Recommended Posts

Publicado (editado)

Olá a todos, há uns meses atrás, depois de me "apaixonar" por este hobby, montei um áqua comunitário, isto para aprender e saber usufruir do belo do mundo marinho, foi uma montagem dita, de experiência, pois não me atrevi a enveredar por peixes e plantas muito complicados pois devido à minha inexperiência poderia muito bem ser bastante frustrante em vez de gratificante. Ora passando à frente e uma vez que até agora tudo correu bem, recebi um segundo áqua (60*30*30) onde queria me aventurar no mundo das plantas, depois de muito procurar e ver outros aquários, houve um aspecto que me chamou à atenção, os fundos, ditos belos relvados da planta Eleocharis. Mas gostaria de saber, segundo opiniões mais experientes se eventualmente poderia funcionar e como num aquario destas dimensões, sabendo que dispõem de iluminação básica de 15W tipo aqua-glow e pelo que sei esta planta requer bastante luz, por isso não sei se iria funcionar. Agradeço se possivel a vossa colaboração pois gostaria bastante de enveredar um pouco mais nesta faceta da aquariofilia.

Editado por salsas

Abraço

Publicado:

Esta planta é, das dae tapete, a que precisa de menos luz. O que não quer dizer que tenhas suficiente.

Vai a www.tropica.com e estão lá grande parte das plantas que encontram à venda e respectivas caracteristicas.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Publicado:

Olá.

Na minha opinião, as melhores condições para ter Eleocharis acicularis é uma razão de 1 watt/L, podá-la frequentemente (1 vez por semana) e tomar atenção aos macro nutrientes. Ela não se chateia muito com os micro nutrientes, se bem que não nos podemos descuidar completamente, pois uma carência a nível de micros faz com que nasça esbranquiçada, se bem que uma adição póstuma faz com que ganhe a côr natural.

Ela pega muito melhor num substracto já ciclado (que já tenha uns meses sem ser remexido).

Se a podares com um substracto ainda "verde" corres o risco dela não crescer mais (as que cortaste), e inevitavelmente ganhar algas na ponta onde cortaste (geralmente das pretas de tufo). Uma adição bem feita de fosfatos vai incentivar o crescimento dos runners.

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:
Se a podares com um substracto ainda "verde" corres o risco dela não crescer mais (as que cortaste), e inevitavelmente ganhar algas na ponta onde cortaste (geralmente das pretas de tufo). Uma adição bem feita de fosfatos vai incentivar o crescimento dos runners.

boas

e isso porqué? a questão das algas pretas.

Publicado:

Olá.

e isso porqué? a questão das algas pretas.

Então... quando podas as plantas estás a danificá-las. Tudo bem que que também as incentivas a crescer (os runners), mas se a planta não tiver as condições suficientes para recuperar desse dano que tu lhe causas, ela não vai crescer, ou pelo menos muito mal, o que dá hipótese às algas de atacarem a planta. E uma das maneiras de elas terem menos condições ou estarem mais vulneráveis, e teres um areão não ciclado, que não lhes permite a absorção de todos os nutrientes de uma forma ideal (quando o areão já tem bicharada suficiente).

Percebes?

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.