Fernando Leite Publicado Agosto 9, 2003 Share Publicado Agosto 9, 2003 olá malta ! Descobri no forum do site ERA DOS AQUARIOS um topico do forum que ensina a construir um substracto próprios para plantas ! Está bem completo ! http://www.aquahobby.net/phpBB2/viewtopic.php?t=5725 Abraços !!! [/url] Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
António Vitor Publicado: Agosto 10, 2003 Share Publicado: Agosto 10, 2003 cuidado com esses solos muito ferteis... os americanos (estados unidos) não usam solos muito ferteis e têm sucesso...usam leterite e fluorite, mesmo aquariofilos com grande sucesso... no brasil solos fertéis agora é moda... muita gente usa esses solos com sucesso, o problema é que não se deve remexer o areão senão vai tudo pró caaças, a água fica rica e as algas ficam ricas também... O meu Blog webcam das 22:00 às 8:00 com luz acesa Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Fernando Leite Publicado: Agosto 11, 2003 Autor Share Publicado: Agosto 11, 2003 Exato ! Mas para evitar que a parte fertil entre em contacto com a coluna de agua deve-se pôr uma grande camada de areão por cima da camada fértil. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Hugo RSF Publicado: Agosto 11, 2003 Share Publicado: Agosto 11, 2003 Exacto, concordo inteiramente com o Vitor! Diria mesmo que este mito (o da fertelização), foi/é/será o primeiro a cair no que respeita a plantados. Que a fertelização é necessária (sobretudo se houver luz e CO2 abundantes) isso estamos todos de acordo (acho), a questão é como se fertiliza. Eu fertilizo a água, o Vitor fertiliza a água e não vejo que os nossos aquários(sobretudo o do Vitor) seja pior que qualquer um brasileiro, muito pelo contrário. Os brasileiros estão a fazer do Humus uma questão quase nacional, como que se com humus os plantados fossem melhores que qualquer outro. Inclusivé concorreram a este último concurso da AGA para provar precisamente isso... Assim, pelo menos para mim, este mito do solo fertil para plantados é "falso", ou seja, a fertelização tem de acontecer, mas não obrigatoriamente no substrato. Eu não tenho substrato fértil, o Vitor tb não e não é por isso que uma Macrandra ou uma Inclinata não crescem saudáveis. Está decidido: 200 x 100 x 65!!! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Visitante Publicado: Fevereiro 9, 2004 Share Publicado: Fevereiro 9, 2004 Boas Exato ! Mas para evitar que a parte fertil entre em contacto com a coluna de agua deve-se pôr uma grande camada de areão por cima da camada fértil. Li este tópico por outro motivo, mas surgiu-me uma dúvida em relação ao comentário do Oranda. Também já li que é necessária uma boa camada de areão entre o substracto e a água. Mas se tal não acontecer, ou seja, se a camada de areão for insuficinete, quais os riscos? Obrigado Um abraço Ricardo BORDEIRA Silva Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Luis Queiroga Publicado: Fevereiro 9, 2004 Share Publicado: Fevereiro 9, 2004 Olá Será que tudo não depende do tipo de plantas ? Não acredito que, por exemplo, Echinodorus se desenvolvam convenientemente apenas com fertilizantes líquidos. Muitas plantas necessitam de substratos férteis, é a minha opinião, baseada, também, na experimentação. O artigo em causa é um bom contributo neste campo. Quanto à "discussão" que se gerou, esse assunto já foi debatido aqui, e já sabemos onde vai parar... Abraço Agrada-nos a franqueza dos que nos apreciam. À franqueza dos outros chamamos insolência. Um tolo encontra sempre outro tolo, ainda maior, que o admira. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Nuno Silva Publicado: Fevereiro 14, 2004 Share Publicado: Fevereiro 14, 2004 Eu uso um solo fertil e tenho tido excelentes resultados até agora... mas também sou radical nas mudas de agua para comtrolar as algas e sem duvida é necessario muita luz e temperatura alta. Mas como já disseram tudo depende das plantas. E as minhas adoram!!!! Um abraço! Nuno Silva Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Fernando Leite Publicado: Fevereiro 14, 2004 Autor Share Publicado: Fevereiro 14, 2004 Li este tópico por outro motivo, mas surgiu-me uma dúvida em relação ao comentário do Oranda. Também já li que é necessária uma boa camada de areão entre o substracto e a água. Mas se tal não acontecer, ou seja, se a camada de areão for insuficinete, quais os riscos? No solo em questão o perigo é que se a camada for fina o substracto fertil que esta em baixo dessa camada atinge a agua e tens um booom !!! descontrolado de fertilizante na agua que será obviamente catastrófico para o equilibrio do aquario... Em solo não ferteis o unico incoviniente de ser uma camada fina é não permitir que as plantas se enraizem em boas condições.... :D Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Visitante Publicado: Fevereiro 15, 2004 Share Publicado: Fevereiro 15, 2004 Não tenho nenhum tipo de fertilização, apenas uma lampada luz do dia, minhas plantas se desenvolvem muito bem... esse é meu aqua comunitário.... Fiz um teste de plantar fora da água as plantas, deu certo, usei só terra de canteiro, ficou muito bom... as plantas crescem muito mais fortes, o caule chega a ficar mais grosso... depois pra planta-las no aquário ficam muito melhor... Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Fernando Leite Publicado: Fevereiro 16, 2004 Autor Share Publicado: Fevereiro 16, 2004 Eh lá ! É de mim ou tens Vallisnerias plantadas nesse vaso ? Um método revolucionario sem duvida... Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Madiques Publicado: Fevereiro 16, 2004 Share Publicado: Fevereiro 16, 2004 Pelo que li aqui até agora, deu-me para perceber que o substracto é bom desde que não esteja em contacto directo com a àgua do aquário !? Actualmente tenho substracto no meu aquário de 120 litros, mediamente plantado e o que posso dizer é que os resultados são excelentes comparados com um outro aquário que possuo com a mesma dimensão e sem substracto. No que tem substracto as plantas tem-se desenvolvido muitissimo bem, mesmo sem o uso de Co2. No outro aquário que tem as mesmas plantas e que não tem substracto as plantas não se tem desenvolvido muito bem, apesar de ter mais luz neste aquário. O que tem substracto tem ganho muitas algas ao longo dos vidros. Isto poderá ter haver com o substracto ou com a falta de luz 30w/120 litros de àgua? Será que o facto de os meus Kribs terem puxado algum substracto para o cimo do areão pode fazer aumentar as algas nos vidros? Desde já obrigado In a world without walls and fences, who needs WINDOWS and GATES. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Visitante Publicado: Fevereiro 16, 2004 Share Publicado: Fevereiro 16, 2004 Pois é Oranda.. hehe as folhas acabam morrendo mas a planta em si está viva... jah as outras plantas vao bem que é uma maravilha... Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts