bernardosales Publicado Fevereiro 17, 2007 Publicado Fevereiro 17, 2007 Pessoal, para um pequeno aquario de cerca de 35l, quantos W de iluminação recomendam? Citar
Murkas Publicado: Fevereiro 17, 2007 Publicado: Fevereiro 17, 2007 Pessoal, para um pequeno aquario de cerca de 35l, quantos W de iluminação recomendam? que tipo de plantas queres por? deduzo que seja um plantado certo? tens CO2? Abraço Citar A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!
Bernardo Gordo Publicado: Fevereiro 22, 2007 Publicado: Fevereiro 22, 2007 Olá Bernardo! Olha, eu acho que para teres todas as plantas que quiseres, aconselhava-te uma PLL de 36W. É o ideal mesmo. Tenta encontrar calhas com essa lampada ou faz tu uma! Abraço Citar Ex - bErNaX Aquascaping - "Mato d'Alter" http://i29.photobucket.com/albums/c283/bErNaX/bfbet.jpg Faz um Click na Foto p'ra ver o Tópico
bernardosales Publicado: Fevereiro 22, 2007 Autor Publicado: Fevereiro 22, 2007 Olá Bernardo! Olha, eu acho que para teres todas as plantas que quiseres, aconselhava-te uma PLL de 36W. É o ideal mesmo. Tenta encontrar calhas com essa lampada ou faz tu uma! Abraço sim é um plantado, e na altura que mudar a iluminação sim já vou ter co2. eu neste momento tenho uma de 15w, e a calha o maximo que aguenta..é 15w. infelizmente eu não percebo nada e não sei fazer uma, mas acham que se tiver uma de 15w (isto é 0.5w/l) já da para ter a maior parte das plantas (incluindo as de cobrem o chao)? Citar
Murkas Publicado: Fevereiro 22, 2007 Publicado: Fevereiro 22, 2007 (editado) sim é um plantado, e na altura que mudar a iluminação sim já vou ter co2. eu neste momento tenho uma de 15w, e a calha o maximo que aguenta..é 15w. infelizmente eu não percebo nada e não sei fazer uma, mas acham que se tiver uma de 15w (isto é 0.5w/l) já da para ter a maior parte das plantas (incluindo as de cobrem o chao)? Para plantas rasteiras o ideal é teres 1W\l (como referiu o BernardoGordo), mas com uma iluminação desta ordem é conveniente teres CO2 (o que é o teu caso) e aconselho-te tambem a leres umas coisitas sobre fertilizantes NPK e suas carencias e arranjares os mesmos separadamente, assim como um bom fertilizante de micros... A calha que tens provavelmente dá para alterar para uma lampada PLL ou duas T8, mete aí umas fotos da calha e as medidas para o pessoal te poder ajudar. PS-uma espreitadela no topico de DIY é capaz de ajudar Abraço Editado Fevereiro 22, 2007 por Murkas Citar A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!
bernardosales Publicado: Fevereiro 23, 2007 Autor Publicado: Fevereiro 23, 2007 boas... é assim, a calha é igualzinha a de um membro que esta a vender aqui no forum, é igual a esta: http://aquariofilia.aloj.net/forum/index.php?showtopic=58404 não percebo nada de electricidade, e não sei se posso fazer alguma coisa daquilo, se o melhor será comprar uma nova Citar
Murkas Publicado: Fevereiro 23, 2007 Publicado: Fevereiro 23, 2007 boas... é assim, a calha é igualzinha a de um membro que esta a vender aqui no forum, é igual a esta: http://aquariofilia.aloj.net/forum/index.php?showtopic=58404 não percebo nada de electricidade, e não sei se posso fazer alguma coisa daquilo, se o melhor será comprar uma nova Boas, no mínimo uma PLL deve dar para meter... (se precisares de ajuda na parte eléctrica posso dar-te uma ajudinha, és de cascais não é? se quiseres manda MP) Tens sempre a hipótese de comprar mas sai-te mais caro... Abraço Citar A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!
bernardosales Publicado: Fevereiro 24, 2007 Autor Publicado: Fevereiro 24, 2007 (editado) desculpa a minha ignorancia...mas o que é uma PLL? Editado Fevereiro 24, 2007 por bernardosales Citar
Luís Fortunato Publicado: Fevereiro 24, 2007 Publicado: Fevereiro 24, 2007 Power Linear Lamp, se não me engano... É o nome que a Philips dá às lâmpadas de casquilho 2G11. A Osram chama-lhes Dulux L. Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
bernardosales Publicado: Fevereiro 24, 2007 Autor Publicado: Fevereiro 24, 2007 (editado) bem, depreendo que essas lampadas tenham um encaixe difrente as que normalmente se tem certo? Editado Fevereiro 24, 2007 por bernardosales Citar
Luís Fortunato Publicado: Fevereiro 24, 2007 Publicado: Fevereiro 24, 2007 O que é uma lâmpada normal para ti? Há muitos (dezenas) de casquilhos para lâmpadas fluorescentes... Um casquilho 2G11 é assim: E as lâmpadas assim: Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
bernardosales Publicado: Fevereiro 24, 2007 Autor Publicado: Fevereiro 24, 2007 amanhã vou tentar falar com uma pessoa que percebe disto, e levo-lhe a calha e dps logo vejo o que se pode fazer, se consegue-se por a PLL, ou se existe outra solução, mas muito obrigado pela vossa ajuda que foi bastante importante Citar
Luís Fortunato Publicado: Fevereiro 24, 2007 Publicado: Fevereiro 24, 2007 Olá. amanhã vou tentar falar com uma pessoa que percebe disto, e levo-lhe a calha e dps logo vejo o que se pode fazer, se consegue-se por a PLL, ou se existe outra solução, mas muito obrigado pela vossa ajuda que foi bastante importante Se quiseres poupo-te trabalho... Onde cabe uma T8 de 15W em comprimento cabe uma PLL de 36W de certeza: E aqui uma calha aquapor de 50 cm com uma lâmpada de 36W PLL, reflector e balastro electrónico lá dentro: Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
bernardosales Publicado: Fevereiro 24, 2007 Autor Publicado: Fevereiro 24, 2007 Elah... excelente!! É isto mesmo! Acho que vou imprimir as fotos e levo para mostrar +- aquilo que eu quero! Muito obrigado Luís! Citar
Recommended Posts