Recommended Posts

Publicado

Boas, a minha duvida é a seguinte, tenho 2 escalares juvenis, bem pequenos e 3 ramirezis tambem juvenis... introduzi-os de á 4 dias para cá, e quando lhes dou comida em flocos eles têm um apetite bastante voraz, principalmente os escalares, mas ontem e hoje dei-lhes um cubinho pequeno de larva vermelha congelada e eles não mostraram grande interesse, o que me surprendeu bastante, o cubo foi ao fundo antes de descongelar completamente e a partir daí ingoraram quase completamente... o que estou a fazer de mal? sempre pensei que teriam ainda mais apetite com esta alimentação... sera que deva descongelar antes?

Publicado:
Boas, a minha duvida é a seguinte, tenho 2 escalares juvenis, bem pequenos e 3 ramirezis tambem juvenis... introduzi-os de á 4 dias para cá, e quando lhes dou comida em flocos eles têm um apetite bastante voraz, principalmente os escalares, mas ontem e hoje dei-lhes um cubinho pequeno de larva vermelha congelada e eles não mostraram grande interesse, o que me surprendeu bastante, o cubo foi ao fundo antes de descongelar completamente e a partir daí ingoraram quase completamente... o que estou a fazer de mal? sempre pensei que teriam ainda mais apetite com esta alimentação... sera que deva descongelar antes?

Boas,

antes de mais bem vindo ao forum...

Quanto á tua dúvida...

1- não metas o cubo ainda congelado o aqua (alem de introduzire a água da congelação que é rica em fosfatos e vai poluir-te o aqua, acho que para os peixes isso não é nada recomendável)

2- quando deres alimentos congelados deixa o cubo descongelar á temperatura ambiente, quando tiver tudo descongelado mete dentro da rede para apanhar os peixes e passa por água corrente (para tirar impurezas e os restos d água do congelamento), depois é meteres no aqua aos poucos de modo a que os peixs consigam consumir tudo para não haver desperdícios e por sua vez poluição da água...

espero ter ajudado, se alguma duvida restar é so dizer bigsmile

Boa sorte com o aqua

Abraço

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Publicado:

Fantastico, era mesmo isto que queria saber, muitissimo obrigado, se te serve de algum consolo, axo k salvaste os meus peixinhos, ainda bem que so lhes dei de comer duas vezes assim...

Publicado:

Boas, obrigado pelo conselho, de facto os cubos ja vêm com uma cecção no meio mais fina para partir ao meio, e na loja recomendaram-me dar metade dessas metades, e é o que eu tenho feito...

Publicado:

Update, como a rede dos peixes se enleia muito e tende sempre a ficar com restos agarrados fiz o seguinte, fui a uma loja e comprei um passador (daqueles para o chá) com a malha mais apertada que encontrei... Ponho o cubo la dentro e passo por agua corrente, o cubo dissolve-se num instante e sem uma larva sequer a passar pela malha, de seguida (visto que as larvas ficam agarradas ao passador e não caem) mergulho a cabeça do passador no aquario em frente á saida do filtro, as larvas espalham-se imediatamente por todo o lado e nem uma chegou ao chão, amanhã aumento a dosagem um pouco porque os rams, por serem um pouco mais timidos não têm como competir com a voracidade dos escalares... Se cair alguma coisa para o areão creio que não faça mal pois os rams se ajeitarem mt bem a comer do areão (e os escalares tambem embora menos) e mesmo que eles não comam algumas tenho uma equipa de corydoras para tratarem do resto. Creio que este sistema esteja bom, mas como sempre agradecia uma opinião de alguem mais experiente visto tratar-se de uma solução "pouco ortodoxa" e aproveito para deixar uma questão, antes de usar o dito passador fervi-o (é todo metálico) mas terei que o ferver sempre que o uso? é de notar que este é o seu uso exclusivo...

Publicado:

Se é ou não pouco ortodoxo, não sei...Mas é exactamente o sistema que uso há vários anos. Não vejo necessidade de ferver o passador. Lavo o meu apenas com água corrente

Cumprimentos,

Paulo Duarte

Publicado:

eu tb utilizo o mesmo procedimento e tudo bem, apenas acho que nao devias dar-lhes larvas de mosquito pois são portadoras de parasitas intestinais , e podem prejudicar os teus peixinhos, tudo o que é de culturas de água doce pode conter parasitas, aconcelho atrtemia, e outras culturas de agua salgada, pois estes mais dificilmente trazem parasitas

Obrigado

Joao Costa

DBDportugal.gif

Publicado:

Por acaso é larva vermelha, mas de qualquer des formas estou ja a estudar a compra de um prato de eclosão de artémia...

Publicado: (editado)

Boas! Em relação às culturas de agua doce também deixei de dar, neste momento só dou artémia, No meu caso, como tenho discus e como eles comem devagar, deixo descongelar e depois dou em pequenas quantidades com o cabo de uma colher de café, este processo demora uns minutos mas assim tenho a certeza das quantidades que são ingeridas e apercebo-me de possíveis faltas de apetite por parte de alguns peixes, penso que o tempo não pode ser obstáculo pois só observando com muita atenção nos podemos aperceber de possíveis problemas e de os resolver atempadamente.

Abraço,

Daniel Fortes

Editado por Daniel Fortes

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

flickr - Fotos

Publicado:

Isso para mim seria um prazer alimentar os meus bixos assim e velos a comer, foi algo que tambem ja tentei, mas os meus escalares têm um apetite demasiado voraz, se eu der em pequenas quantidades eles comem tudo e os rams não apanham nada, é uma pena... tenho que por numa quantidade suficiente para que eles não consigam comer tudo rapidamente, para os rams se alimentarem na parte intermedia do aquario pois os escalares dominam completamente a parte superior quando toca á alimentação...

Publicado:

o método do passador de chá, tambem é o que eu uso banana rock ... e não fervo o passador, so o passo por água depois.

experimenta distrair os escalares com a comida num canto do aquario e enquanto eles estão entretidos, podes 'atirar' mais comida para o fundo, com o uso de uma pipeta, noutro canto do mesmo. é assim que eu faço, para ter a certeza que artémia chega a todos, pois os melanotaeneas são mesmo uns grandes alarves! :silly::|

• 2 semanas depois...
Publicado:

ops....eu nunca descongelei, deixo cair os quadradinhos no aqua e os tanganicas devoram-os como se não houvesse amanha. Nunca tive problemas em 6 anos de aquario.

Não quero dizer que esteja a fazer bem....

Tanga540

img023.jpg

Para quem anda de moto: http://www.sa-segurancaactiva.pt

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!