Artur Jorge Publicado Fevereiro 20, 2007 Publicado Fevereiro 20, 2007 Boas!! Tenho um aqua com cerca de 240 l (120 x 40 x 50) plantado com muitas valisnérias, algumas anúbias, polyspermas e outras.... Ja está montado há quase dois anos, tem uma potencia de luz com 2 x 55 w Pc e 2 x 40 w (power glo e sun glo) e um filtro fluval 304. È fertilizado com co2 caseiro (com reactor da nutrafin). A fauna consiste em 3 discus com cerca de 8/9 cm, 2 corydoras albinas, 2 sae, 1 pleco e 6 cardinais. O problema deste aquario reside na elevada quantidade de algas, especialmente algas negras de aspecto esponjosos que crescem incidindo sobretudo nas folhas das anúbias, levando posteriormente à deterioração da folha e sucessivo enrolamento. penso também que provavelmente o filtro não estará a fazer o seu trabalho já que se acumulam muitos detritos sobre as folhas, o que poderá potenciar o crescimento das algas. As plantas contaminadas com este organismo exibem um crescimento muito lento, alguns casos inexistente.... Que sugerem que faça???
NarG Publicado: Fevereiro 20, 2007 Publicado: Fevereiro 20, 2007 Boas!! Tenho um aqua com cerca de 240 l (120 x 40 x 50) plantado com muitas valisnérias, algumas anúbias, polyspermas e outras.... Ja está montado há quase dois anos, tem uma potencia de luz com 2 x 55 w Pc e 2 x 40 w (power glo e sun glo) e um filtro fluval 304. È fertilizado com co2 caseiro (com reactor da nutrafin). A fauna consiste em 3 discus com cerca de 8/9 cm, 2 corydoras albinas, 2 sae, 1 pleco e 6 cardinais. O problema deste aquario reside na elevada quantidade de algas, especialmente algas negras de aspecto esponjosos que crescem incidindo sobretudo nas folhas das anúbias, levando posteriormente à deterioração da folha e sucessivo enrolamento. penso também que provavelmente o filtro não estará a fazer o seu trabalho já que se acumulam muitos detritos sobre as folhas, o que poderá potenciar o crescimento das algas. As plantas contaminadas com este organismo exibem um crescimento muito lento, alguns casos inexistente.... Que sugerem que faça??? Antes de mais o co2 não é nenhuma fertilização para as plantas convem saber qual a fertilizaçãto que usas .. e usar NPK para acertar os nitratos Potassio e Fosfato, a falta de um destes ingredientes fará com que as algas ataquem ... o teste dos fosfatos é essencial .. e de nitratos tambem ... quanto ao teste de potássio não existe por cá ... Tenta ler um pouco mais sobre NPK, com a falta de um ingrediente os outros nao são consumidos, os nutrientes pelo que sei são consumidor da seguinte ordem potassio-fosfatos-nitratos sem fosfatos não absorve nitratos, sem potassio nao absorve fosfatos e por ai fora ... 240Lts Plantado
Artur Jorge Publicado: Fevereiro 21, 2007 Autor Publicado: Fevereiro 21, 2007 Boas!! Fiz os testes à água do aqua e os resultados são os seguintes: pH- 6,3 KH - 15 mg/L NO2 - 0.0 NO3 - 30 mg/L PO4 - 1.0 mg/L Fe livre - 0.0 Fe quelado - 0.0 Face a estes resultados que fertilização sugerem?? Será a desproporção entre nitratos e fosfatos a causa das algas negras?? cumpts....
Artur Jorge Publicado: Fevereiro 22, 2007 Autor Publicado: Fevereiro 22, 2007 Boas!! Gostaria de colocar outra questão: Há algum animal que se alimente desta especie de algas?? Como são constituídas as "equipas de limpeza" neste tipo de aquários?? cumpts....
silver_fox Publicado: Fevereiro 23, 2007 Publicado: Fevereiro 23, 2007 boas, elas devem ter aparecido devido a altas concentrações de fosfatos, mas agora persistem devido às altas de nitratos. como te disse o NarG, co2 não fertiliza, apenas acelera a velocidade com que as plantas gastam o fertilizante. compra dois SAEs que eles ajudam bastante a tratar disso (são os únicos algivoros conhecidos que tratam dessas algas) "Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina-lhe aquariofilia e à fome o matarás" o meu aquário
Just_me Publicado: Fevereiro 23, 2007 Publicado: Fevereiro 23, 2007 quanto tempo teem as lampadas? ferro a 0 normalmente indica carência de micros e/ou mau fertilizante de micros (em caso de fertilização correcta) as algas que já tens podes retirar manualmente ou atacar com água oxigenada (cuidado) devem deixar de aparecer quando mantiveres bons niveis de fertilizantes no aquario. começa com uma boa troca de agua e depois começa com micros e potássio Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
NarG Publicado: Fevereiro 23, 2007 Publicado: Fevereiro 23, 2007 Na minha ideia estás com os nitratos muito altos, o teu aquario está com carencia de potássio por isso as plantas não absorvem o fosfato e os nitratos, aconselho a fertilização com potassio mas antes da fertilização uma boa tpa para reduzir um bom bocado aos nitratos e fosfatos ... 240Lts Plantado
Recommended Posts