aduplapersonalidadedoraul Publicado Fevereiro 7, 2007 Publicado Fevereiro 7, 2007 Bom dia! Eu montei um aquário em que o filtro ja tinha estado noutro aquário já estabelecido durante duas semanas. A minha dúvida surge dos valores de nh3 e de no3 que me têm dado: O NH3 durante esta primeira semana esteve sempre a 0, quando era suposto haver um grande aumento. E oo NO3 esteve sempre a rondar os 5. A minha duvida é a seguinte: em que parte estou no ciclo? O aquário tem 54Lts, filtro de 340L/h, a temperatura esteve sempre a 25ºC, o pH ainda estou a estabilizar nos 6.8 e tenho lá um peixe paraíso. Os meus agradecimentos desde já. Raul Ferreira e Abraços Citar
Luís Fortunato Publicado: Fevereiro 7, 2007 Publicado: Fevereiro 7, 2007 Olá. O NH3 durante esta primeira semana esteve sempre a 0, quando era suposto haver um grande aumento. Ou então não... Se tens um filtro já com bactérias, é normal que qualquer ponta de amónia produzida pelo peixe, seja rapidamente transformada em nitritos, e depois nitratos pelas bactérias do filtro. E oo NO3 esteve sempre a rondar os 5. Normal... se só tens um peixe, e só dás comida a ele, é normal que nessa litragem toda não consigas discernir um aumento dos nitratos. Basicamente os nitratos subiram, mas foi tão pouco que nem consegues ver a diferença com esse teste. A minha duvida é a seguinte: em que parte estou no ciclo? De quê? Do filtro ou do aquário? Do aquário, está no início... se retirares o filtro, vai funcionar "normalmente". O filtro já está ciclado... O meu conselho é que continues assim. Podes colocar mais uns peixes (2-3, do mesmo tamanho do paraíso, e que façam igual porcaria), e depois faz o ciclo do aquário durante mais 2-3 semanas. Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
joao costa Publicado: Fevereiro 7, 2007 Publicado: Fevereiro 7, 2007 qual ciclo??? se o filtro já esteve nun aqua ciclado, este por sua vez já deve estar colonizado por bacterias..... portanto ciclo feito Citar Obrigado Joao Costa
aduplapersonalidadedoraul Publicado: Fevereiro 7, 2007 Autor Publicado: Fevereiro 7, 2007 Fogo espetaculo...:D:D Eu sei que não se deve por respostas tipo "obrigado" e coisas do género. Mas assim sim... Uma resposta e uma pessoa fica logo sem dúvidas... Desculpem moderadores do forum mas Obrigado:D:D:D Alguém com mais opinioes? Citar
Luís Fortunato Publicado: Fevereiro 7, 2007 Publicado: Fevereiro 7, 2007 Olá. qual ciclo??? se o filtro já esteve nun aqua ciclado, este por sua vez já deve estar colonizado por bacterias..... portanto ciclo feito Daí que eu tenha perguntado... ciclar o quê? O filtro já está ciclado... o resto do aquário (substracto principalmente) não!!! Experimenta plantar um aquário com um substracto que não esteja ciclado (ou que não tenha sido adicionadas bactérias), mesmo com um filtro já ciclado, e vais ver a dificuldade que é no primeiro mês. Porquê? Porque os microorganismos são essenciais para as plantas assimilarem nutrientes, e enquanto o areão não estiver "carregado" deles, dificilmente as plantas vão conseguir assimilar tudo em perfeitas condições. Se o Raul retirar o filtro do aquário, o que achas que acontece? Tem que ciclar o aquário, pois é... Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
aduplapersonalidadedoraul Publicado: Fevereiro 7, 2007 Autor Publicado: Fevereiro 7, 2007 Entao estou a penasr o que hei-de fazer... O ideal entao, pelo que conclui, é comprar uns peixes ( estava a pensar em três ottos) e se calhar monitorizar o NO3 e o NH3 durante esta semana para depois começar a plantar. Estava a pensar também não fazer nenhuma TPA durante este periodo de tempo, fazendo só se necessario. Desculpem mas é a primeira vez num aquário que estou a monitorizar os valores da água. Está correcto o que eu disse? Cumprimentos Citar
Luís Fortunato Publicado: Fevereiro 7, 2007 Publicado: Fevereiro 7, 2007 Olá de novo. Que luz tens para esse aquário? Se é um aquário plantado, a sério, o caso já muda de figura... há mais factores a ter em conta. E nestes casos raramente se despreza o ciclar do aquário, se bem que tal não deva feito, pelas razões que já referi no post anterior. Num plantado são mais importantes os testes de NO3 e PO4, e fertilizar correctamente, do que propriamente andar preocupado com o ciclo do aquário. Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
joao costa Publicado: Fevereiro 7, 2007 Publicado: Fevereiro 7, 2007 tens mais algum aqua???? se sim mete água desse aqua cujo o areao e o restante esteja ciclado..... tens plantas??? Citar Obrigado Joao Costa
aduplapersonalidadedoraul Publicado: Fevereiro 7, 2007 Autor Publicado: Fevereiro 7, 2007 Olá de novo. Que luz tens para esse aquário? Se é um aquário plantado, a sério, o caso já muda de figura... há mais factores a ter em conta. E nestes casos raramente se despreza o ciclar do aquário, se bem que tal não deva feito, pelas razões que já referi no post anterior. Num plantado são mais importantes os testes de NO3 e PO4, e fertilizar correctamente, do que propriamente andar preocupado com o ciclo do aquário. Cumprimentos Luís Fortunato Eu estava a tentar fazer um plantado a sério, tenho de iluminação 72W para 54Lts e o CO2 caseiro só o consigo por amanhã... Tenho bastante dificuldade nos testes e na fertilizacao, pois nao sei como deva adicionar os fertilizantes. Já li bastantes textos mas faz me muita confusão. Por agora só tenho uns pés pequenos de blyxa e musgo nuns troncos. 1 ajudinha? ^Desculpem o incómodo Citar
Luís Fortunato Publicado: Fevereiro 7, 2007 Publicado: Fevereiro 7, 2007 Olá mais uma vez. Eu estava a tentar fazer um plantado a sério, tenho de iluminação 72W para 54Lts e o CO2 caseiro só o consigo por amanhã... Tenho bastante dificuldade nos testes e na fertilizacao, pois nao sei como deva adicionar os fertilizantes. Já li bastantes textos mas faz me muita confusão. Por agora só tenho uns pés pequenos de blyxa e musgo nuns troncos. 1 ajudinha?icon_smile.gif ^Desculpem o incómodo Os fertilizantes devem ser adicionados consoante as carências que as plantas apresentem. Obviamente que para o olho destreinado, pode-se tornar uma tarefa muito difícil. No entanto, como já disse, há testes que nos podem ajudar muito a evitar booms de algas e outras complicações. Testes esses que são o de NO3 e PO4. Tenta manter os valores de NO3 a 10 ppm (+/-) e os de PO4 a 1 ppm. E não te esqueças que sempre que fertilizares com PO4 ou KNO3, terás obrigatoriamente que fertilizar com potássio (K) e micros, dependendo do substracto que uses. Eu não sei que quantidade de blixa tens nesse aquário, mas 72 watt poderá ser muito, dependendo da massa vegetal que aí tenhas... Ou seja, facilmente vais ganhar algas nesse aquário. Mas mesmo que já estivesses calejado em fertilização, com as plantas que dizes que tens e a iluminação para elas, dificilmente nas primeira semanas não terás algas. A adição de 4-5 otocinclus é boa. Podem ajudar no controlo das algas, se bem que estas devam ser controladas quimicamente (fertilizando correctamente). Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
joao costa Publicado: Fevereiro 7, 2007 Publicado: Fevereiro 7, 2007 entao mantem assim, como está, e vai controlando os niveis de amonia, nitritos, nitratos, se começar a haver desiquilibrios faz umas tpas..... Citar Obrigado Joao Costa
aduplapersonalidadedoraul Publicado: Fevereiro 7, 2007 Autor Publicado: Fevereiro 7, 2007 (editado) Eu possuo um substracto fértil, mesmo assim é necessário adicionar macros? Devo adicionar o N, o P e o K num só mesmo produto ou individualmente. Penso que é melhor individualmente. Como é que controlo a quantidade de K no aquário? Eu aqui só possuo para fertilizar o planta min da tetra Obrigado pela resposta:D Editado Fevereiro 7, 2007 por aduplapersonalidadedoraul Citar
Luís Fortunato Publicado: Fevereiro 7, 2007 Publicado: Fevereiro 7, 2007 Olá. Eu possuo um substracto fértil, mesmo assim é necessário adicionar macros? Se houver carências destes... obviamente que sim. Devo adicionar o N, o P e o K num só mesmo produto ou individualmente. Individualmente... não sabes a razão entre macro nutrientes que as tuas plantas consomem. Imagina que queres adicionar somente PO4 e K, porque os níveis de NO3 estão muito elevados? Se os nutrientes estiverem todos juntos, o que é que fazes? Lixas-te, é o que é... Como é que controlo a quantidade de K no aquário? Compras um teste, fazes empiricamente, ou olhas para as plantas... O teste é caro, e tanto quanto sei não há à venda em Portugal. Empiricamente é a maneira mais simples, por exemplo, adicionar 10 ppm de K por dia, ou de 2 em 2 dias... com um substracto não fértil era mais fácil para acertar com isso fertilizando o NO3 e o PO4 obrigatoriamente e fazer uma relação destes com o K. Por exemplo, eu fertilizo nesta proporção: 10 ppm de K - 5 ppm de NO3 (raramente fertilizo com NO3) - 1 ppm de PO4. Ou seja, quando fertilizo 0,5 ppm de PO4 para os manter a 1 ppm, por exemplo, adiciono obrigatoriamente 5 ppm de K. Se adicionar 2,5 ppm de NO3, adiciono também 5 ppm de K, se bem que eu raramente adiciono NO3, pois os valores andam sempre entre os 5-10 ppm devido à comida. Olhando para as plantas, é o método mais seguro, mas também o que exige maior conhecido por parte do aquariófilo. Eu aqui só possuo para fertilizar o planta min da tetra Isso só contém ferro. Que é dos outros micros? O substracto fértil tem? Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
aduplapersonalidadedoraul Publicado: Fevereiro 7, 2007 Autor Publicado: Fevereiro 7, 2007 Não faço ideia... Bem agora é que estou mais confuso... Vou comprar esses fertilizantes: N P K, vou comprar o teste, mais plantas e os ottos. E logo vejo como é que corre. Acho que a parte dos macros já entendi mais ou menos... Mas os micros..??? Esses já li que parte vem na água da torneira e depois para os controlar é verificar o estado das plantas e pesquisar pelo fórum... certo? Vamos ver como é que isto corre Citar
aduplapersonalidadedoraul Publicado: Fevereiro 7, 2007 Autor Publicado: Fevereiro 7, 2007 De repente lembrei-me de outra coisa. O solo já pertencia à minha montagem anterior, por isso já deve esttar ciclado. Surgiu-me também outra duvida: será que vale a pena comprar um teste tambem de dureza? é que assim além de controlar a dureza, também da para controlar o co2 a tabela neste site: http://aquariofilia.do.sapo.pt/ Citar
aduplapersonalidadedoraul Publicado: Fevereiro 9, 2007 Autor Publicado: Fevereiro 9, 2007 Bom dia, eu vim aqui porque comprei o teste de PO4. Quando medi a àgua do aquário, estava entre 2,5 e 5,0. Fui a correr medir a àgua da torneira, e estava a 0.25. Queria também dizer uma coisa é que já comprei mais duas plantas: uma bacopa australis e uma ludwiga repens. Se calhar o melhor é fazer uma tpa, certo? Ainda não consegui arranjar os fertilizantes, mas se agora adiciona-se K Também ajudaria a baixar os valores de PO4, visto que o K ajuda as plantas a absorverem os outros macro nutrientes? Alguém consegue-me arranjar os Fertilizantes de KCl e de KH2PO4? Sobre este último fertilizante: ele não vai-me baixar o pH devido aos iões H+ que vão ser libertados para a àgua formando H3O+, que são responsáveis por acidificar a àgua? Obrigado e um abraço;) Citar
Luís Fortunato Publicado: Fevereiro 9, 2007 Publicado: Fevereiro 9, 2007 Olá de novo. Esses já li que parte vem na água da torneira e depois para os controlar é verificar o estado das plantas e pesquisar pelo fórum... certo? Deve ser uma parte muito pequena... Micros compra um fertilizante próprio. Eu uso TMG, em conjunto com o Ferro da Horizonte Aquático e não tenho motivos de queixa. De repente lembrei-me de outra coisa. O solo já pertencia à minha montagem anterior, por isso já deve esttar ciclado. Ficou fora de água algum tempo? Se sim, então vais ter que o ciclar novamente... Surgiu-me também outra duvida: será que vale a pena comprar um teste tambem de dureza? é que assim além de controlar a dureza, também da para controlar o co2 a tabela neste site: http://aquariofilia.do.sapo.pt/ Não compres... olha para os peixes e vê se ficam ofegantes ou à tona de água. Se sim é porque tens CO2 a mais. Os testes podem-se enganar/estar estragados, os peixes e as plantas nunca se enganam... Bom dia, eu vim aqui porque comprei o teste de PO4. Quando medi a àgua do aquário, estava entre 2,5 e 5,0. Fui a correr medir a àgua da torneira, e estava a 0.25. Queria também dizer uma coisa é que já comprei mais duas plantas: uma bacopa australis e uma ludwiga repens.Se calhar o melhor é fazer uma tpa, certo? Convém fazeres uma TPA, sim... Ainda não consegui arranjar os fertilizantes, mas se agora adiciona-se K Também ajudaria a baixar os valores de PO4, visto que o K ajuda as plantas a absorverem os outros macro nutrientes? Sim... mas somente se todos os outros nutrientes estivessem disponíveis... Alguém consegue-me arranjar os Fertilizantes de KCl e de KH2PO4? Há vários patrocinadores do Fórum que têm à venda. Em pó ou já diluídos. Sobre este último fertilizante: ele não vai-me baixar o pH devido aos iões H+ que vão ser libertados para a àgua formando H3O+, que são responsáveis por acidificar a àgua? Bem visto... mas tal não acontece porque tu adicionas tão pouca quantidade de KH2PO4, que qualquer variação no pH é muito baixa. Não te esqueças que a águas naturais quase sempre têm valores tampão relativamente bons, sejam ácidos ou básicos (não confundir KH com poder tampão generalista). Mas em água destilada sim. Se dissolveres KH2PO4, o pH será ácido ((pKa1 + pKa2)/2 = 4.65 = pH). Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
aduplapersonalidadedoraul Publicado: Fevereiro 9, 2007 Autor Publicado: Fevereiro 9, 2007 Ok obrigado pela resposta vim só aqui dizer que já comrei mais outra planta nesaea Crassicaulis e comprei cinco nariz de bebado. O aquário já está a ganhar forma e vou ver se amanha ponho as fotos. um abraço Citar
aduplapersonalidadedoraul Publicado: Fevereiro 11, 2007 Autor Publicado: Fevereiro 11, 2007 está aqui o meu aquário Citar
Recommended Posts