Mad_Biker Publicado Fevereiro 15, 2007 Publicado Fevereiro 15, 2007 Olá a todos. Estou com um problema grave. Recentemente adaptei uma botija de paintball e coloquei-a a fornecer co2 no meu aquário em substituição do velho sistema de fermentação que utilizei durante quase um ano. A fermentação no inverno com o frio é muito instável e por isso resolvi mudar. O PH manteve-se sempre nos 6.2 de algum tempo para cá, mas desde que introduzi o novo sistema está abaixo de 6 e fora da escala do teste por isso não consigo quantificar... O meu grande problema é que morreu o meu casal de ramirezi, 2 ottos e um pleco, a restantefauna está em perfeitas condições que são, 2 thomassi, 16 cardinais, 4 corys, 1 hancistro, 2 sae e um altispinosa. Não sei se foi coincidência mas desde que introduzi os novo sistema os que falei morreram mas agora os restantes estão bem. Tive cuidado ao inicio e fui aumentando a injecção com o tempo mas mesmo assim... Tenho 55l reais, 70w 10 horas por dia e um aquário densamente plantado, filtro DIY a 550l/h, fiz hoje uma muda de 40% com uma água com um ph de 7,5 para tentar ganhar algum efeito tampão mas ainda assim e depois de testar, o ph continua abaixo de 6. Aqui fica o setup do aquário. ph abaixo de 6(o teste não tem precisão para valores mais baixos) gh = 80 mg/l = 4.5dGH kh = 60 mg/l = 3.4dKH NO3=40 mg/l PO4 = 1 mg/l Fe = 0,5mg/l Valores tirados hoje depois de uma TPA de 40% O ph está super baixo e não sei o que fazer, estou a fornecer 2 bolhas por segundo de co2 num difusor da nutrafin, penso que menos que isto, estou como estava com o antigo sistema e penso que não é co2 a mais uma vez que os peixes não andam aflitos à superficie... ALguém me consegue ajudar??? Terá sido por isto que os peixes morreram? Abraços aquáticos. Citar Mad...Mad...Mad...
NarG Publicado: Fevereiro 16, 2007 Publicado: Fevereiro 16, 2007 Olá a todos. Estou com um problema grave. Recentemente adaptei uma botija de paintball e coloquei-a a fornecer co2 no meu aquário em substituição do velho sistema de fermentação que utilizei durante quase um ano. A fermentação no inverno com o frio é muito instável e por isso resolvi mudar. O PH manteve-se sempre nos 6.2 de algum tempo para cá, mas desde que introduzi o novo sistema está abaixo de 6 e fora da escala do teste por isso não consigo quantificar... O meu grande problema é que morreu o meu casal de ramirezi, 2 ottos e um pleco, a restantefauna está em perfeitas condições que são, 2 thomassi, 16 cardinais, 4 corys, 1 hancistro, 2 sae e um altispinosa. Não sei se foi coincidência mas desde que introduzi os novo sistema os que falei morreram mas agora os restantes estão bem. Tive cuidado ao inicio e fui aumentando a injecção com o tempo mas mesmo assim... Tenho 55l reais, 70w 10 horas por dia e um aquário densamente plantado, filtro DIY a 550l/h, fiz hoje uma muda de 40% com uma água com um ph de 7,5 para tentar ganhar algum efeito tampão mas ainda assim e depois de testar, o ph continua abaixo de 6. Aqui fica o setup do aquário. ph abaixo de 6(o teste não tem precisão para valores mais baixos) gh = 80 mg/l = 4.5dGH kh = 60 mg/l = 3.4dKH NO3=40 mg/l PO4 = 1 mg/l Fe = 0,5mg/l Valores tirados hoje depois de uma TPA de 40% O ph está super baixo e não sei o que fazer, estou a fornecer 2 bolhas por segundo de co2 num difusor da nutrafin, penso que menos que isto, estou como estava com o antigo sistema e penso que não é co2 a mais uma vez que os peixes não andam aflitos à superficie... ALguém me consegue ajudar??? Terá sido por isto que os peixes morreram? Abraços aquáticos. Pois acho que 2 bolhas por segundo é demais para um aquario com essa dimensão e com esse KH, das duas uma ou sobes o kh e muito ou baixas para 1 bolha por segundo ou 1 bolha de 2 em 2 segundos ... é de nao esquecer que a difusão do co2 com um difusor pressurizado é mais eficiente que a difusão por difusores diy com sistemas de co2 caseiros ... Citar 240Lts Plantado
GOLF_inho Publicado: Fevereiro 16, 2007 Publicado: Fevereiro 16, 2007 (editado) Partilho da opinião do Narg, excesso de introdução de CO2 para 55L Ou colocas plantas de crescimento rápido, ou reduzes substancialmente a introdução do CO2, penso e é empirica a quantidade sem testes, mas 1 bolha a cada 2" deve ser suficiente Cmpts Editado Fevereiro 16, 2007 por GOLF_inho Citar SeMpRe A aPrEnDeR Paul08
Mad_Biker Publicado: Fevereiro 16, 2007 Autor Publicado: Fevereiro 16, 2007 Olá a todos Desde já obrigado pelas vossas respostas. Eu tenho plantas de crescimento rápido e muitas mas mesmo assim é capaz de ser co2 a mais. Vou fazer o que disseram, subir o Kh e baixar a injecção, já agora, se introduzir bicarbonato de sódio para subir o kh, as plantas não se irão ressentir??? Obrigado por tudo, abraços aquáticos Citar Mad...Mad...Mad...
GOLF_inho Publicado: Fevereiro 16, 2007 Publicado: Fevereiro 16, 2007 Exprimenta uma pedra calcária ou uma/s conchas Mas o melhor mesmo é reduzires a injecção de CO2 Citar SeMpRe A aPrEnDeR Paul08
Mad_Biker Publicado: Fevereiro 16, 2007 Autor Publicado: Fevereiro 16, 2007 Exprimenta uma pedra calcária ou uma/s conchas Mas o melhor mesmo é reduzires a injecção de CO2 Isso só vai fazer súbir o Gh, tenho de subir mesmo é o Kh, é ele que é directamente proporcional ao Ph... Quanto à injecção, é o que tenho de fazer. Obrigado, abraços aquáticos. Citar Mad...Mad...Mad...
GOLF_inho Publicado: Fevereiro 16, 2007 Publicado: Fevereiro 16, 2007 Isso só vai fazer súbir o Gh, tenho de subir mesmo é o Kh, é ele que é directamente proporcional ao Ph... Quanto à injecção, é o que tenho de fazer. Obrigado, abraços aquáticos. .../...Existem nas lojas diversos acidificantes e alcalinizantes, porém mesmo com o uso destes produtos é muito difícil ajustar o pH, por que depois de algum tempo o pH tende a voltar aos valores antigos. Isto porque na maioria das vezes é ignorada a dureza carbonatada da água (KH). .../... Muitas vezes o KH (dureza carbonatada) é confundido com o GH (dureza geral). O GH refere-se à concentração de magnésio e cálcio dissolvidos na água. A relação do GH com o pH é muito pequena, mas ele é importante para algumas espécies de peixes e plantas mais exigentes. Pergunte para o vendedor as exigências das espécies que você pretende comprar, se ele não souber informar, e nem se preocupar em descobrir, é bom mudar de loja, afinal já pensou como vivem, ou sobrevivem os peixes e plantas em uma loja destas? Apenas cuidado para não confundir GH com KH. .../... Podes ler o artigo todo AQUI Cmpts Citar SeMpRe A aPrEnDeR Paul08
Recommended Posts