filipedine Publicado Março 25, 2004 Publicado Março 25, 2004 Oi pessoal, Vou montar um aquário de 100X50X40 (+/- 200L), com Cilídeos do Malawi. Gostaria de saber qual o melhor areão para Cilídeos do Malawi (notem que esta areão tem que garantir um pH de 8 e uma dureza de 21dGH), devo optar for misturas de várias areias? Gostava também de ser esclarecido quanto à relação entre os vários membros da família Melanochromis, isto porque, segundo as minhas informações existem autores que dizem que não se deve juntar Melanochromis Auratus com Melanochromis Johann por exemplo, que devo fazer? Por ultimo, gostaria ainda de saber, se uma alimentação à base de Artémia influencia o desenvolvimento sexual dos Melanochromis juvenis Qual a melhor alimentação para garantir um maior desenvolvimento de Melanochromis fêmeas. Filipe Melo Cunha Obrigado Filipe M. Cunha
João Magalhães Publicado: Março 25, 2004 Publicado: Março 25, 2004 Boas Filipe, Na minha opinião pessoal o melhor substrato e mais barato que podes colocar no akua será areia da praia bem lavada misturada com areia de coral fina à relação de 2/3 e 1/3. torna-se muito mais engraçado vê-los brincar com a areia fina. Relativamente à alimentação, o que posso dizer, e não falando em nenhuma espécie específica de melanochromis, é que deves dar-lhe comida à base de vegetais, os m'bunas são na generalidade vegetarianos e não conseguem digerir muita quantidade de proteínas animais. Eu só costumo alimentar com artémia os alevins recem-nascidos, desde que atinjam um tamanho que já consigam comer flocos ou outra comida deixo de dar artémia. Cumprimentos João Magalhães João Magalhães APC #45 http://joalmag.blogspot.com/
ezstyle Publicado: Março 25, 2004 Publicado: Março 25, 2004 Oi Filipe! o genero Melanochromis parte de dois ramos o grupo auratus e o grupo melanopterus, e alguns deles são bem incompativeis entre si, o auratus quando adulto e a especie mais violenta entre os melanochromis, pode bater facilmente em peixes maiores que ele,quanto a juntar com johanni eu aconselho que so os misture se o aquario tiver muitos abrigos e pouca população. como o João citou a alimentação e de base vegetal , altas doses de proteinas podem fazer o efeito contrario do que deseja , levando os peixes a desenvolver o Malawi Bloat. o ideal e uma alimentação variada com spirulina em flocos, flocos especificos para ciclideos, um pouco de artemia a cada 10 dias e vegetais frescos como alface e acelga, o Nori tambem e um otimo alimento e bom regulador das funções intestinais , ele elimina gordura e e rico em vitaminas. abração CICLIDEOS A EVOLUÇÃO
filipedine Publicado: Março 25, 2004 Autor Publicado: Março 25, 2004 Oi João, Já li a tua resposta e gostava de saber se a areia de coral que estás a falar é aragonite ou é uma areia à base de corais partidos? Quanto à questão da alimentação, eu sei que se deve fazer uma alimentação variada, no entanto, segundo o que tenho lido (e corrige-me se estou errado) os Auratos só desenvolvem o seu sexo ao final de uns meses. Pelo que eu gostava de saber se a alimentação que eu irei dar aos Auratos tem influência directa na quantidade de machos e de fêmeas que irei ter? Exemplo abstracto: 12 Alvins alimentados com artémia, produz 10 machos e 2 fêmeas 12 Alvins alimentados com vegetais, produz 6 machos e 6 fêmeas Um abraço Filipe Melo Cunha Obrigado Filipe M. Cunha
João Magalhães Publicado: Março 26, 2004 Publicado: Março 26, 2004 Filipe, Relativamente à areia coralina, eu uso das duas, e quando comprei nem reparei de qual se tratava, penso que é equivalente em termos do efeito que se pretende, a que eu tenho não deve ultrapassar 1mm de diametro. A questão da alimentação, desde que seja à base de vegetais está sempre bem. Se esta tem influêcia no sexo dos peixes ou não, devo dizer que nunca tinha lido nada sobre isso, e na minha modesta opinião não deve ter grande influência. No entanto, por vezes o que se ouve dizer é que à individuos dessa espécie que mudam de sexo já no seu estado adulto!!!!!? eu penso é que mudam de cor e não de sexo, principalmente os machos dominados. Não sei!!!? Como nunca investiguei esta espécie com o interesse de outros m'bunas, porque não a acho particularmente interessante, devido principalmente ao seu tamanho e agressividade, gostaria que alguém com mais experiência nesta espécie pudesse contribuir para se elucidar estas questões com mais algum rigor. João Magalhães APC #45 http://joalmag.blogspot.com/
ezstyle Publicado: Março 26, 2004 Publicado: Março 26, 2004 Oi João! perfeito vosso comentario, não existe reversão sexual natural entre Ciclideos do Malawi, eles ja nascem com os sexos definidos e o que pode ocorrer o como citou machos dominados a esconder a cor. alimentação não influi no fator sexo, o que pode-se fazer e quando se quer mais machos suba o pH acima de 8,5, se quer mais femeas diminua o pH abaixo de 7,5, a proporção e de 70% de machos com o pH alto e o mesmo para femeas com o inverso. com a pH de 8,0 voce tem uma media de 55% de machos . abração CICLIDEOS A EVOLUÇÃO
filipedine Publicado: Março 30, 2004 Autor Publicado: Março 30, 2004 Oi Pelo que estou a entender a comida não têm influência na percentagem de machos ou fêmeas a nascer. Por outro lado existe algo que me intriga... como é que tu fazes para por as fêmeas de ciclideos do Malawi a desovar com PH de 7.5? (eu sei que eles são bastantes tolerantes a variações, mas dai a desovarem com PH’s tão baixos??) Ou será que deixas que elas fiquem com os ovos na boca, e depois passas os ovos para aguas com PH de 7.5. Obrigado Filipe M. Cunha Obrigado Filipe M. Cunha
ezstyle Publicado: Março 30, 2004 Publicado: Março 30, 2004 Oi Filipe! simplemente os crio em agua com pH mais baixo desde pequenos, eu criei Melanochromis durante 10 anos, ja criei auratus,chipockae,melanopterus,ciaenorhabdus,johanni,joanjohsonae,vermivurus e simulans e essa tecnica funciona bem com todos eles, hoje em dia so crio Tanganikas , pois os melanochromis perderam muito o valor de mercado e para mim não esta compensando o investimento. abração CICLIDEOS A EVOLUÇÃO
João Magalhães Publicado: Março 30, 2004 Publicado: Março 30, 2004 Oi Pelo que estou a entender a comida não têm influência na percentagem de machos ou fêmeas a nascer. Por outro lado existe algo que me intriga... como é que tu fazes para por as fêmeas de ciclideos do Malawi a desovar com PH de 7.5? (eu sei que eles são bastantes tolerantes a variações, mas dai a desovarem com PH’s tão baixos??) Ou será que deixas que elas fiquem com os ovos na boca, e depois passas os ovos para aguas com PH de 7.5. Obrigado :D Filipe M. Cunha Filipe, Relativamente à tua questão do ph, posso dizer-te que já tive várias desovas com o ph entre 7.5 e 7.7. Cumprimentos João Magalhães João Magalhães APC #45 http://joalmag.blogspot.com/
filipedine Publicado: Março 30, 2004 Autor Publicado: Março 30, 2004 Boas, Podiam-me dar os valores das vossas águas (quando da criação de johannis), bem como alguns conselhos, em como conseguir uma melhores posturas? Achas que posso ter Johanis a fazer criação em aquários comunitários? Filipe M. Cunha Obrigado Filipe M. Cunha
filipedine Publicado: Março 30, 2004 Autor Publicado: Março 30, 2004 OI Gostava se possível, que me desses um explicação mais concreta, em relação ao composto Spirulina. Isto é porque é que ele é tão importante para as dietas dos peixes. Já agora gostava de saber onde posso encontrar mais informação sobre “Malawi Bloat” Um abraço Filipe M. Cunha Obrigado Filipe M. Cunha
ezstyle Publicado: Março 31, 2004 Publicado: Março 31, 2004 Oi Filipe! pH 8,6 , kH 14, gH 20 aqui voce acha um bom texto sobre bloat http://planeta.terra.com.br/lazer/cmca/mal...alawi_bloat.htm abração CICLIDEOS A EVOLUÇÃO
filipedine Publicado: Abril 1, 2004 Autor Publicado: Abril 1, 2004 Oi pessoal, Poderiam dar-me alguma informação em como manter o GH e o KH altos, isto é sem contar com o efeito do areão e das pedras? Gostaria ainda de saber o que acham do produto da Trace Elements para Ciclideos da Seachem. (Justifica ou ñ usar), e quanto ao sal para Ciclideos? Filipe M. Cunha Obrigado Filipe M. Cunha
filipedine Publicado: Abril 2, 2004 Autor Publicado: Abril 2, 2004 Oi pessoal, Gostava de saber a vossa opinião em relação à localização dos tubos de exaustão dos filtros. Tenho ao meu dispor um 2227 e um 2217. devo os por em contra corrente e alinhados horizontalmente, ou devo por os dois a saírem do mesmo lado? Um abraço Filipe M. Cunha Obrigado Filipe M. Cunha
Recommended Posts