brunomix Publicado Fevereiro 5, 2007 Publicado Fevereiro 5, 2007 boa tarde,tenho uma calha da dymax com duas luzes cada uma com 14w para um aquario de 60l sera que chega? Citar
Meridiano de Greenwich Publicado: Fevereiro 5, 2007 Publicado: Fevereiro 5, 2007 (editado) Olá. Não sou muito experiente, mas por aquilo que sei, é insuficiente... repara.... tens 28W e 60L nem chegas a ter 0,5W por litro. Eu estou com o mesmo problema! Espero que estejas esclarecido! Editado Fevereiro 5, 2007 por Meridiano de Greenwich Citar
brunomix Publicado: Fevereiro 5, 2007 Autor Publicado: Fevereiro 5, 2007 boa tarde,tenho uma calha da dymax com duas luzes cada uma com 14w para um aquario de 60l sera que chega? mas sera que encontro lampadas t5 para a calha de 60cm mais fortes? Citar
Meridiano de Greenwich Publicado: Fevereiro 5, 2007 Publicado: Fevereiro 5, 2007 Calma lá... mas é T5? Se for T8, as compridas, não tens hipotese! Uma lâmpada com 60Cm tem sempre 18W! Citar
brunomix Publicado: Fevereiro 5, 2007 Autor Publicado: Fevereiro 5, 2007 mas sera que encontro lampadas t5 para a calha de 60cm mais fortes? sim e t5...que posso entao fazer? Citar
Meridiano de Greenwich Publicado: Fevereiro 5, 2007 Publicado: Fevereiro 5, 2007 Eu não faço nada porque vou comprar o aquário e vai ser bem carinho, por isso não altero. Mas ha muitas pessoas que alteram as calhas, metem mais lapadas ou acabam por por lampadas PLL. Citar
Murkas Publicado: Fevereiro 5, 2007 Publicado: Fevereiro 5, 2007 (editado) Boas, de facto a iluminação parece-me ser insuficiente caso queiras manter um plantado... mas a questão a fazer é que tipo de aqua pretendes ter? caso seja um plantado, vais meter CO2? e que tipo de plantas pretendes manter? é tudo questões que têm de ser feitas antes de te dar uma boa opinião que te seja útil... Quanto ás lâmpadas, se pretenderes manter T5 as T5 de 24W cabem bem numa calha de 60cm (tens é que fazer as alterações devidas, balastro, encaixes, etc) outra opcção a ter em conta são as lâmpadas PLL que também te podem resolver o problema. Uma coisa é certa em qualquer uma das opcções indicadas vais ter que dar uso ás veias de bricolage... Abraço Editado Fevereiro 5, 2007 por Murkas Citar A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!
brunomix Publicado: Fevereiro 5, 2007 Autor Publicado: Fevereiro 5, 2007 Eu não faço nada porque vou comprar o aquário e vai ser bem carinho, por isso não altero.Mas ha muitas pessoas que alteram as calhas, metem mais lapadas ou acabam por por lampadas PLL. obrigado pela ajuda,sim vo por co2 caseiro,ainda nao sei que plantas vo por... Citar
Luís Fortunato Publicado: Fevereiro 5, 2007 Publicado: Fevereiro 5, 2007 Olá. Essas lâmpadas T5 são HE (High Efficiency). O que tu precisas são de lâmpadas T5 HO (High Output). Para esse comprimento, cada lâmpada T5 HO tem 24 watt, como disse o Murkas. Ou seja, com duas atinges logo os 48 watt que deve rondar os 75-80% de watt/L, o que já é suficiente para muitas plantas. Se bem que o melhor era mesmo 3*24 W T5 HO, ou então 1*55 W PLL. Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Recommended Posts