Recommended Posts

Publicado

Há alguma forma de aumentar o kh para tornar o ph mais estavel pois com a inserção de CO2 mas sem alterar o ph do aqua tenho o ph quase estabilizado nos 6.6 no entanto queria aumentar o KH de forma a se tornar ainda mais estavel pois basta o CO2 aumentar mais um bocado que o ph desce logo ... etc ...

Publicado: (editado)
Há alguma forma de aumentar o kh para tornar o ph mais estavel pois com a inserção de CO2 mas sem alterar o ph do aqua tenho o ph quase estabilizado nos 6.6 no entanto queria aumentar o KH de forma a se tornar ainda mais estavel pois basta o CO2 aumentar mais um bocado que o ph desce logo ... etc ...

Boas noites,

podes adicionar bicarbonao de cálcio ou pedras calcárias ao aqua, julgo que desta maneira tornas a água mais dura e aumentas o efeito tampao...

http://faq.thekrib.com/pt/begin-chem.html#altering

Abraço

Editado por Murkas

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Publicado: (editado)
boas

bicarbonato de sódio

Lol era mesmo isto que queria dizer yikes

peço desculpa mas não é bicarbonato de álcio, mas sim de sódio... tava a pensar nas pedras calcárias e asneirada feita :silly:

Abraço

Editado por Murkas

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Publicado:
Bicarbonato de sodio nao seria mau para as plantas uma vez que as plantas irão nutrir-se dele e apos isso o efeito tampao vai-se ...

Creio que isso só acontece na falta de um bom abastecimento de carbono (por ex. CO2). Nessa altura as plantas vão buscar carbono à água decompondo os carbonatos e assim reduzindo o KH da àgua e consequentemente o efeito tampão.

Cumprimentos,

António Silva

Publicado:
Mas se ele aumentar o kh com essas substancias também não vai acabar por aumentar o ph?

Ainda ningém respondeu a esta questão, também estou interessado em saber...

Publicado:

Olá.

podem tambem usar sulfato de magnésio

Para quê? ;)

Abraço.

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

boas

tudo bem Luis

como tenho andado ocupado nem te agradeci teres mandado o esquema das sumps (obrigado) ;)

falei no sulfato de magnésio porque quando uso nos meus discus por causa da impactação intestinal sobe-me sempre a condutividade

no entanto como expert no assunto poderás dar aqui um melhor conselho sobre a pergunta que foi feita

Publicado:

Olá.

como tenho andado ocupado nem te agradeci teres mandado o esquema das sumps (obrigado)

Na boa... sempre às ordens :twisted:

falei no sulfato de magnésio porque quando uso nos meus discus por causa da impactação intestinal sobe-me sempre a condutividade

Sim... correcto.

Mas o que se pede, é uma forma de subir o KH, não a conductividade.

Óbvio que se adicionarmos NaHCO3 também vamos aumentar a conductividade, mas a adição de um sal que não seja de Bicarbonato ou de Carbonato, não nos vai aumentar o KH no aquário.

De resto, concordo com o que foi dito. O NaHCO3 vai aumentar o pH como é óbvio. Se querem aumentar o KH, o pH também aumenta. O bicarbonato e o carbonato são bases/alcalinos, logo aumentam o pH.

Mas mais uma vez, o KH não é o único tamponizador de águas naturais... pode ser o mais conhecido e o mais habitual, mas daí a ser o único... senão em águas moles dificilmente existiria vida...

Mas não quero alargar muito por aí. Para mim KH e pH é só para tirar dúvidas. Há valores de substâncias mais importantes para a maioria dos aquários que estes valores.

É mais importante um pH estável (não obrigatoriamente um KH elevado) e desviado do preferível, do que algo que varia a cada vez que trocamos a água e depois temos de acertar novamente.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!