Recommended Posts

Publicado

Olá a todos,

Tenho um aqua de 80X30X40 e estava a pensar fazer um cardume de cardinais ou arlequins, mas estou com um grande problema que é o PH. Creio que devido a areia de silica, (não tenho a certeza) tenho sempre o PH perto dos 7/7.5.

Já utilizei o produto da Nutrifin para baixar o PH, mas nada, mantem esse valor.

Agora optei por retirar parte da agua, e colocar engarrafada do LIDL que tem um PH de 5.1, mas mesmo assim mantem-se perto dos 7, talvez um pouco antes, mas mto pouco!!

O que faço? :)

Tiro a areia de silica, ou opto por outro peixes??

Aguardo opiniões.

Publicado:
Olá a todos,

Tenho um aqua de 80X30X40 e estava a pensar fazer um cardume de cardinais ou arlequins, mas estou com um grande problema que é o PH. Creio que devido a areia de silica, (não tenho a certeza) tenho sempre o PH perto dos 7/7.5.

Já utilizei o produto da Nutrifin para baixar o PH, mas nada, mantem esse valor.

Agora optei por retirar parte da agua, e colocar engarrafada do LIDL que tem um PH de 5.1, mas mesmo assim mantem-se perto dos 7, talvez um pouco antes, mas mto pouco!!

O que faço? :smilecolros:

Tiro a areia de silica, ou opto por outro peixes??

Aguardo opiniões.

Se tens areia de sílica o ph vai subir sempre.

A alternativa, para além daquelas que mencionaste, será talvez adicionar um sistema de CO2.

É uma opinião, mas aqui no forum há pessoas muito mais eruditas que no assunto.

Publicado:

Olá.

Só uma emenda ao comentário do António:

Se tens areia de sílica o ph vai subir sempre.

Deves estar confundido... a areia de sílica não eleva o pH. A areia da praia é que apesar de ser de sílica, contém quase sempre fragmentos de conchas e outros que tais, constituidos principalmente por calcário (Carbonato de Cálcio). Calcário este, que sim sobe o pH. A areia de sílica, de certa forma, é idêntica ao areão de rio mas com granulometria inferior (os Geólogos que me dêem porrada). Inerte para os pH's "normais" dos nossos aquários...

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

Olá!

Existe alguma maneira p/ testar a areia e ver se reage ou não?

Eu sei k sim, mas já não me lembro como (não sei se era com o produto do teste do PH ou do para baixar o PH).

Alguem sabe?

Publicado:

Olá.

Adicionares um ácido e veres efervescência (libertação de CO2) funciona com calcários... e também já foi dito aqui muitas vezes, nem sempre todos os calcários revelam a sua identidade tão facilmente (têm de ser partidos e utilizados ácidos fortes).

A forma mais simples, e que dá mais certezas, é colocares num pequeno recipiente essa areia que tens, água por cima, alguma circulação de água, e ires medindo o pH ao longo do tempo.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado: (editado)
Olá.

Só uma emenda ao comentário do António:

Deves estar confundido... a areia de sílica não eleva o pH. A areia da praia é que apesar de ser de sílica, contém quase sempre fragmentos de conchas e outros que tais, constituidos principalmente por calcário (Carbonato de Cálcio). Calcário este, que sim sobe o pH. A areia de sílica, de certa forma, é idêntica ao areão de rio mas com granulometria inferior (os Geólogos que me dêem porrada). Inerte para os pH's "normais" dos nossos aquários...

Cumprimentos

Luís Fortunato

Afirmativo, se for de alguma marca deve estar limpa, não devendo elevar o Ph, mas se foi recolhida na praia então e bem possível!!!

Atenção ao steup do Aqua, se tem troncos ou outros elementos podem fazer subir o Ph.

Abraço

Editado por Azeteka

Be a Az

Se fizeres um favor, não o recordes; se receberes um favor, nunca o esqueças.

barritafirefoxww2ejvk3.gif