PedroQM Publicado Fevereiro 19, 2007 Publicado Fevereiro 19, 2007 (editado) Olá!! Tenho um aquário 80x30x45 (CxLxA) e queira saber que luz usar para plantas e ao mesmo tempo que seja boa para peixes. O aquário é um aquatlantis que já traz uma lâmpada de 18w (só tem espaço para uma). É pouco, não é? Mas a verdade é que a aquário está bastante bem iluminado. O uso de CO2 é necessário? Cumps. Editado Fevereiro 19, 2007 por PedroQM Citar
bernardosales Publicado: Fevereiro 19, 2007 Publicado: Fevereiro 19, 2007 Olá!! Tenho um aquário 80x30x45 (CxLxA) e queira saber que luz usar para plantas e ao mesmo tempo que seja boa para peixes. O aquário é um aquatlantis que já traz uma lâmpada de 18w (só tem espaço para uma). É pouco, não é? Mas a verdade é que a aquário está bastante bem iluminado. O uso de CO2 é necessário? Cumps. conforme as plantas que tiveres é que o co2 é necessario ou não, há plantas que consegues ter mm sem ter co2, contudo há outras que não. quanto a iluminação é a mm historia, há plantas que precisam de mais outras de menos, contudo digo-te já que para um aqua de 100l como o teu, 18w é muito pouco mesmo Citar
CL Publicado: Fevereiro 19, 2007 Publicado: Fevereiro 19, 2007 conforme as plantas que tiveres é que o co2 é necessario ou não, há plantas que consegues ter mm sem ter co2, contudo há outras que não. quanto a iluminação é a mm historia, há plantas que precisam de mais outras de menos, contudo digo-te já que para um aqua de 100l como o teu, 18w é muito pouco mesmo boas Convém sempre ter o CO2 sempre ajuda, mas mesmo q nao aumentes por agora o Iluminação podes colocar umas quantas plantas que nao precisam de muita luz como as Anubias, fetos, as valisnérias e o musgo. Citar
Bernardo Gordo Publicado: Fevereiro 22, 2007 Publicado: Fevereiro 22, 2007 Não concordo. Co2 não é preciso sempre, e neste caso, não deve mesmo ser usado. As plantas só aproveitam o Co2 quando têm luz suficiente, e neste caso, como não tem luz suficiente, a injecção de Dióxido de Carbono no aquário só ia ter um fim, o aproveitamento por parte das algas e não pelas plantas. Só quando aumentares a iluminação para mais de 0,5W/l é que começa a ser preciso usar co2 no aquário, por isso aconselho-te a não usares por agora, falo por experiencia própria! Quanto a plantas e mesmo sem luz e co2, tens sempre os musgos, musgo de java, christmas e outros, tens também os fetos de java, as anúbias, as cryptos(algumas), e por aí te ficas. Mais que isto não há nada. Mas põe um tópico no "procura" que rápidamente te disponibilizam umas plantas dessas. Espero ter ajudado, Bernardo. Citar Ex - bErNaX Aquascaping - "Mato d'Alter" http://i29.photobucket.com/albums/c283/bErNaX/bfbet.jpg Faz um Click na Foto p'ra ver o Tópico
jose antonio Publicado: Fevereiro 22, 2007 Publicado: Fevereiro 22, 2007 Perfeito bernardo estás a ficar mestre. Saudações Jose Antonio Citar
PedroQM Publicado: Fevereiro 22, 2007 Autor Publicado: Fevereiro 22, 2007 Obrigado pelas ajudas pessoal. vou tomar cuidados. Cumps. Citar
Karla Publicado: Fevereiro 27, 2007 Publicado: Fevereiro 27, 2007 Olá! Para teres uma ideia das plantas que podes colocar tendo pouca iluminação, podes ir ao site da Tropica. http://www.tropica.com/default.asp Fazes um "Advanced Search" e seleccionas "Low/Very Low", e vão aparecer todas as especies que podem ser utilizadas em aquários com baixa luz. Foi isto que fiz, porque infelizemente ainda não tive possibilidade de aumentar os Watts da minha calha, e posso te dizer que resultou. Das que apareceram escohi as k mais gostei e lá estão elas, todas de perfeita saude. Eu adiciono-lhes fertilizantes liquidos e tenho substrato fértil por debaixo do areão, que tb ajuda. Citar
ohxuxa Publicado: Março 1, 2007 Publicado: Março 1, 2007 Não concordo. Co2 não é preciso sempre, e neste caso, não deve mesmo ser usado. As plantas só aproveitam o Co2 quando têm luz suficiente, e neste caso, como não tem luz suficiente, a injecção de Dióxido de Carbono no aquário só ia ter um fim, o aproveitamento por parte das algas e não pelas plantas. Só quando aumentares a iluminação para mais de 0,5W/l é que começa a ser preciso usar co2 no aquário, por isso aconselho-te a não usares por agora, falo por experiencia própria! Quanto a plantas e mesmo sem luz e co2, tens sempre os musgos, musgo de java, christmas e outros, tens também os fetos de java, as anúbias, as cryptos(algumas), e por aí te ficas. Mais que isto não há nada. Mas põe um tópico no "procura" que rápidamente te disponibilizam umas plantas dessas. Espero ter ajudado, Bernardo. Discordo, pelo que sei as plantas na fotossintese usam o dioxido de carbono para melhor absorverem a luz, o que faz com que com menos luz seja mais fácil para elas fazer a fotossintese com CO2. O CO2 ajuda na absorçao de luz e nao o contrário Citar
Luís Fortunato Publicado: Março 2, 2007 Publicado: Março 2, 2007 Olá. Discordo, pelo que sei as plantas na fotossintese usam o dioxido de carbono para melhor absorverem a luz, o que faz com que com menos luz seja mais fácil para elas fazer a fotossintese com CO2. O CO2 ajuda na absorçao de luz e nao o contrário Podes explicar melhor? Principalmente a última frase... Obrigado desde já (sim... que isto agora é preciso ser muito bem educado). Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
ohxuxa Publicado: Março 2, 2007 Publicado: Março 2, 2007 Tanto quanto sei e fui agora confirmar na wikipedia, as plantas usam o dióxido de carbono para absorverem a luz pelos cloroplastos, logo quanto maior o CO2 mais elas aproveitam a luz que lhes damos. Assim parece-me lógico que se temos uma iluminação fraca devemos colocar CO2 para que elas aproveitem melhor essa iluminação. A relação que tinha sido feita antes, em que as plantas usavam tanto mais o CO2 quanto mais luz tivessem parece-me errada, elas usam-no tanto menos quanto mais luz tiverem, porque é o CO2 que as ajuda a melhor absorver a luz. É a minha forma de ver as coisas com o que sei mas posso estar errado. Citar
Vasco Ferreira Publicado: Março 2, 2007 Publicado: Março 2, 2007 Tanto quanto sei e fui agora confirmar na wikipedia, as plantas usam o dióxido de carbono para absorverem a luz pelos cloroplastos, logo quanto maior o CO2 mais elas aproveitam a luz que lhes damos. Assim parece-me lógico que se temos uma iluminação fraca devemos colocar CO2 para que elas aproveitem melhor essa iluminação. A relação que tinha sido feita antes, em que as plantas usavam tanto mais o CO2 quanto mais luz tivessem parece-me errada, elas usam-no tanto menos quanto mais luz tiverem, porque é o CO2 que as ajuda a melhor absorver a luz. É a minha forma de ver as coisas com o que sei mas posso estar errado. Não é bem assim...pensa na fotossintese com um bolo em que a luz e o CO2 são dois dos ingredientes principais, ou seja a fotossintese será sp limitada por falta de qq um dos "ingredientes"... Podes ter a luz que quiseres mas se não existir CO2 suficiente a taxa de fotossintese fica ao ao nivel que o CO2 permite. Do mesmo modo podes ter elevadas quantidades de CO2 mas se n tiveres luz suficiente a fotossintese será limitada pelo nivel de iluminação. Abraços Citar ----------------- Ptuga --------------- The Green One; Uma espécie de aquascaping; Cornucópia Verde; Entropia Verde; O Reino da Muralha
Luís Fortunato Publicado: Março 2, 2007 Publicado: Março 2, 2007 Olá. Não é bem assim...pensa na fotossintese com um bolo em que a luz e o CO2 são dois dos ingredientes principais, ou seja a fotossintese será sp limitada por falta de qq um dos "ingredientes"... Podes ter a luz que quiseres mas se não existir CO2 suficiente a taxa de fotossintese fica ao ao nivel que o CO2 permite. Do mesmo modo podes ter elevadas quantidades de CO2 mas se n tiveres luz suficiente a fotossintese será limitada pelo nivel de iluminação. Espectáculo... Além do mais que estavam a falar em absorver luz... elas absorvem a luz à vontade, podem é não aproveitar a energia. Sem contar que na Fotossíntese (propriamente dita, na fase em que é necessária luz) o CO2 não intervém. Este último só aparece no Ciclo de Fixação de Carbono (Calvin). Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Bernardo Gordo Publicado: Março 3, 2007 Publicado: Março 3, 2007 E o que vai contar realmente é a energia que ela não consegue armazenar, que iria fazê-la crescer de noite.... Mas essa do bolo está muito explicita, e realmente acho que é isso exactamente, o que se passa com as plantas.Simples e objectiva! Abraço BG Citar Ex - bErNaX Aquascaping - "Mato d'Alter" http://i29.photobucket.com/albums/c283/bErNaX/bfbet.jpg Faz um Click na Foto p'ra ver o Tópico
Recommended Posts