Recommended Posts

Publicado

Boas,

como tenho a 'parede' de fundo do aquário plantada, o fluxo de entrada da água vinda do filtro leva a que as plantas mais altas estejam constantemente a ser vergadas pela força da passagem da água.

Para resolver isto, estava a pensar em trocar a peça de entrada de água por um daqueles tubos com meia dúzia de furos, o que faria diminuir o fluxo da água. Paralelamente, o tubo seria colocado na parede lateral do lado oposto aquele onde é feita a entrada de água rumo ao filtro.

Vêem algum problema nesta ideia?

OB!

Publicado:
Olá.

Que filtro é que tens e qual é a litragem que faz?

Ps: Vi o teu aquário, é igual ao meu! :) Tamb+em retirei o filtro interno...

Fica Bem!

tenho um Hydor Prime 20. faz 600 l/h.

Publicado:

Boas...

Pelo que falas só estás a alterar a perda de carga à saída do filtro.

Isto é, a água sai em depressão do aqua para filtro. Daí é empurrada pela bomba de volta ao aquário. Essa bomba foi calculada para exercer uma determinada força para empurrar a água em altura (1m será!?) e debitar o caudal que falas (600 l/h).

O que eu quero dizer é, basta teres o filtro montado a apenas 60 cm e a bomba já tem folga, logo podes alterar a ponteira de saída que mesmo que altere a pressão, pode já estar compensada !

Tudo isto para te dizer que à partida não vais ter problema nenhum. :crazyeyes:

Mega abração,
ALLEN

Publicado:
Boas...

Pelo que falas só estás a alterar a perda de carga à saída do filtro.

Isto é, a água sai em depressão do aqua para filtro. Daí é empurrada pela bomba de volta ao aquário. Essa bomba foi calculada para exercer uma determinada força para empurrar a água em altura (1m será!?) e debitar o caudal que falas (600 l/h).

O que eu quero dizer é, basta teres o filtro montado a apenas 60 cm e a bomba já tem folga, logo podes alterar a ponteira de saída que mesmo que altere a pressão, pode já estar compensada !

Tudo isto para te dizer que à partida não vais ter problema nenhum. ;)

Estou impressionado! Tu deves ser engenheiro, não? :crazyeyes:

Eu também julgo que não deva haver problema mas achei melhor perguntar não fosse esta alteração causar algum problema ao filtro...

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!