Recommended Posts

Publicado

Oi pessoal,

 

Vou montar um aquário de 100X50X40 (+/- 200L), com Cilídeos do Malawi. Gostaria de saber qual o melhor areão para Cilídeos do Malawi (notem que esta areão tem que garantir um pH de 8 e uma dureza de 21dGH), devo optar for misturas de várias areias?

 

Gostava também de ser esclarecido quanto à relação entre os vários membros da família Melanochromis, isto porque, segundo as minhas informações existem autores que dizem que não se deve juntar Melanochromis Auratus com Melanochromis Johann por exemplo, que devo fazer?

 

Por ultimo, gostaria ainda de saber, se uma alimentação à base de Artémia influencia o desenvolvimento sexual dos Melanochromis juvenis Qual a melhor alimentação para garantir um maior desenvolvimento de Melanochromis fêmeas.

 

Filipe Melo Cunha

Obrigado

 

Filipe M. Cunha

Publicado:

Boas Filipe,

 

Na minha opinião pessoal o melhor substrato e mais barato que podes colocar no akua será areia da praia bem lavada misturada com areia de coral fina à relação de 2/3 e 1/3. torna-se muito mais engraçado vê-los brincar com a areia fina.

Relativamente à alimentação, o que posso dizer, e não falando em nenhuma espécie específica de melanochromis, é que deves dar-lhe comida à base de vegetais, os m'bunas são na generalidade vegetarianos e não conseguem digerir muita quantidade de proteínas animais.

Eu só costumo alimentar com artémia os alevins recem-nascidos, desde que atinjam um tamanho que já consigam comer flocos ou outra comida deixo de dar artémia.

Cumprimentos

João Magalhães

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Publicado:

Oi Filipe!

o genero Melanochromis parte de dois ramos o grupo auratus e o grupo melanopterus, e alguns deles são bem incompativeis entre si, o auratus quando adulto e a especie mais violenta entre os melanochromis, pode bater facilmente em peixes maiores que ele,quanto a juntar com johanni eu aconselho que so os misture se o aquario tiver muitos abrigos e pouca população.

como o João citou a alimentação e de base vegetal , altas doses de proteinas podem fazer o efeito contrario do que deseja , levando os peixes a desenvolver o Malawi Bloat.

o ideal e uma alimentação variada com spirulina em flocos, flocos especificos para ciclideos, um pouco de artemia a cada 10 dias e vegetais frescos como alface e acelga, o Nori tambem e um otimo alimento e bom regulador das funções intestinais , ele elimina gordura e e rico em vitaminas.

abração

CICLIDEOS A EVOLUÇÃO

f9c4872b.jpg

Publicado:

Oi João,

 

Já li a tua resposta e gostava de saber se a areia de coral que estás a falar é aragonite ou é uma areia à base de corais partidos?

 

Quanto à questão da alimentação, eu sei que se deve fazer uma alimentação variada, no entanto, segundo o que tenho lido (e corrige-me se estou errado) os Auratos só desenvolvem o seu sexo ao final de uns meses. Pelo que eu gostava de saber se a alimentação que eu irei dar aos Auratos tem influência directa na quantidade de machos e de fêmeas que irei ter?

 

Exemplo abstracto:

 

12 Alvins alimentados com artémia, produz 10 machos e 2 fêmeas

12 Alvins alimentados com vegetais, produz 6 machos e 6 fêmeas

 

 

Um abraço

 

Filipe Melo Cunha

Obrigado

 

Filipe M. Cunha

Publicado:

Filipe,

Relativamente à areia coralina, eu uso das duas, e quando comprei nem reparei de qual se tratava, penso que é equivalente em termos do efeito que se pretende, a que eu tenho não deve ultrapassar 1mm de diametro.

A questão da alimentação, desde que seja à base de vegetais está sempre bem. Se esta tem influêcia no sexo dos peixes ou não, devo dizer que nunca tinha lido nada sobre isso, e na minha modesta opinião não deve ter grande influência. No entanto, por vezes o que se ouve dizer é que à individuos dessa espécie que mudam de sexo já no seu estado adulto!!!!!? eu penso é que mudam de cor e não de sexo, principalmente os machos dominados. Não sei!!!?

Como nunca investiguei esta espécie com o interesse de outros m'bunas, porque não a acho particularmente interessante, devido principalmente ao seu tamanho e agressividade, gostaria que alguém com mais experiência nesta espécie pudesse contribuir para se elucidar estas questões com mais algum rigor.

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Publicado:

Oi João!

perfeito vosso comentario, não existe reversão sexual natural entre Ciclideos do Malawi, eles ja nascem com os sexos definidos e o que pode ocorrer o como citou machos dominados a esconder a cor.

alimentação não influi no fator sexo, o que pode-se fazer e quando se quer mais machos suba o pH acima de 8,5, se quer mais femeas diminua o pH abaixo de 7,5, a proporção e de 70% de machos com o pH alto e o mesmo para femeas com o inverso. com a pH de 8,0 voce tem uma media de 55% de machos .

abração

CICLIDEOS A EVOLUÇÃO

f9c4872b.jpg

Publicado:

Oi

 

Pelo que estou a entender a comida não têm influência na percentagem de machos ou fêmeas a nascer. Por outro lado existe algo que me intriga... como é que tu fazes para por as fêmeas de ciclideos do Malawi a desovar com PH de 7.5? (eu sei que eles são bastantes tolerantes a variações, mas dai a desovarem com PH’s tão baixos??) Ou será que deixas que elas fiquem com os ovos na boca, e depois passas os ovos para aguas com PH de 7.5.

 

Obrigado :oops:

 

Filipe M. Cunha

Obrigado

 

Filipe M. Cunha

Publicado:

Oi Filipe!

simplemente os crio em agua com pH mais baixo desde pequenos, eu criei Melanochromis durante 10 anos, ja criei auratus,chipockae,melanopterus,ciaenorhabdus,johanni,joanjohsonae,vermivurus e simulans e essa tecnica funciona bem com todos eles, hoje em dia so crio Tanganikas , pois os melanochromis perderam muito o valor de mercado e para mim não esta compensando o investimento.

abração

CICLIDEOS A EVOLUÇÃO

f9c4872b.jpg

Publicado:
Oi  

 

Pelo que estou a entender a comida não têm influência na percentagem de machos ou fêmeas a nascer. Por outro lado existe algo que me intriga... como é que tu fazes para por as fêmeas de ciclideos do Malawi a desovar com PH de 7.5? (eu sei que eles são bastantes tolerantes a variações, mas dai a desovarem com PH’s tão baixos??)  Ou será que deixas que elas fiquem com os ovos na boca, e depois passas os ovos para aguas com PH de 7.5.

 

Obrigado  :D  

 

                                                                               Filipe M. Cunha

Filipe,

Relativamente à tua questão do ph, posso dizer-te que já tive várias desovas com o ph entre 7.5 e 7.7.

Cumprimentos

João Magalhães

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Publicado:

Boas,

 

Podiam-me dar os valores das vossas águas (quando da criação de johannis), bem como alguns conselhos, em como conseguir uma melhores posturas? Achas que posso ter Johanis a fazer criação em aquários comunitários?

 

Filipe M. Cunha

Obrigado

 

Filipe M. Cunha

Publicado:

OI

 

Gostava se possível, que me desses um explicação mais concreta, em relação ao composto Spirulina. Isto é porque é que ele é tão importante para as dietas dos peixes.

Já agora gostava de saber onde posso encontrar mais informação sobre “Malawi Bloat”

 

Um abraço

 

Filipe M. Cunha

Obrigado

 

Filipe M. Cunha

Publicado:

Oi pessoal,

 

Poderiam dar-me alguma informação em como manter o GH e o KH altos, isto é sem contar com o efeito do areão e das pedras?

Gostaria ainda de saber o que acham do produto da Trace Elements para Ciclideos da Seachem. (Justifica ou ñ usar), e quanto ao sal para Ciclideos?

 

Filipe M. Cunha

Obrigado

 

Filipe M. Cunha

Publicado:

Oi pessoal,

 

Gostava de saber a vossa opinião em relação à localização dos tubos de exaustão dos filtros. Tenho ao meu dispor um 2227 e um 2217. devo os por em contra corrente e alinhados horizontalmente, ou devo por os dois a saírem do mesmo lado?

 

Um abraço

 

Filipe M. Cunha

Obrigado

 

Filipe M. Cunha