Samufish Publicado Março 23, 2004 Publicado Março 23, 2004 Ola a todos. Vou expor aqui uma duvida que tenho sobre a manutencao do meu aquario de ciclideos africanos, ja fiz pesquisa mas so descobri topicos sobre a manutencao de aquarios com ph diferente dos CAs. Como faco a mudanca semanal de agua? a agua da minha torneira tem um ph7. No meu aquario tenho um ph8.2 com a ajuda de um buffer (ainda nao tenho rochas proprias para os CAs). O aquario e de 60cm e levou 45 litros de agua ja com a areia e as rochas dentro do aqua. Penso trocar 10 a 15 litros semanalmente. Fara mal inserir a agua com ph7 no aqua? Cumprimentos, Samu Citar
paulo duarte Publicado: Março 24, 2004 Publicado: Março 24, 2004 Boas Samufish, Acho que deves tratar a água da torneira antes de a colocares no aquário. a diferença de ph é bastante alta e isso pode provocar stress nos peixes, especialmente no caso dos ciclídeos do Lago Tanganica. Se colocares Bicarbonato de Sódio na água da torneira (não gastes dinheiro em buffers comerciais, pois muitos deles são apenas B. de sódio ou de potássio) vais conseguir um ph de 8.2 facilmente. Um abraço, Paulo Citar Cumprimentos, Paulo Duarte
Samufish Publicado: Março 24, 2004 Autor Publicado: Março 24, 2004 Ola Paulo. Tens ideia da quantidade de bicarbonato de sodio que devo colocar por litro? So isso e o suficiente para subir o ph? Sera que tambem posso usar no aquario? Cumprimentos, Samu. Citar
paulo duarte Publicado: Março 24, 2004 Publicado: Março 24, 2004 Olá Samu, Eu costumo adicionar uma colher de café por cada 10 litros de água que mudo. Não se deve aplicar no aquário sem estar previamente dissolvido em água. Se adicionares B. de sódio na água que repões semanalmente, escusas de pôr mais no aquário. No entanto, deves apressar-te em arranjar umas conchas e/ou pedras calcárias pois são elas que garantem o efeito de buffer. Um abraço, Paulo Citar Cumprimentos, Paulo Duarte
Samufish Publicado: Março 24, 2004 Autor Publicado: Março 24, 2004 Obrigado pelas dicas. No meu aqua ainda so tenho uma pedra calcaria. Mas em breve vou adicionar mais. Tambem tenho 2 conchas para o melli. Ate agora tenho usado um buffer da redsea que estabiliza o ph a 8.2 Podes dar uma olhadela no meu topico: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopic.php?t=4460 Cumprimentos, Samu. Citar
paulo duarte Publicado: Março 24, 2004 Publicado: Março 24, 2004 Eu também tenho um pequeno aquário de tanganicas (55 litros úteis). Segundo dizem os experts, estes magnificos peixes são bastante sensíveis às alterações na temperatura e na química da água. Por essa razão, faço semanalmente pequenas trocas de água: 10 a 15%. Vi no teu tópico que usaste areia da praia. Não tiveste problemas com algas castanhas? Há quanto tempo tens o aquário montado e em que zona é que apanhaste essa areia. Ouvi dizer que os níveis de silicatos na areia da praia variam de uma zona para outra. Um abraço Citar Cumprimentos, Paulo Duarte
Samufish Publicado: Março 24, 2004 Autor Publicado: Março 24, 2004 Tenho o aquario montado ha cerca de 2 semanas. Ate agora nao tive qualquer problema com algas. Referes-te a algas em que ponto do aquario? A areia foi toda apanhada na praia da Foz do Lizandro, na ericeira e tive o cuidado de a apanhar a beira-mar, ainda molhada. Citar
Samufish Publicado: Março 24, 2004 Autor Publicado: Março 24, 2004 Paulo, quanto tempo deixas a agua repousar com o bicarbonado antes de colocar no aquario? Eu tenho a minha agua em repouso dois ou tres dias em garrafoes de 5 litros para retirar o cloro. Depois coloco num balde e passo atraves de um tudo para o aqua. No balde e que penso colocar o bicarbonato agora a minha duvida e em relacao ao tempo para o mesmo fazer efeito e nao prejudicar os peixes. Cumprimentos, Samu. Citar
paulo duarte Publicado: Março 24, 2004 Publicado: Março 24, 2004 Podes por o bicarbonato quando encheres os garrafões, pois é mais fácil de diluir agitando o garrafão. Quanto mais tempo a água estiver a arejar mais o ph vai subir pois o ácido carbónico também se irá evaporar. Se colocares o bicarbonato no balde antes de encher o aquário também não haverá problema, desde que esteja bem dissolvido. Podes também retirar um copo de água do aquário, deitar o bicarbonato no copo, mexer muito bem com uma colher e voltar a despejar o copo no aquário. Desde que o bicarbonato esteja bem dissolvido, é indiferente o tempo que este está em repouso. Um abraço Citar Cumprimentos, Paulo Duarte
cjborn Publicado: Março 24, 2004 Publicado: Março 24, 2004 Oi pessoal. Samufish, como já foi dito aqui neste topico talvez fosse melhor arranjar "conchas e/ou pedras calcárias", no meu caso eu tenho um substracto à base de coral moido que comprei na loja AquaMagia em Oeiras, e é isto que me mantém o ph alto. Com um tipo de substracto como este não precisas de te preocupar muito com o ph, pois este é um "buffer" muito bom. Em relação às TPAs, na minha opiniao acho que as podes fazer como o Paulo Duarte disse, só acho é que se não conseguires elevar o ph das TPAs para +-8, não as deves fazer com tanta água como estavas a referir ("Penso trocar 10 a 15 litros semanalmente"), pois já são muitos litros para o tamnho do aquario. Mas se conseguires o Ph desejado não vejo problema nenhum. Espero ter ajudado em alguma coisa. Citar Abraço Carlos Nascimento |---> CjBorn <---|
Kribensi Publicado: Março 24, 2004 Publicado: Março 24, 2004 Sobe com bicarbonato calcio, ou hidroxido de calcio, mas pouco. Eu uso um produto da jbl (aqua dur) pra subir o ph e dureza porque o comprei ja a algum tempo e tenho de o gastar, porque se nao usava hidroxido de calcio(pouco chega). Conheço pessoal que usa e da-se bem com isso. Eu com o ph da minha zona nem me preocupo em adicionar nada na agua ,e so de vez em quando é que adiciono. Citar Os meus aquários C.A. - http://www.megagaleria.com/view_album.asp?Album_ID=565 O meu aqua salgado - http://www.megagaleria.com/view_album.asp?...p?album_ID=2661 Pedro Rodrigues:nick:kribensi
Samufish Publicado: Março 25, 2004 Autor Publicado: Março 25, 2004 Obrigado pela ajuda. Ja encontrei Bicarbonato de sódio na farmacia. É baratissimo. Um sacinho com 30gr custou 0.35€. Entretanto vou gastando o buffer que tenho nas mudanças de agua. Ja fiz a primeira muda de agua e correu tudo bem. Agora surge-me mais uma pequena questão: É importante a agua estar á mesma temperatura que a do aquário? Eu meto a agua à temperatura que esta nos garrafoes (normalmente fria) o que arrefece sempre um pouco a temperatura do aquario. Tenho a temperatura do aquario nos 25~26 graus e depois da muda ficou com 23 e claro que ja começou a subir. Cumprimentos, Samu. Citar
Foca Publicado: Março 25, 2004 Publicado: Março 25, 2004 Boas Quanto ás diferenças de temperatura não convêm provocar diferenças maiores do que 1ºC. Os choques térmicos podem fragilizar os peixes que assim ficam mas expostos a doenças. Abraços FOCA Citar Salgados é que esta a dar
Samufish Publicado: Março 25, 2004 Autor Publicado: Março 25, 2004 Que soluções existem para colocar a agua à mesma temperatura que está no aquário? Será que toda a gente se dá ao trabalho de aquecer a água antes de a colocar no aquario? Cumprimentos, Samu. Citar
Foca Publicado: Março 25, 2004 Publicado: Março 25, 2004 Eu pessoalmente tenho um bidon com água em repouso 3 a 4 dias e 24 horas antes ponho um aquecedor de 100w a aquecer a água, quando a bombeio para o AQ. já vai á temperatura. Por norma mudo 60 litros de água todas as semanas, mas o meu AQ. é um plantado, tu não necessitas de mudar tanta quantidade. Abraços FOCA Citar Salgados é que esta a dar
paulo duarte Publicado: Março 26, 2004 Publicado: Março 26, 2004 Olá Samu, Talvez não seja preciso aqueceres a água antes. Para evitar choques de temperatura (e com os tanganicas convém mesmo evitá-lo) o melhor é acrescentares a água muito muito lentamente no aquário. De facto, 3º de descida na temperatura é demasiado. Com outro tipo de peixes arriscavas-te a ter logo ictio por causa disso. Quanto à teoria do FOCA, confesso que não entendo. Embora a água da torneira tenha alguns nutrientes benéficos para as plantas, sempre pensei que os aquários plantados (também tenho 1) não precisassem de TPAs tão frequentes, pois as plantas alimentam-se de nitratos (reduzindo os valores destes no aquário) e reduzem a proliferação de algas pois competem com estas. Nos aquários de CAs, só com rocha, o nível dos nitratos só pode ser baixado com TPAs. Não quero dizer com isto que os aquários plantados sejam totalmente autónomos e não necessitem de TPAs, longe disso!!! Creio é que as plantas nos dão uma grande ajuda no que se refere à manutenção da água mais limpa. Um abraço, Paulo Citar Cumprimentos, Paulo Duarte
Kribensi Publicado: Março 26, 2004 Publicado: Março 26, 2004 Em vez de deitares a agua toda de uma vez deita pouca e assim já nao tens problemas com o aquario. Quanto a aditivos na agua, já nao deito a muito tempo. É pegar na mangueira e bota lá pra dentro. Nunca tive problemas. Tinha-os quando me preocupva demais.abro a torneira da mangueira, mas com pouca corrente e deixo tar a enxer o aquario. depois se necessario acrescentar alguma coisa pra dureza faço a mistura num garrafao e adiciono depois lentamente. Citar Os meus aquários C.A. - http://www.megagaleria.com/view_album.asp?Album_ID=565 O meu aqua salgado - http://www.megagaleria.com/view_album.asp?...p?album_ID=2661 Pedro Rodrigues:nick:kribensi
paulo duarte Publicado: Março 26, 2004 Publicado: Março 26, 2004 Pois é Kribensi, a tua água, tal como a minha, já é bastante alcalina. Mas no caso do Samufish, a água tem um ph neutro, pelo que convem fazer alguma coisa. Samufish, podes também experimentar esmigalhar umas conchas, colocá-las numa meia de vidro e pôr tudo dentro da água enquanto esta areja. Ao fim de uns dias, mede o ph e vê se houve alterações. Em princípio, serão precisos alguns dias para se notar o efeito. Um abraço Citar Cumprimentos, Paulo Duarte
Recommended Posts