Recommended Posts

Publicado

Boas, adoro camarões e já tentei por 4 vezes por cardinas japónicas no meu aqua, mas nenhuma sobrevive mais que um dia e gostava de saber o porquê. Os parametros da água são:

Amonia - 0

Nitritos - entre 0 e 0.25

pH - 7.5

Os peixes que tenho no aqua sao:

2 Mollies (1 macho, 1 femea), 2 Gupis (fémeas), um elephantnose (impingido), 2 plecos e duas coridoras. Isto num aqua de 56lts.

Qualquer ajuda era bem vinda. Obrigado

tiagodovale2-dbd.jpg
Publicado: (editado)

(isto vem de uma resposta a outro tópico):

"Faz sempre uma adaptação lenta! O método normal de equalizar a temperatura pondo o saco da loja no aquário meia hora, e depois retirar o bicho do saco para o aquário leva a choque osmótico sempre que os parâmetros forem muito diferentes - por ex, de pH 6.6 para 7.4 sem transição, claro que morre tudo!

Depois de equalizada a temperatura, mete uma chávena de café de água do aquário para dentro do saco. Repete de 10 em 10 minutos, ao longo de uma hora. No entretanto, o saco começa a encher, retira parte da água, e continua o procedimento com as chavenas de café. No fim, os bichos fizeram uma transição rápida (1 hora não é muito! Onde eu primeiro vi isto, foi acerca de Otocinclus, e aconselhavam umas duas horas ou mais) entre as duas águas, mas muito mais suava do que sair de uma e entrar na outra! A taxa de sobrevivência aumenta imenso (com Otos, eu passei de 1 vivo em 3 para 5 vivos em 5)"

Para além disso, tens a certeza que morreram? Não terão só trocado a casca? Se tiveres um plantado denso, é bem possível que tenhas camarões escondidos algures.

Editado por nunoni
Publicado:

Faço uma ambientação bastante parecida, mas nao me parece q seja esse o problema, porque elas até vivem bem durante o dia, depois a noite é que normalmente aparecem mortas. A q tirei hoje tinha só um olho, mas já cheguei a tira-las intactas (ainda me custam 3.5€) :crazyeyes:

tiagodovale2-dbd.jpg
Publicado:

Não tenho o teste dos Nitratos e dificilmente o terei tão cedo, mas com TPA's semanais de 20% e com os outros niveis aproximadamente a zero, penso que nao devem ser problema certo? Já agora, os nitratos só desaparecem com TPA's ou as plantas dao uma ajuda? Obrigado

tiagodovale2-dbd.jpg