NarG Publicado Fevereiro 8, 2007 Publicado Fevereiro 8, 2007 Há alguma forma de aumentar o kh para tornar o ph mais estavel pois com a inserção de CO2 mas sem alterar o ph do aqua tenho o ph quase estabilizado nos 6.6 no entanto queria aumentar o KH de forma a se tornar ainda mais estavel pois basta o CO2 aumentar mais um bocado que o ph desce logo ... etc ... Citar 240Lts Plantado
Murkas Publicado: Fevereiro 8, 2007 Publicado: Fevereiro 8, 2007 (editado) Há alguma forma de aumentar o kh para tornar o ph mais estavel pois com a inserção de CO2 mas sem alterar o ph do aqua tenho o ph quase estabilizado nos 6.6 no entanto queria aumentar o KH de forma a se tornar ainda mais estavel pois basta o CO2 aumentar mais um bocado que o ph desce logo ... etc ... Boas noites, podes adicionar bicarbonao de cálcio ou pedras calcárias ao aqua, julgo que desta maneira tornas a água mais dura e aumentas o efeito tampao... http://faq.thekrib.com/pt/begin-chem.html#altering Abraço Editado Fevereiro 8, 2007 por Murkas Citar A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!
Murkas Publicado: Fevereiro 8, 2007 Publicado: Fevereiro 8, 2007 (editado) boasbicarbonato de sódio Lol era mesmo isto que queria dizer peço desculpa mas não é bicarbonato de álcio, mas sim de sódio... tava a pensar nas pedras calcárias e asneirada feita Abraço Editado Fevereiro 8, 2007 por Murkas Citar A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!
aduplapersonalidadedoraul Publicado: Fevereiro 9, 2007 Publicado: Fevereiro 9, 2007 Mas se ele aumentar o kh com essas substancias também não vai acabar por aumentar o ph? Citar
NarG Publicado: Fevereiro 10, 2007 Autor Publicado: Fevereiro 10, 2007 Bicarbonato de sodio nao seria mau para as plantas uma vez que as plantas irão nutrir-se dele e apos isso o efeito tampao vai-se ... Citar 240Lts Plantado
sco99 Publicado: Fevereiro 11, 2007 Publicado: Fevereiro 11, 2007 Bicarbonato de sodio nao seria mau para as plantas uma vez que as plantas irão nutrir-se dele e apos isso o efeito tampao vai-se ... Creio que isso só acontece na falta de um bom abastecimento de carbono (por ex. CO2). Nessa altura as plantas vão buscar carbono à água decompondo os carbonatos e assim reduzindo o KH da àgua e consequentemente o efeito tampão. Cumprimentos, António Silva Citar
Júlio Santos Publicado: Fevereiro 12, 2007 Publicado: Fevereiro 12, 2007 Mas se ele aumentar o kh com essas substancias também não vai acabar por aumentar o ph? Ainda ningém respondeu a esta questão, também estou interessado em saber... Citar
ze carlos Publicado: Fevereiro 16, 2007 Publicado: Fevereiro 16, 2007 (editado) boas aumenta sempre um pouco o ph claro mas se for bem controlado não aumenta muito podem tambem usar sulfato de magnésio Editado Fevereiro 16, 2007 por ze carlos Citar
Luís Fortunato Publicado: Fevereiro 16, 2007 Publicado: Fevereiro 16, 2007 Olá. podem tambem usar sulfato de magnésio Para quê? Abraço. Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
ze carlos Publicado: Fevereiro 16, 2007 Publicado: Fevereiro 16, 2007 boas tudo bem Luis como tenho andado ocupado nem te agradeci teres mandado o esquema das sumps (obrigado) falei no sulfato de magnésio porque quando uso nos meus discus por causa da impactação intestinal sobe-me sempre a condutividade no entanto como expert no assunto poderás dar aqui um melhor conselho sobre a pergunta que foi feita Citar
Luís Fortunato Publicado: Fevereiro 17, 2007 Publicado: Fevereiro 17, 2007 Olá. como tenho andado ocupado nem te agradeci teres mandado o esquema das sumps (obrigado) Na boa... sempre às ordens falei no sulfato de magnésio porque quando uso nos meus discus por causa da impactação intestinal sobe-me sempre a condutividade Sim... correcto. Mas o que se pede, é uma forma de subir o KH, não a conductividade. Óbvio que se adicionarmos NaHCO3 também vamos aumentar a conductividade, mas a adição de um sal que não seja de Bicarbonato ou de Carbonato, não nos vai aumentar o KH no aquário. De resto, concordo com o que foi dito. O NaHCO3 vai aumentar o pH como é óbvio. Se querem aumentar o KH, o pH também aumenta. O bicarbonato e o carbonato são bases/alcalinos, logo aumentam o pH. Mas mais uma vez, o KH não é o único tamponizador de águas naturais... pode ser o mais conhecido e o mais habitual, mas daí a ser o único... senão em águas moles dificilmente existiria vida... Mas não quero alargar muito por aí. Para mim KH e pH é só para tirar dúvidas. Há valores de substâncias mais importantes para a maioria dos aquários que estes valores. É mais importante um pH estável (não obrigatoriamente um KH elevado) e desviado do preferível, do que algo que varia a cada vez que trocamos a água e depois temos de acertar novamente. Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Recommended Posts