PedroQM Publicado Fevereiro 17, 2007 Publicado Fevereiro 17, 2007 (editado) Olá a todos! Tenho andado a pensar em montar um aquário e acho q vou concretizar esta minha ideia. Já tive peixes de água doce fria e quente e acho q vou voltar aos de água quente, mas desta vez, como vou ser eu o total responsável por ele, tenho andado a informar-me bem antes de comprar pois não pretendo ter peixes apenas para dizer q os tenhos. Quero tratar e cuidar bem deles. Já li os vários conselhos e manuais de iniciação e agora queria saber mais pormenorizadamente que marcas e modelos de equipamentos aconselham (filtros - silencioso pf!!!!! -, termómetros, termostatos, etc), pois não quero comprar coisas que funcionam mal, que se estraguem facilmente, que sejam defeituosa. Também não quero comprar o mais caro que há, mas quero comprar bom! E tenho a noção que a qualidade tem preço. Vou segunda-feira comprar um aquário 60x30x40 ou 80x30x40.. Possivelmente uma medida diferente mas não longe disto. Toda a ajuda antes de segunda era bem-vinda Se acharem que há coisas que deva ter em conta que ainda n tenha lido (que tenham adquirido de experiência própria, por ex) q eu deva saber, agradeço Cumprimentos. Editado Fevereiro 17, 2007 por PedroQM Citar
Godlike Publicado: Fevereiro 17, 2007 Publicado: Fevereiro 17, 2007 Olá a todos! Tenho andado a pensar em montar um aquário e acho q vou concretizar esta minha ideia. Já tive peixes de água doce fria e quente e acho q vou voltar aos de água quente, mas desta vez, como vou ser eu o total responsável por ele, tenho andado a informar-me bem antes de comprar pois não pretendo ter peixes apenas para dizer q os tenhos. Quero tratar e cuidar bem deles. Já li os vários conselhos e manuais de iniciação e agora queria saber mais pormenorizadamente que marcas e modelos de equipamentos aconselham (filtros - silencioso pf!!!!! -, termómetros, termostatos, etc), pois não quero comprar coisas que funcionam mal, que se estraguem facilmente, que sejam defeituosa. Também não quero comprar o mais caro que há, mas quero comprar bom! E tenho a noção que a qualidade tem preço. Vou segunda-feira comprar um aquário 60x30x40 ou 80x30x40.. Possivelmente uma medida diferente mas não longe disto. Toda a ajuda antes de segunda era bem-vinda Se acharem que há coisas que deva ter em conta que ainda n tenha lido (que tenham adquirido de experiência própria, por ex) q eu deva saber, agradeço Cumprimentos. Boas! Em primeiro bem vindo a este forum e desejar boa sorte para o teu aqua.. Em relação ao aqua aconselho fortemente q compres o de 80x30x40 ou superior (depende do orçamento de cada 1 né) pois se este hobby tb te afectar passado pouco tempo vais querer logo outro maior.. assim com o de 80cm pode ser q esse desejo aguente mais algum tempo em relação ao filtro... existe varias marcas boas mas eu recomendo 1 igual ao meu... q é 1 filtro exterior EHEIM 2213, penso q consegues comprar nas lojas por 80€. É mt silencioso (tenho o meu aqua no quarto e nao o oiço) filtra mt melhor em relaçao aos filtros internos.. ganhas espaço no interior do aqua pq nao precisas de ter a caixa do filtro, a manutenção e mt simples. etc termostato axo q 1 de 100wts xega visto o aqua nao ter + de 100Lts mas era preferivel 1 de 150wts (a diferença de preços é mt pouco) pq se comprares esse filtro q mencionei o de 100wts nao consegues ter temperaturas acima dos 25º (aconteceu comigo) devido ao filtro externo. cumps!!! Citar Cumps
PedroQM Publicado: Fevereiro 18, 2007 Autor Publicado: Fevereiro 18, 2007 (editado) Obrigado pela resposta Entretanto lembrei-me de outras coisas: Já vi por aí garrafas de Co2. Para que servem? São essenciais? Quanto ao filtro, o que é isso da filtragem biológica? Esse Eheim faz isso? (desculpem-me a ignorância) Já li que há aquários de vidro e de acrílico. Qual o melhor? Quanto ao termostato, é melhor o típico cilíndrico dentro dum tubo de vidro ou uns que li q se põem por baixo da areia? E quanto o iluminação? Que sugerem? Cumps Editado Fevereiro 18, 2007 por PedroQM Citar
André Allen Publicado: Fevereiro 21, 2007 Publicado: Fevereiro 21, 2007 Boas Pedro ! Antes de mais, gostaria de sublinhar que concordo com o Godlike na questão do tamanho do aqua, nas medidas que falas vai para o de 80x30x40 (96 litros). Relativamente às tuas questões: - Já vi por aí garrafas de Co2. Para que servem? São essenciais? Servem para proporcionar CO2 às plantas. A não ser que queiras fazer um plantado demasiado exigente não é obrigatório. Quem tem, nota a diferença na flora. De salientar que também baixa o pH à água. - Quanto ao filtro, o que é isso da filtragem biológica? Esse Eheim faz isso? (desculpem-me a ignorância) Se optares, e bem, por um filtro externo, para realizares a filtragem biológica (quimica e mecânica) depende do que colocas dentro do balde do filtro. - Já li que há aquários de vidro e de acrílico. Qual o melhor? Eu voto no vidro. Um pouco mais caro, mas é mais dificil de riscar ! - Quanto ao termostato, é melhor o típico cilíndrico dentro dum tubo de vidro ou uns que li q se põem por baixo da areia? O cilindro dá para montar colado ao vidro, como para enterrar no areão. Embora eu prefira montá-lo no vidro, pois fica mais sensível às mudanças de temperatura, enquanto que se o enterrares no areão, ele vai aquecer o areão e só depois a água. E quanto o iluminação? Que sugerem? - Mais uma vez, depende do que queres. É para um plantado ?? Ou só para ver os peixes e ter algumas plantas com baixa necessidade de iluminação ! Citar Mega abração,ALLEN
Recommended Posts