
popxunga Publicado: Fevereiro 24, 2007 Publicado: Fevereiro 24, 2007 Olá. Segundo um pequeno livro da Sera que tenho para aqui, diz o seguinte: Algas filamentosas: Algas Verdes Problema: Filamentos longos, finos e verdes fixam-se nas folhas e na decoração. Causas possíveis: Concorrência alimentar insuficiente por parte das plantas aquáticas. Medidas Imediatas: No estado inicial, as algas são comidas pelos platies e pelas molies negras; o comedor de algas Apareiodon affinis come muitos tipos de algas; Recolha as algas filamentosas com uma rede ou enrole-as com uma escova redonda; Adicione Sera algovec à água Medidas Preventivas e a longo prazo: Active o crescimento das plantas com Sera floreplus; Adicione Sera Morena à àgua; Se os valores de PH e KH forem elevados, coloque Sera super peat no circuito do filtro. Espero ter ajudado de alguma forma. Luís Citar PX O meu aqua aqui: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...si&img=8774
josé mendonça Publicado: Fevereiro 24, 2007 Publicado: Fevereiro 24, 2007 olá! numa semana eu consegui acabar com o surto de filamentosas fazendo tpas de 30% dia sim, dia não, aspirando muito bem o substrato e acrescentando em cada uma, flourish da seachem, na proporçao devida. como as algas pararam de crescer, os melanotaeneas preacox encarregaram-se de de dar cabo das ja existentes Citar 5 nanos travelling - fotos de viagem a piece of nature at home oeiras & environs daily photo
rodrigofzr Publicado: Fevereiro 26, 2007 Publicado: Fevereiro 26, 2007 eu resolvi o meu problema de algas num aquario de 120 com dois limpa vidros e dois molies pretos Citar
Cacau Publicado: Fevereiro 27, 2007 Autor Publicado: Fevereiro 27, 2007 Obrigado a todos pelas respostas. Parece que finalmente estou a conseguir resolver o problema das algas filamentosas... De ontem para hoje houve uma evolução tão rápida quanto espantosa. As ditas estão reduzidas a alguns pequenos fios que até me parecem sem qualquer vitalidade. O que fiz??? Bem, li atentamente as respostas dadas e analisei-as à luz da minha realidade. Depois adaptei-as e o resultado está á vista (minha). Retirei do aqua 50% da água, fervi toda a que precisava para a substituição e depois de arrefecida fiz um coctail de condicionador de água da tetra, algicida da tetra e fertilizante liquido da Sera tudo nas devidas proporções, quando a temperatura estava nos 28ºC passei tudo para o aqua e hoje de manhã já os resultados estavam conforme o descrito. Os peixes estão todos bem incluindo os alevins o que me leva a pensar que resultou. MAS DEU CÁ UMA TRABALHEIRA... Citar
Murkas Publicado: Fevereiro 27, 2007 Publicado: Fevereiro 27, 2007 Boas, para que ferveste a água? Na minha modsta opinião foi trabalho desnecessario... Abraço Citar A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!
Cacau Publicado: Fevereiro 28, 2007 Autor Publicado: Fevereiro 28, 2007 Boas,para que ferveste a água? Na minha modsta opinião foi trabalho desnecessario... Abraço Na verdade nem eu sei bem porquê. De qualquer forma foi o que fiz, agora se teve alguma influência ou não... Gracias! Citar
Jatbas Publicado: Março 1, 2007 Publicado: Março 1, 2007 Até teve, visto que esse tipo de alga propaga-se por esporos, logo ao ferver a agua eliminas-te esses esporos. Eu já testei e realmente nota-se bem, que usando um UV perante uma "praga" de filamentosas, que o crescimento mantém-se, mas a propagação da mesma fica muito, mas muito mais lento, sendo então mais fácil de erradicar, tudo porque praticamente reduz-se a 0 os esporos na agua. Citar AquaWizard
Cacau Publicado: Março 6, 2007 Autor Publicado: Março 6, 2007 Até teve, visto que esse tipo de alga propaga-se por esporos, logo ao ferver a agua eliminas-te esses esporos. Eu já testei e realmente nota-se bem, que usando um UV perante uma "praga" de filamentosas, que o crescimento mantém-se, mas a propagação da mesma fica muito, mas muito mais lento, sendo então mais fácil de erradicar, tudo porque praticamente reduz-se a 0 os esporos na agua. Bem, obrigado por mais esta dica... Citar
Recommended Posts