Recommended Posts

é verdade que as HQI são imbativeis a nivel de lummens e alcance em profundidade, mas será que com T5 ficamos muito limitados a nivel de corais?

 

é que por exemplo, li um artigo sobre anemonas que faziam simbiose com palhaços, apenas duas delas se podiam ter com lampadas fluorescentes, todas as outras tinham de ser obrigatoriamente com HQI.

alem das anemonas há mais algum tipo de animais que apenas se dê com HQI?

 

se é verdade este aspecto da iluminação para salgados, o que é que faz que as T5 sejam menos inicadas que as HQI para certos animais?

Editado por Esgalha
smflogo.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

em primeiro lugar, as t5 teem maior eficiencia energética do que as HQI, ou seja mais lumens/watt para o mesmo espectro.

a grande diferencia é a densidade de luz, ja que as HQI conseguem emitir mais luz num espaço menor, mas para as anemonas que normalmente são colocadas cá em baixo nao estou a ver o porque da necessidade das HQI... a nao ser pelo facto de como são fontesde luz mais ou menos pontuais, na parte teres diferentes niveis de iluminação num deslocamento horizontal ou vertical da anemona e portante teres mais graus de luminosidade no aquario.

 

quanto a so se darem com HQI, quanto a mim, quem fala de iluminação em aquarios ainda pouco percebe de iluminação quanto mais de iluminação num meio tão complexo como o da iluminação de aquarios.

 

a unica vantagem das HQI é precisamente a densidade de luz que emitem que com reflectores adequados permite colocar em cima de um aquario maior quantidade de iluminação do que seria possivel com T5. agora, diferenças de espectro que digam que com T5 nao podes manter anemonas...é treta.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok tkx :)

se alguma vez me mandar para um de água salgada vou para T5, mas vou ter fazer eu a minha calha, pq as que tenho visto n vao de acordo com as minhas necessidades.

 

quando falavam das HQI n se referiam ao espectro, mas que apenas as HQI consehuiam o grau de luminusidade que as anemonas precisavam. mas susponhoq ue seja possivel faze-lo com T5 tb, n sei.

 

 

obrigado :?

smflogo.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais