Recommended Posts

Publicado

Quantos wats acham que é necessário ter no refúgio, sendo que pretendo ter macroalgas e no máximo alguma propagação de alga coralina.

Estava a pensar numa flurescente compacta, pois tenho muito pouco espaço no lado do refúgio (37cm largura x 47 comprimento).

Já agora que tipo de lampada, luz branca ? 6500K?

Obrigado.

Pedro Gomes

Publicado:

Olá,

No refúgio não precisas de muita luz - uma florescente Nature serve perfeitamente - eu tenho apenas 18 W e as Caulerpas e Alga coralina desenvolvem-se muito bem.

Abraço,

Diogo

Publicado:

Olá

Será que uma lâmpada florescente normal é o suficiente ou é melhor trocar por uma para aquário?

Pedro Pacheco

www.coralfrags.org

Publicado:

Olá,

Eu aconselho-te a colocares uma Nature - é a melhor para o crescimento e manutenção das macroalgas

Publicado:

Diogo,

Obrigado.

já agora mais uma opinião.

Encontrei uma armação simples com uma t4 (diz na lâmpada T4) de 12w (=60W de uma lâmpada incandescente) e com 6000 K, por 15 Euros.

Tem 425mm por 20mm, é finíssima.

OK, tem de levar uma protecção em acrílico + reflector (que eu mesmo faço) por causa de possíveis salpicos/evaporação, mas pareceu-me interessante por ter 6000K, o que é perto das Lãmpadas que dizem ter full spectrum/Daylight.

Experimentei e emite uma luz forte e branca.

Que achas ?

Pedro Gomes

Editei a mensagem para acrescentar que tem um pormenor interessante é que vem preparada para ligar até 10 lâmpadas todas em série. No caso de se querer acrescentar é só ligar um cabo (incluído) à lâmpada já existente.

Um abraço.

Publicado:

Olá,

Nunca ouvi falar de T4 mas pelo preço e temperatura, parece-me uma boa hipótese! 12W é que poderá ser pouco - depende da distância a que fica das macroalgas.

Abraço,

Diogo

Publicado:

É de facto tb nunca tinha visto, mas podes ver quando fores ao Aki, nas zona das flurescentes, estão lá umas com o nome SuperMax2000 e por baixo vez as lâmpadas de substituição que têm a inscrição "t4 6000k". Existe com mais Wats mas já não tenho espaço para elas. Se calhar coloco duas e fecho a loja!

Julgo que não és perito em luz, mas aqui vai a pergunta na mesma, se diz que são 12Wats que equivalem a 60Wats (aparece a inscriçao: "12W=60W"), não serão 60Wats reais ?

Um abraço.

Pedro Gomes

Publicado:
Julgo que não és perito em luz, mas aqui vai a pergunta na mesma, se diz que são 12Wats que equivalem a 60Wats (aparece a inscriçao: "12W=60W"), não serão 60Wats reais ?

Pois... realmente não sou!!!

Normalmente essa indicação tem a ver com a intensidade luminosa. Ou seja, cada lampada por ser compacta consegue emitir o equivalente a uma lampada de 60W - na prática para o aquário não tenho a certeza da sua utilidade!

Abraço,

Diogo