zpoliveira Publicado Fevereiro 22, 2007 Publicado Fevereiro 22, 2007 Olá! Queria comprar um fertilizante de micros e agora fiquei em dúvida entre o TMG (acho que entretanto mudou de nome) e Micro+ da Horizonte Aquático (toda a gente tem dito maravilhas dos fertilizantes deles)! Há alguém que me possa dizer se o Micro+ vale a pena? É que 1L desse fica mais barato do que 250ml do TMG... Obrigado! Zé Pedro
Bernardo Gordo Publicado: Fevereiro 22, 2007 Publicado: Fevereiro 22, 2007 Eu acho que é bem mais em conta e a qualidade é semelhante à do TMG, olhando pelos resultados...Eu ia para a Horizonte aquático. É mais barato e fico em vez de 250ml, 1 Litro. Abraços Ex - bErNaX Aquascaping - "Mato d'Alter" http://i29.photobucket.com/albums/c283/bErNaX/bfbet.jpg Faz um Click na Foto p'ra ver o Tópico
Murkas Publicado: Fevereiro 22, 2007 Publicado: Fevereiro 22, 2007 Eu acho que é bem mais em conta e a qualidade é semelhante à do TMG, olhando pelos resultados...Eu ia para a Horizonte aquático. É mais barato e fico em vez de 250ml, 1 Litro. Abraços Boas pessoal, alguem podia meter a composiçao do TMG aqui sff? Eu também sou da opinião do Bernardo!! só muito recentemente comecei a utilizar o micros+ da HA (antes tambem utilizava o TMG), até agora as plantas não se têm queixado e continuam bem no que toca a micros... Abraço A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!
zpoliveira Publicado: Fevereiro 22, 2007 Autor Publicado: Fevereiro 22, 2007 (editado) Obrigado aos 2! Sendo assim acho que também vou experimentar o Micro+! Parece que a HA anda mesmo a trabalhar muito bem no campo dos fertilizantes! PS: Bernardo, grande Hardscape no "Mato D'alter - Hardscaping", parabéns! Quele tronco é muito fixe! Tenho um parecido comprado no mesmo sítio! Editado Fevereiro 22, 2007 por zpoliveira Zé Pedro
Bernardo Gordo Publicado: Fevereiro 22, 2007 Publicado: Fevereiro 22, 2007 Obrigado Oliveira eheheehee! Compraste ao Helder né?!...A minha próxima aquisição para o próximo aquário vai ser a madeira preta que ele também tem, mas com tempo! Quando há HA, eu acho que o que dá o toque especial naquela loja é a simplicidade, não se metem com grandes caxas nos fertilizantes só para chamar a atenção...Conta mais o que tá lá dentro e nesse aspecto não falha. As doses são equilibradas e depois têm mais produtos que ficam baratuxos, como as pinças, etc. Abraço Ex - bErNaX Aquascaping - "Mato d'Alter" http://i29.photobucket.com/albums/c283/bErNaX/bfbet.jpg Faz um Click na Foto p'ra ver o Tópico
luismoniz Publicado: Fevereiro 22, 2007 Publicado: Fevereiro 22, 2007 Olá Antes de mais chamo a atenção para um facto que me parece preocupante, tenho usado MICRO+ da horizonte mas tenho reparado que os meus camarões tem morrido e antes isto não acontecia, isto deve-se ao facto do fertilizante da horizonte ter cobre a mais já chamei a atenção do fabricante sobre este facto mas não obtive nenhuma resposta! O TMG não tem este problema porque as concentrações de cobre são muito baixas. Cumprimentos, Luís Moniz
Luís Fortunato Publicado: Fevereiro 22, 2007 Publicado: Fevereiro 22, 2007 Olá. isto deve-se ao facto do fertilizante da horizonte ter cobre a mais icon_sad.gif Sim... é verdade. Mas esqueces-te de uma coisa muito importante, o Micro+ é muito mais concentrado que o TMG também nos outros elementos. Não é somente no Cu. Não se podem esquecer, que não podem usar as mesmas regras de dosagem que o TMG. O Micro+ é muito mais concentrado, e se fertilizam com ele, com os mesmos volumes do TMG, então esqueçam... vão matar mesmo tudo. Cumprimentos Luís Fortunato PS: Também se podem matar camarões e outros invertebrados com TMG... basta abusar nos volumes adicionados. Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
luismoniz Publicado: Fevereiro 23, 2007 Publicado: Fevereiro 23, 2007 Olá Luís É sem dúvida verdade que se usarmos as mesmas doses que o TMG iremos matar tudo, mas se por exemplo formos ver a composição de ambos vamos perceber que em percentagem o Micro + tem cobre a mais Cumprimentos, Luís Moniz
silver_fox Publicado: Fevereiro 23, 2007 Publicado: Fevereiro 23, 2007 este topico veio mesmo a calhar, tem-me morrido camaroes e estava na duvida do que seria, se do micro+ se do NPK da nutrafin ou de alguma reacçao provocada pelo kcl com o npk da nutrafin (quando coloco os dois na mesma area forma-se uma nuvem branca). realmente tenho sobredosado o micro+, vou voltar as 5 gotas diarias ( 5 gotas ~=1ml ) "Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina-lhe aquariofilia e à fome o matarás" o meu aquário
Murkas Publicado: Fevereiro 23, 2007 Publicado: Fevereiro 23, 2007 Obrigado Oliveiraeheheehee! Compraste ao Helder né?!...A minha próxima aquisição para o próximo aquário vai ser a madeira preta que ele também tem, mas com tempo! Boas pessoal, alguém sabe onde se consegue arranjar troncos (daqueles da Indonésia bem ramificados) sem ser na Baixa da Banheira? Abraço A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!
Luís Fortunato Publicado: Fevereiro 23, 2007 Publicado: Fevereiro 23, 2007 Olá de novo. mas se por exemplo formos ver a composição de ambos vamos perceber que em percentagem o Micro + tem cobre a mais Ai essa matemática... Então se o Micro+ é mais concentrado que o TMG, é óbvio que as percentagens são mais elevadas que no TMG. Se diluirmos o Micro+ em água destilada para termos uma concentração de Ferro idêntica à do TMG, temos uma concentração de Cu inferior à do TMG. Abraço. Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Just_me Publicado: Fevereiro 23, 2007 Publicado: Fevereiro 23, 2007 Olá de novo.Ai essa matemática... Então se o Micro+ é mais concentrado que o TMG, é óbvio que as percentagens são mais elevadas que no TMG. Se diluirmos o Micro+ em água destilada para termos uma concentração de Ferro idêntica à do TMG, temos uma concentração de Cu inferior à do TMG. Abraço. Luís Fortunato pois realmente, acho é que devem andar a dosear aquilo como se nao houvesse amanha...experimentem dividir as concentrações do micro+ por 5 e tirem as vossas conclusoes em relação ao TMG...(e que tem mais cobre não é uma delas) e dividir por 5 é tecnicamente igual a diluir 5 vezes (4 partes de agua) ou ...mais facil meter 5 vezes menos de 1 do que do outro. Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
zpoliveira Publicado: Fevereiro 24, 2007 Autor Publicado: Fevereiro 24, 2007 Recomendam, então, que comece a fertilização por baixo? quer isto dizer, começar com dose inferior à recomendada pela HA? É que estava a pensar por um red's no aquário... Boas pessoal,alguém sabe onde se consegue arranjar troncos (daqueles da Indonésia bem ramificados) sem ser na Baixa da Banheira? Abraço O meu (ainda não tenho fotos mas quando tiver posto) e o do Bernardo Gordo foram comprados na Natural Aquário em www.naturalaquario.com/ (espero poder fazer referencia a este site, se não puder peço a algum moderador o favor de retirar que respondo por MP)! O dono é impec, e os troncos são um espectáculo! Zé Pedro
Luís Fortunato Publicado: Fevereiro 24, 2007 Publicado: Fevereiro 24, 2007 Olá. Já que pediram... e eu não tenho nada para fazer , aqui vão as composições do Micro+ e do TMG. TMG: K 0,79%, Mg 0,39%, S 1,01%, B 0,004%, Cu 0,006%, Fe 0,07%, Mn 0,04%, Mo 0,002%, Zn 0,002% Micro+: Mg 0,4%, Cu 0,02%, Fe 0,4%, Mn 0,2%, Mo 0,2%, Zn 0,03%, B 0,04% Ou seja, se nos guiarmos pelo Ferro, para obtermos uma concentração idêntica à do TMG de Ferro no fertilizante Micro+, teríamos que diluir este último num factor de 5,71. Se dividir os anunciados 0,02% de Cu por 5,71, obteremos 0,003%, que é metade do valor existente no TMG. Cumprimentos Luís Fortunato PS: Não sei a densidade do Micro+...admiti que era idêntica à do TMG, ou então, que as percentagens são também em % p/p Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Murkas Publicado: Fevereiro 24, 2007 Publicado: Fevereiro 24, 2007 Boas Luis, Obrigado pelas composições e pelas explicações Abraço A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!
Recommended Posts