Recommended Posts

Publicado

:) esta mensagem é dirigida a todos os membros deste Forúm,para que dêm o vosso parecer sobre o que se passou ,ontem com um disco de raça ROYAL-não já há nada a fazer ,pois o disco já morreu, no entanto só queria compreender o que se terá passado com o peixe,e que futuramente possamos salvar discos com os mesmo sintomas.Passo a transcrever: Ontem sexta -feira ,como todos os dias dou de comer aos discos por volta das 14h e ontem tb. foi assim,dei-lhe flocos e granulado, e todos comeram ,voltei as costas e fui almoçar,não notei nada de anormal no disco.Da parte da tarde fui trabalhar e regresssei a casa por volta da 00,00 h,quando a minha esposa me veio dizer que tinha um disco doente,pois tinha os olhos inchados e com um película transparente,fui ver e qual não é o meu espanto: & ; ;nbs p; & ; ;nbs p; & ; ;nbs p;

a)-de facto o peixe tinha os olhos inchados(salientes).

b)tinha perdido prácticamente aqula cor viva (estava sem brilho),estava baça.Mas havia um pouco de pele que tinha a cor normal.

c)falta de equilbrio,o pouco que nadava era de lado,outras vezes chocando contra os objectos do aquário.

d)barbatanas um pouco amareladas

e)Hoje sábado fiz os testes à água e estao bons,-ph,nitritos,amó.Quando cheguei vi logo que o peixe não tinha salvação.Ainda o meti num aqu. hosp. para descarrego de consciência,por volta das 03,00 h da manha estava morto.De manha reparei que tinha 1 ou 2 manchas brancas no corpo e estava todo sem cor.Tenho fotos ,vou tentar enviar com a mensagem.Falem agora os mais velhos.Eu por mim digo que foi bactéria,fungo .............Não faço ideia.Os mais experientes que digam.Vou meter este tópico noutros Fóruns. Desejo de um bom Carnaval

Um abraço

Corvo

Pic_11013_13.jpg

Pic_11013_14.jpg

Pic_11013_16.jpg

www.megagaleria.com/pictures/Pic_11013_17.jpg

Publicado: (editado)

:)

Reparas-te se tinha o ventre inchado? Dás comida congelada? Tamanho do rapaz? Dava-lhe arranques subitos?

Parasita externo não :)

:cry:Boas Duarte, nao ,nao tinha o ventre inchado.Tb. nao dava arranques ,o que eu reparei é que este disco tinha estado em Flagyl,por altura do natal(15 dias)e quando o voltei a pôr no aquario principal era uma autentica fera-antes e ate ontem era o rei do aquario ,mas é normal entre discos se baterem pelo território.Se quiseres saber mais alguma coisa estou há disposição.

abraço

Corvo

P.S- muito pouca comida congelada,há volta de 13cm.idade +/-14 meses

Comprei ao Pedro -AGUA-VIVA

Editado por corvo
Publicado:

:):):P

Discu de 13 cm não pode morrer assim tão rápido, alguma coisa estranha se passou e te escapou à tua observação.

Caiu algum insecto, centopeia ou outro na água ...... ou então alguma obstipação grave..... parasita externo só mata assim discus bebés.

:mrgreen: Duarte ,como estás?Em relaçao ao peixe estou de acordo contigo,um peixe deste não morre assim.Como disse joguei comida para o aquário ,vi que estavam a comer e voltei as costas e fui almoçar.Em relação a ter caido algum bicho dentro de água ????????????????, sei no entanto que deixo o aquário quase sempre com a tampa um pouco aberta (10cm) para a evaporação da água.Em relação a algum caso de obstipação grave ,recordo que este peixe logo quando o comprei há cerca de 1 ano à do Pedro(Agua-Viva),passado 1 mês de o ter em casa ,comecei a vê-lo na vertical,várias vezes ,falei com o Pedro e ele disse-me que era prisão de ventre ,para alterar a alimentaçao e dar-lhe pouco comer(assim fiz e tudo voltou ao nornal).Por isso não acredito que fosse obstipação,pois nunca vi estes sintomas.Duarte espero que te tenha elucidado,caso quieras fazer mais alguma perg. estou à disposição.

Um abraço

Corvo

Editado por corvo
Publicado:

eu ponho a hipotese de ter sido alguma infecçao bacteriana a nivil digestivo e intestinal, causado por algum flagelado ou verme(cestodos) , em primeira instancia , fizeste bem ter atacado com flagyl para tentar combater os flagelados e evitar infecçao , e depois o passo a seguir seria uns dias depois do flagyl atacar com praziquantel( Sera Treamazol, ou comprimidos tenil-vet , droncit), mas no teu caso já foste tarde pois a infecçao já poderia estar num estado avançado, e sem hipotese de cura.

Esta é apenas uma hipotese..... mas há outras, como Hidropisia, etc, etc......

espero ter contribuido

Obrigado

Joao Costa

DBDportugal.gif

Publicado:

a minha opinião vale o que vale, pois sou um amador e de biologia percebo muito pouco, por isso n deve ser levada como certa. São só suposições.

antes demais os sintomas na pele e nos olhos sao consistentes com ataques bacterianos ou possivelmente fungicos, mas quase de certeza bacterianos.

no entanto, esse tipo de infecções costumam ser secundarias, aparecendo apenas devido a uma qualquer causa primária que enfraquece o sistema imunulogicos dos animais, causa essa que deverá ter prioridade no diagnóstico e tratamento. É escusado estar a tratar os problemas que apareceram em função da primeira doença, se n tratarmos a doença principal.

é dificil ter a certeza do que poderá ter sido a causa principal sem ter mais nada em que nos basearmos, pois a partir dos unicos sintomas que descreves pode ser qualquer coisa, desde o comum hexamita/spitonucleus que toda a gente que tem discus conhece, até parasitismo provocado por nematodes ou bacterias ou virus.

se analisarmos a situação o que e que temos?

peixe normal, umas horas depois começa a apresentar as infecções secundárias como o inchaço nos olhos e a palidez na pele e por fim morte.

Foi desparasitado á pouco tempo, encontrava-se (pelas fotos parece) bem alimentado e sem lesões ou feridas. pelo que tu dizes alimentava-se bem e era territorial.

para chegarmos ao fundo deste problema, o segredo tem de estar na rapidez com que a doença evoluiu.

Deves partir dai para fazer a tua pesquisa, pois são raras as doenças que apresentam sintomas e matam em questão de horas.

se chegares a alguma conclusão, avisa.

se encontrar alguma coisa volto a comunicar

smflogo.gif
Publicado:

:2gunfire: boas João deves estar a fazer confusão,pois o peixe teve flagelos lá por a altura do Natal,actualmente já se encontrava bem.Eu até estava a ter problemas com este disco ,no aquário(nº2) pois era o terror do aquário,picava num ,picava noutro,mas quando havia comida é que não deixava ninguém comer ,nem sossegado.Talvez 2,3 dias antes de se suceder o que se passou comecei a notá-lo um pouco mais sociável ,,talvez fosse o inicio da doença,mas o peixe comia bem.Em relação aos medicamentos que referis-te tenho tudo em casa. Obrigado pelo comentário :D

Esqalha,Em relação à tua conversa não vou acescentar mais nada,que mais posso dizer??????Os criadores,os lojistas,este pessoal é que podem uma opinião mais defenitiva sobre o assunto!

Um abraço aos dois

Corvo

Publicado:
:2gunfire: boas João deves estar a fazer confusão,pois o peixe teve flagelos lá por a altura do Natal,actualmente já se encontrava bem.Eu até estava a ter problemas com este disco ,no aquário(nº2) pois era o terror do aquário,picava num ,picava noutro,mas quando havia comida é que não deixava ninguém comer ,nem sossegado.Talvez 2,3 dias antes de se suceder o que se passou comecei a notá-lo um pouco mais sociável ,,talvez fosse o inicio da doença,mas o peixe comia bem.Em relação aos medicamentos que referis-te tenho tudo em casa. Obrigado pelo comentário ;)

Esqalha,Em relação à tua conversa não vou acescentar mais nada,que mais posso dizer??????Os criadores,os lojistas,este pessoal é que podem uma opinião mais defenitiva sobre o assunto!

Um abraço aos dois

Corvo

neste caso acho que nem os utilizadores nem os logistas nem os cridores te safam.

a unica maneira de ter certezas era autopsiar o peixe e mandar para analise. A observação dos sintomas externos so nos levam até certo ponto a partir dai torna-se muito dificil... acho que so um ictiologo é que te safava agora :D

numa pre pesqusia consegui isolar a tuberculose (mycobacterium) como hipotese, mas faltam sintomas para ser decisvio.

sintomas que encaixam: capacidade de nadar muito diminuida; demora 6 semanas a incubar, por isso demora a apresentar sintomas rapidamente visiveis e quando os apresenta geralmente é tarde; exophtalmia(olhos inchados); "olhos embaciados" (a tal pelicula uqe tu falavas); descoloração; infenções secundarias; manchas na pele devido a ulceras ou irritações;

sintomas que n existiram e deviam ter existido para tirar as duvidas: falta de apetite; apatia; peixe ficar no fundo o escondido; respiração rapida; ventre inchado.

o que me continua a fazer confusão foi mesmo a rapidez com que a doença evoluiu e matou o peixe... n sei se essa parte encaixa ou n no diagnostico de tuberculose, pq n encontro anda acerca disso.

no que diz respeito a parasitas, quer internos ou externos, n encontro nenhum que seja capaz de matar um peixe numa questao de horas, mas n quer dizer que n existam.

talvez um virus ou uma bacteria maluca qualquer, n sei.

acho que n vou conseguir melhor do que isto :D

se conhecer algum veterinario e ainda tiveres o peixe n era ma ideia mandar fazer umas analises, se quiseres realmente saber o que se passou.

smflogo.gif

[ help Boas esqalha ,como passas?Em relação ao teu parecer estou 100% de acordo contigo.Em relação a ter aberto o peixe,e ter visto se havia algo estranho por dentro,já bastou ver o anjmal a debater-se contra a morte.De manhã,quando me levantei fui fazer uma cova no quintal e enterrá-lo(não fosse algum gato almoçar ume refeição de 45 euros).Por isso não há hipótese de se fazer autópsia ao peixe.E sabes que isto na provincia não é como nos centros grandes,aí há de tudo um pouco.Tenho um amigo brasileiro aquando da morte de um disco seu,mandou perg. o preço a um lab. para tentarem saber a causa da morte do peixe,diz ele :tinha que vender um rim para pagar a despesa.Obrigado pela pesquisa,só assim se consegue algo.Quando falei que os criadores e lojistas podiam dar uma opinião foi pelo motivo de eles lidarem todos os dias com muitos discos e já se podia ter passado algo semelhante com algum disco deles!Vê-se na foto de o peixe já morto uma ligeira altura no estômago do peixe ,mas isso foi depois de estar cerca de 8 h no aqu. hosp. já sem vida,possilv. ja estava um pouco inchado. Se quiseres prg. algo estou à disposição.

Um abraço :)

Corvo

Editado por corvo
Publicado:

pois, calculo que uma analise dessas n seja barato, mas n precisavas de fazer tu a autopsia . levavas a um vet que ele tratava disso e mandava para testes, mas isso sia muito caro.

o problmea de ficares sem saber o que é, ainda por cima uma coisa tao estranha, é nao saberes se é contagiosa, pq se os teus outros discus estiverem infectados.

o unico concelho que tenho mais para te dar e andares com muita atenção aos que ainda estao vivos a ver se aparece mais alguma coisa estranha nalgum deles :crazyeyes:

smflogo.gif
Publicado:

:) É isso mesmo Esgalha,concerteza que tenho estado com um olho no burro outro no cigano,ainda mais que fui a Sines e comprei 7 discos, e o meu colega comprou 10 tb. ao Miguel Pereira,pessoa que até á há data não conhecia ,mas pareceu-me bom tipo e os discos que lhe comprámos até ao momento estão impecáveis (até recomendo).Claro que agora tenho que andar sempre a reparar,não vão adoecer.Diz-me aonde é que se compram discos a 5 euros??????De tamanho 5,6cm.Actualmente tenho 6 discos adultos e 7 pequenos.

Obrigado por teres pesquisado e pela tentativa de se chegar a alguma conclusão em relação ao peixe,infelizmente tornou-se impossivel.

Um abraço,bom Carnaval

Corvo