Recommended Posts

Publicado (editado)

Boas o meu aquário de 60 litros está desta maneira:

Data de montagem: 1/2/2007

Substacto Akadama/Tropica

Fertilização de Co2 caseira

9 horas diárias de luz (55w)

NO3 - 40 mg/l

Po4 - entre 0.25 e 0.5 mg/l

fertilização de +- 20 ppm potassio diariamente ou de 2 em 2 dias

Fertilização com tetra plantamin(Fe) no dia 10/2/2007

no entanto, tenho o aquario com uma anubia a ficar amarela e a ficar transparente no meio das folhas até estas esboracarem e morrerem, algumas folhas criam de tempos a tempos aquela alga preta.

Tenho também musgo de java com algas castanhas tipo tufos castanhos, e tenho glosso a crescer muito lentamente, no entanto tenho riccia a crescer muito bem, no fundo do aquário. o áqua está montado desde o inicio do mês (1/2/2007)

O que estará mal, preciso de ajuda.

Obrigado.

Editado por JaimeSoares
Publicado:

Tenta reduzir mais esses nitratos pois podes enfrentar um boom de algas, o que te vai permitir puxar um pouco mais pelos micros, que pode ser o que falta à tua anubia para crescer de formar mais saudável.

À partida deve chegar.

Publicado:

Boas

O que esta mal aí é a falta de paciência, da tempo ao tempo n fertelizes mais, vai medindo os parâmetros da agua e vais observando pois isso tem que estabelizar.

Saudações

Jose Antonio

Publicado:

Apesar de o ferro ser importante e de ser um dos micros com maior consumo pelas plantas, os outros micros são tambem essenciais...por isso o plantamin, não me parece adequado para o teu problema, devias arranjar um fertilizante de micros e começara adicionar. Já agora, verifica a dureza da tua água...se por acaso tiveres teste de GH e KH faz, se não começa pelos micros e vê como evolui.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Publicado: (editado)

Boas, entretanto a anubia, foi morrendo aos poucos, não fertilizei mais com k+ e hj fui fazer uma tpa passado uma semana e tenho nitratos na ordem dos 50mgl, entretanto tb ja tinha juntado umas plantas de crescimento rapido, mas mesmo assim , os nitratos parecem não descer, o glosso não cresce e vai-se soltando, a unica coisa q cresce é a riccia e o musgo q tenho no aquario. alguém tem dicas pa baixar os nitratos além de fazer tpa's, e alem de por mais plantas no aquario?

Obrigado jaime

Editado por JaimeSoares
Publicado:

Faz uma TPA de 50% para "reiniciares" a agua e testa para veres o nível de nitratos e de fosfatos que tens. Mediante o resultado de nitratos que tenhas, fertiliza ou não com este macro, fertiliza com fosfato e com potássio. Se conseguires acertar a relação npk do teu aqua, vais ver que no mínimo as plantas param de te morrer.

• 3 semanas depois...
Publicado:
Faz uma TPA de 50% para "reiniciares" a agua e testa para veres o nível de nitratos e de fosfatos que tens. Mediante o resultado de nitratos que tenhas, fertiliza ou não com este macro, fertiliza com fosfato e com potássio. Se conseguires acertar a relação npk do teu aqua, vais ver que no mínimo as plantas param de te morrer.

Pegando na ideia anterior, quais os valores ideais para os nitratos e fosfatos? A partir de que valor se deve fertilizar com fosfato e potássio? E qual é a relação npk ideal ?

Cumps.

Filipe Valente

657_3868.png
Publicado:
Pegando na ideia anterior, quais os valores ideais para os nitratos e fosfatos? A partir de que valor se deve fertilizar com fosfato e potássio? E qual é a relação npk ideal ?

Cumps.

Filipe Valente

Nitratos (NO3) = 5 a 30 ppm

Potássio (K+) = 10 a 30 ppm

Fosfatos (PO4) = 1.0 a 2.0 ppm

Publicado:
Boas, entretanto a anubia, foi morrendo aos poucos, não fertilizei mais com k+ e hj fui fazer uma tpa passado uma semana e tenho nitratos na ordem dos 50mgl, entretanto tb ja tinha juntado umas plantas de crescimento rapido, mas mesmo assim , os nitratos parecem não descer, o glosso não cresce e vai-se soltando, a unica coisa q cresce é a riccia e o musgo q tenho no aquario. alguém tem dicas pa baixar os nitratos além de fazer tpa's, e alem de por mais plantas no aquario?

Obrigado jaime

Boas

Como é que tens a anubia plantada???

Foi-me dito que o caule(não sei se é o nome correcto) não pode estar enterrado deve estar por exemplo entalado entre dois troncos.

plos vistos as outras plantas nem estão muito mal...(vão crescendo lentamente)

Se tiver a dizer alguma bacurada corrijam-me sff.

cumprimentos aqua_boy

userbar03.jpg
Publicado:
Nitratos (NO3) = 5 a 30 ppm

Potássio (K+) = 10 a 30 ppm

Fosfatos (PO4) = 1.0 a 2.0 ppm

Ola

Eu julgo serem um bocado mais baixos...

Nitratos- 5 a 20 ppm

Potassio- 5-20 ppm

Fosfatos-0-1 ppm

Mas nao e a primeira vez que vejo valores diferentes...

Sei que as plantas consomem em regra 15 vezes mais nitratos que fosfatos...

Cumps

Cumprimentos

Ex green goblin

Publicado:
Boas

Pq não fertelizam com produtos naturais? pq os quimicos?

Cumprimentos

Pois os produtos naturais não suprem as necessidades das plantinhas... penso eu de que :wink:

Abraço

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Publicado:

Boas.. Se calhar não tens os resultados a curto prazo, mas a longo prazo tens de certeza...

E mais os adubos que compras para as plantas nas lojas de aquarriofilia 100ml dá para comprar 2 litros nas lojas de agroquimicos..

cumprimentos

PS: sou agricultor

Publicado:

Olá.

Os produtos para fins agrícolas, quase sempre, têm níveis de impurezas altos.

Enquanto que na fertilização agrícola termos mais ou menos um pouco de amónia não faz mal, em aquários o caso não é bem assim...

Cumprimentos

Luís Fortunato

PS: E quem diz amónia, diz muitas mais coisas. Tenho aqui fertilizante de qualidade agrícola de Nitratos, que se lhe fizer um teste de Fosfatos, o valor sai da escala, por exemplo. Ou seja, se quiser adicionar somente Nitratos, com este produto não o posso...

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:
Boas

Pq não fertelizam com produtos naturais? pq os quimicos?

Cumprimentos

e o que são os produtos naturais, senão são quimicos? a ideia que os quimicos são umas coisas muito estranhas e que são tudo menos naturais é uma ideia que é preciso ultrapassar porque não condiz com a verdade.

a bosta de cavalo ou de outro anaimal qualquer na sua composição tambem tem amónia, tambem vai ter nitratos, potássio, etc..etc..etc... só que tem tudo misturado e mais umas coisas pelo meio. Se pudemos usar só a parte que nos interessa da bosta de cavalo e dosear só aquilo que nos interessa, por que não faze-lo?

E preferivelmente sem um saco malcheiroso que para dosear é preciso dividir a bosta com as mãos, ao invés de um frasco com um liquido que não cheira a nada e podemos deitar o que quisermos para o aquario, porque não?

Será que a amonia ou o nitrato na bosta de cavalo são diferentes da amonia ou do nitrato do pó...se é por uma ser natural e o outro ser "quimico"... então acho que o mais acertado seria passar a chamar ao intestino dos animais, "Laboratório natural".

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Publicado:

novamente, tem o problema de:

amónia

em agricultura é bom porque para as plantas amónia é optimo, para os peixes não,

fosfatos

os fosfatos são importantes na agricultura, em excesso na aquariofilia levam a crescimentos brutais de algas,

etc...etc...

Publicado:

dois meses a fazer o que? a compostar?

não estamos a falar de as algas virem com as plantas ,estamos a falar de desiquilibrios em termos dos compostos quimicos que são as plantas e da sua inadequação uma vez que o processo de decomposição acaba por alterar os nutrientes disponiveis e indisponiveis.