tessifol Publicado Fevereiro 20, 2007 Publicado Fevereiro 20, 2007 Viva!!! Recentemente adquiri um aquario de aproximadamente 10 litros( uma pinga no oceano dos aquarios). Preenchi o seu fundo com cascalho previamente lavado e pus duas plantas (de plastico do super mercado cá da zona). Comprei 4 peixes (acho que sao os vulgares peixes dourados) e até hoje (ja la vao3 meses) esta tudo vivo e parece de boa saude. De quinze em quinze dias mudo aprox. metade da agua. o Aquario ja trazia um dispositivo com uma esponja que se poe dentro e que axigena a agua( perdoem qualquer nabice da minha parte). Gostaria de algumas dicas da vossa parte (dos profissionais) de como melhorar este "copito" de agua que tenho. Obrigado desde já A.G Citar
bernardosales Publicado: Fevereiro 20, 2007 Publicado: Fevereiro 20, 2007 Viva!!!Recentemente adquiri um aquario de aproximadamente 10 litros( uma pinga no oceano dos aquarios). Preenchi o seu fundo com cascalho previamente lavado e pus duas plantas (de plastico do super mercado cá da zona). Comprei 4 peixes (acho que sao os vulgares peixes dourados) e até hoje (ja la vao3 meses) esta tudo vivo e parece de boa saude. De quinze em quinze dias mudo aprox. metade da agua. o Aquario ja trazia um dispositivo com uma esponja que se poe dentro e que axigena a agua( perdoem qualquer nabice da minha parte). Gostaria de algumas dicas da vossa parte (dos profissionais) de como melhorar este "copito" de agua que tenho. Obrigado desde já A.G Olá.... olha eu também me sinto um amador, comparado com os aquarios de pessoas que já aqui vi, enfim... Eu proprio quando aqui vim, e mostrei o meu aquario recebi criticas queme teem ajudado muito. diz-me so uma coisa...pelo que escreveste o teu aqua é de agua fria ne? Citar
silver_fox Publicado: Fevereiro 20, 2007 Publicado: Fevereiro 20, 2007 bem, para começar, 10 litros para 4 peixes dourados é muito pouco. o oxigenador fazes bem em usar se não tiveres filtro (se for este o caso aconselhava-te a mudar a água mais frequentemente), se tiveres filtro basta que a saída do filtro agite um pouco a superfície da água Citar "Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina-lhe aquariofilia e à fome o matarás" o meu aquário
João Abóbora Publicado: Fevereiro 20, 2007 Publicado: Fevereiro 20, 2007 O maior problema que aí tens é este: Carassius Auratus (peixe de água fria) quando adulto. Se ficarem só com a cabeça dentro do aquário até ficam bem... Agora a sério, para o tamanho do aquário, tens de escolher especies que não cresçam acima dos 5cm e teres no maximo uns 5. Citar "Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."
tessifol Publicado: Fevereiro 20, 2007 Autor Publicado: Fevereiro 20, 2007 O maior problema que aí tens é este: Carassius Auratus (peixe de água fria) quando adulto. Se ficarem só com a cabeça dentro do aquário até ficam bem... Agora a sério, para o tamanho do aquário, tens de escolher especies que não cresçam acima dos 5cm e teres no maximo uns 5. Viva!!! Sim é um aquario de agua fria. Calma nao creio que no meu mini aquario atinja esse tamanho. O filtro ou oxigenador tem a forma de uma metade de garrafa com um pequeno gargalo por onde saem as bolhas de ar que agitam a agua. Dentro tem uma esponja e por debaixo da esponja tem uma data de pedrinhas pequenas no fundo. Aquario: Oxigenador/Filtro: Citar
bernardosales Publicado: Fevereiro 20, 2007 Publicado: Fevereiro 20, 2007 bem...num aqua de agua fria não há assim muitaaaa coisa com que se possa "brincar". se queres evoluir neste hobbie o conselho que te dou é que compres um aqua maiorzito de agua quente, e informa-te MUITO BEM antes de fazeres qualquer coisa. contudo se não nqueres ter muito trabalho com isto e tás satisfeito com o que tens, então, está tudo bem Citar
tessifol Publicado: Fevereiro 20, 2007 Autor Publicado: Fevereiro 20, 2007 bem...num aqua de agua fria não há assim muitaaaa coisa com que se possa "brincar". se queres evoluir neste hobbie o conselho que te dou é que compres um aqua maiorzito de agua quente, e informa-te MUITO BEM antes de fazeres qualquer coisa. contudo se não nqueres ter muito trabalho com isto e tás satisfeito com o que tens, então, está tudo bem Pois, este aqua foi so numa de matar a curiosidade. PAra evoluir para um de agua quente o investimento sera muito maior e tenhode investigar muito bem antes. Acho que o proximo passo sera comrpar um aqua maior e manter ainda agua fria. Depois de algum tempo quem sabe, mude para quente. Obrigado por toda a ajuda/dicas. A.G Citar
André Allen Publicado: Fevereiro 20, 2007 Publicado: Fevereiro 20, 2007 Boas AG, Há duas diferenças entre aquas de água fria e de água quente, que são: - o termostato; - a variedade de peixes; Quanto á litragem, 10L para 4 carpas é muito pouco. Na loja não te perguntaram onde as ias colocar ?? Atenção que as carpas que tens aí são bebés, uma amostra! Essas são primas da familia dos peixes dos lagos, lembras-te da ultima vez que viste um lago com peixes !?!? Do tamanho deles !? Pois é ! A verdade é que esses peixes são de água fria, e nesse caso tens toda a razão em continuar a manter água fria. Defendem que para essas espécies, e visto que são um pouco porcalhões, devem ter cerca de 30litros de água por peixe, o que x4 dá um aqua de 120 litros. Na minha opinião, o próximo passo é um aqua no minimo de 80 Litros, para os veres a crescer ! Ajudará colocar um filtro, uma vez mais para manter a boa qualidade da água. Acompanha o Forum na secção de vendas e consegues um aqua desses por um bom preço. O filtro, podes começar por um interno que custa cerca de 20 eur para essa litragem, ou então, e porque no futuro vai dar muito menos trabalho e demorará muito menos tempo na limpeza e manutenção, um filtro externo. Citar Mega abração,ALLEN
João Abóbora Publicado: Fevereiro 20, 2007 Publicado: Fevereiro 20, 2007 Tens razão não ficam daquele tamanho. Porque morrem antes... Não interessa o tamanho do aquario que o peixe vai sempre crescer. Agora se tem um crescimento saudavel isso já é outra coisa. Há alguns peixes interessantes que podes manter em água fria. E alguns se forem bem aclimatizados vivem normalmente em agua mais fria. Citar "Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."
tessifol Publicado: Fevereiro 20, 2007 Autor Publicado: Fevereiro 20, 2007 Tens razão não ficam daquele tamanho. Porque morrem antes... Não interessa o tamanho do aquario que o peixe vai sempre crescer. Agora se tem um crescimento saudavel isso já é outra coisa. Há alguns peixes interessantes que podes manter em água fria. E alguns se forem bem aclimatizados vivem normalmente em agua mais fria. Em relação ao crescimento dos peixes, não estou muito preocupado, se crescerem bastante tenho onde os por, num lago que um familiar proximo tem. Em relação ao morrerem, espero que tal nao aconteça, até porque, apesar de pouco perceber do assunto, tenho bastante cuidado na manutenção do aquario. Como já disse, faço mudanças de agua(50%) regularmente e mais ou menos mensalmente vazo e limpo todo o aquario. A água que utilizo não é da torneira, é de um furo e até agora os "bichos" estão-se a dar bem. Citar
Nuno Antunes Publicado: Fevereiro 20, 2007 Publicado: Fevereiro 20, 2007 e mais ou menos mensalmente vazo e limpo todo o aquario. Credo! manual de inicio na aquariofilia Citar Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
André Allen Publicado: Fevereiro 20, 2007 Publicado: Fevereiro 20, 2007 Boas... Mais uma ajuda para conheceres melhor os "bichos" !! http://www.aquahobby.com/gallery/b_carp.php Citar Mega abração,ALLEN
bernardosales Publicado: Fevereiro 20, 2007 Publicado: Fevereiro 20, 2007 mensalmente vazas o aquario?? uiiii isso é o que o pessoal espera para ter o ciclo completo lool Citar
tessifol Publicado: Fevereiro 21, 2007 Autor Publicado: Fevereiro 21, 2007 mensalmente vazas o aquario?? uiiii isso é o que o pessoal espera para ter o ciclo completo lool Calma, Vazo o aquario porque o filtro que tenho, e como podem ver na foto, é totalmente ineficaz. Tenho de juntar uns €€ e comprar um filtro externo. Citar
bernardosales Publicado: Fevereiro 21, 2007 Publicado: Fevereiro 21, 2007 Calma, Vazo o aquario porque o filtro que tenho, e como podem ver na foto, é totalmente ineficaz. Tenho de juntar uns €€ e comprar um filtro externo. isso que fazes num aqua de agua quente era o suficiente para que os peixes não te durassem mt tempo nao. já sabes, antes de partires para algo mais avançado, informa-te sempre antes Citar
Nuno Antunes Publicado: Fevereiro 22, 2007 Publicado: Fevereiro 22, 2007 Calma, Vazo o aquario porque o filtro que tenho, e como podem ver na foto, é totalmente ineficaz. Tenho de juntar uns €€ e comprar um filtro externo. Não acho que o filtro que tens, dada a dimensão do aquário seja ineficaz, o problema é que os peixes que tens aí sujam mesmo muito a água e todo o sistema que tens preparado não serve para peixes dessas dimensões. Aliás penso que não te será fácil encontrares um filtro externo para um aquário de 10l, são à partida todos demasiado potentes. O que não deves de forma alguma é vazar o aquário por completo para limpar, porque isso é muito stressante para os peixes, para já não falar nos estragos que provoca na colónia de bactérias, que apesar de pequena, terá as dimensões necessárias à dimensão do teu aquário. Citar Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
tessifol Publicado: Fevereiro 22, 2007 Autor Publicado: Fevereiro 22, 2007 Não acho que o filtro que tens, dada a dimensão do aquário seja ineficaz, o problema é que os peixes que tens aí sujam mesmo muito a água e todo o sistema que tens preparado não serve para peixes dessas dimensões. Aliás penso que não te será fácil encontrares um filtro externo para um aquário de 10l, são à partida todos demasiado potentes.O que não deves de forma alguma é vazar o aquário por completo para limpar, porque isso é muito stressante para os peixes, para já não falar nos estragos que provoca na colónia de bactérias, que apesar de pequena, terá as dimensões necessárias à dimensão do teu aquário. OK.Obrigado pelas dicas. Vou reduzir para 2peixes no aquario e deixar fazer o ciclo (vamos la a ver no que dá). Citar
josé mendonça Publicado: Fevereiro 22, 2007 Publicado: Fevereiro 22, 2007 olá! não vazes o aquario!!! muda 25 ou 30% da agua semanalmente, aspirando o fundo. com a capacidade do teu, isso nao dá trabalho nenhum... o filtro, sim! esse pode ser lavado com agua do aquario, sempre que estiver a debitar menos, porque é sinal de saturação. Citar 5 nanos travelling - fotos de viagem a piece of nature at home oeiras & environs daily photo
Recommended Posts