Antonio DSM Publicado Fevereiro 6, 2007 Publicado Fevereiro 6, 2007 (editado) Ola TEnho estas algas sobretudo na minha eleocharis acicularis e hemianthus micrantemoides e anda-se ja a espalhar para a rotala green.... Já li que nao sao algas mas sim bactérias... portanto qual é a lógica de elas passarem com tpas? resulta mesmo ? é que aquilo tapa as pontas da eleocharis e vai matando a planta ! Setup: 70 litros 2*55 watts CO2 caseiro 0.7ml de TMG (aquele sem nitratos e fosfatos) por dia ocasionalmente quandos os valores de nitrato andam pelos 3ppm adiciono uns 10 ppm (soluçao de KNO3) Medi ontem e tinha 20ppm NO3 0 ppm PO4 Tpas semanais de cerca de 25/30 % ( por causa dos testes) Fauna: 9 pseudomugil gertrudae 4 otos uns 25 red cherrys Caracois surtidos FLora: Hemianthus micrantemoides Rotala sp. green anubias nana ludwigia arcuata eleocharis acicularis Substracto: ADA power sand S e aquasoil por cima O aquario ja terá uns 2 meses e só começaram estas BGAs a coisa de uma semana... Desde já obrigado Editado Fevereiro 6, 2007 por Antonio DSM Cumprimentos Ex green goblin
Wooddy Weaver Publicado: Fevereiro 6, 2007 Publicado: Fevereiro 6, 2007 Olá!! tambem eu estou a aprender sobre plantados por isso arrisco-me a dar uma resposta errada, mas se tens valores de 20ppm de NO3 e de 0 ppm para PO4 então algo está mal, e talvez seja por isso que tens algas (apesar de não ter percebido que tipo de algas te referes...são filamentosas, escuras, etc). Eu estou a começar a aprefeiçoar a minha técnica de fertilização mas pelo que percebi a fertilização de macro (NPK) deve ser sempre nas proporções 10 (ppm N):0,5 (ppm P): 20 (ppm K), ou 20 (ppm N): 1 (ppm P): 40 (ppm K). Por isso tens valores de 20ppm de NO3 então devias ter 40ppm de PO4. Como consegues isso? adicionando um fertilizante de PO4 do tipo KH2PO4. Se assim não for, continuas a ter um desiquilibrio nutricial que apenas beneficia as algas e não as tuas plantas. Espero ter ajudado, wooddy
nfdc Publicado: Fevereiro 7, 2007 Publicado: Fevereiro 7, 2007 Muito cuidado com a proliferação dessas Cianobacterias (pela descrição que deste, não restam dúvidas). Nem que tenhas de as retirar com as mãos (até saem com facilidade) diariamente. Se perderes o controlo, vais complicar e muito a tarefa de as eliminar. No meu caso, desleixei-me e tive de me socorrer de um antibiotico (ESE 1000) para as eliminar. Custou-me, com alguma sorte , a morte de apenas um peixe. Na altura as cianobacterias desapareceram, mas reparei que há cerca de dois meses, há uma zona do meu aqua onde elas estão a querer proliferar novamente. Só que, desta vez não lhes dou hipotese e retiro-as logo. Tenho o problema controlado. Pelo pouco que li, acho que há alguma relação entre excesso de CO2 (o que surge principalmente com as luzes apagadas) e o crescimento/desenvolvimento destas. No meu caso, como não posso desligar a injecção de CO2 à noite (fermentação), estou sujeito a este tipo de problemas. Nuno Costa
Antonio DSM Publicado: Fevereiro 7, 2007 Autor Publicado: Fevereiro 7, 2007 Ola Eu estou a começar a aprefeiçoar a minha técnica de fertilização mas pelo que percebi a fertilização de macro (NPK) deve ser sempre nas proporções 10 (ppm N):0,5 (ppm P): 20 (ppm K), ou 20 (ppm N): 1 (ppm P): 40 (ppm K). Por isso tens valores de 20ppm de NO3 então devias ter 40ppm de PO4. Como consegues isso? adicionando um fertilizante de PO4 do tipo KH2PO4. wooddy Sim de facto os valores de fosfato tao baixos, mas repare que te enganas para 20 ppm de NO3 segunda essa relação deveria ter 1ppm de PO4 e nao 40 ppm de PO4 Este factor e de facto a razao para algumas algas que andam pelo aquario mas nada de preocupante.... O que me preocupa mesmo sao as bacterias ou algas BGA, porque fazem uma especie de teia por cima das plantas que as impede de receber luz e leva à sua morte ! Hoje ja fiz uma tpa de 60 % e uma poda brutal à rotala, tirei toda a BGA que consegui... Depois da TPA fui medir os parametros da agua pH 7.0 ( alto por causa da tpa..) gh 5º kh 5º NH3-0 NO2-0 NO3- 10 ppm ( em uma semana e com uma tpa de 60% os nitratos baixaram de 20ppm pa 10 ppm... nao esta a aser muito consumido pois nao ? ) PO4- 0 ppm Pelo pouco que li, acho que há alguma relação entre excesso de CO2 (o que surge principalmente com as luzes apagadas) e o crescimento/desenvolvimento destas.No meu caso, como não posso desligar a injecção de CO2 à noite (fermentação), estou sujeito a este tipo de problemas. Nao sabia desta.... com uma bomba de ar a funcionar à noite esse problema desaparece ? Eu agora tenho um filtro de cascata que ja nao causa tanta agitação na agua como o interior... se calhar ainda é disso... algumas ideias ? Cumprimentos Ex green goblin
nfdc Publicado: Fevereiro 7, 2007 Publicado: Fevereiro 7, 2007 Nao sabia desta.... com uma bomba de ar a funcionar à noite esse problema desaparece ?Eu agora tenho um filtro de cascata que ja nao causa tanta agitação na agua como o interior... se calhar ainda é disso... algumas ideias ? Se bem me recordo, águas paradas e com altos níveis de Dioxido de carbono são ambientes propicios a Cianobacterias. Quanto a soluções, nunca gostei de bombas de ar mas, pode ser uma opção válida durante a noite. Mas como recomendação: Arejamento (ora seja por bomba de ar ou por maior movimentação) Remoção manual sempre que possível e sempre que haja uma concentração elevada, pois esta praga cresce rapidamente Perfumar a zona onde o aqua está instalado, para evitar o cheiro a água "choca" ou cheiro a "mofo". (ahh, pois, esta última medida é facultativa ) Em último caso podes as cianobacterias. Desligar luzes, modificar esquemas de fertilização e introdução de peixes comedores de algas são medidas que se revelam ineficazes ou pouco eficazes. Nuno Costa
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