José Garcia Publicado Fevereiro 5, 2007 Publicado Fevereiro 5, 2007 Boas Pessoal, Preciso de ajuda , necessito que os meus aquas (tenho na altura dois) estejam com o pH próximo dos 6,5 e os7,0 ,os valores que tenho nesta altura são valores aproximados dos 8,0. Em qualquer dos aquas tenho como substracto areia da praia ,bem sei que com este substracto não vou conseguir baixar o pH , as minhas questões são as seguintes: Que tipo de substracto devo utilizar? Um dos aquários têm 300 litros e estou a demolhar um tronco para colocar mas será o tronco suficiente para baixar o pH com o substracto que utilizo agora(areia da praia)? O outro aquário têm 60 litros,como posso baixar o pH?neste aquário tenho dois troncos e areia da praia como substracto e mesmo assim não consigo os valores que desejo. Os valores da aqua que tenho na rede também não ajudam ,mas já fiz a experiência de colocar água com valor de 6,0 e o que aconteceu é que logo que entrou no aquário passou a 8,0 Bem sei ,mas preciso de ajuda porque queria colocar Escalares e não consigo o que consigo é que passados poucos dias estão mortos sem qualquer justificação ao não ser o do valor do pH. Abraço Citar José Garcia O meu Blogue.....Aquariumslife
Murkas Publicado: Fevereiro 5, 2007 Publicado: Fevereiro 5, 2007 Boas Jose, a questão é a seguinte enquanto tiveres no teu aqua substancias calcárias (que fazem aumentar o efeito tampão da água (gH), no teu caso a areia de praia) nunca conseguirás baixar e estabilizar o pH nos valores desejados (não adianta meteres troncos nem CO2). A minha sugestão passa por substituires a areia por outro substracto qualquer, desde que seja inerte. Como hipóteses menos dispendiosas posso aconselhar-te areão de rio (podes sempre ir recolhe-lo tu próprio, ou podes adquiri-lo numa loja de materiais de construção, de preferência com granulometria de 2\3mm), ou akadama(no caso de ser um plantado) ou ainda a areia de sílica (que já sabes o que é e como se arranja, mas esta é mais dispendiosa). Para te certificares que o que usas é inerte deita um pouco de um ácido (eu uso HCl) sobre uma porção deste, se fizer efeverescencia é porque é calcário, se não é porque de facto é inerte. Espero ter ajudado Abraço Citar A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!
José Garcia Publicado: Fevereiro 5, 2007 Autor Publicado: Fevereiro 5, 2007 a areia de sílica (que já sabes o que é e como se arranja, mas esta é mais dispendiosa).Espero ter ajudado Abraço Boas Murkas, Quanto a areia de sílica ,é a minha grande duvida ouve um patrocinador que indicou um preço e outro um preço totalmente diferente.A minha duvida é mesmo essa qual devo comprar. Quanto a areia do rio têm o problema da estética é mais agradavel a vista a areia da praia. Abraço e obrigado. Citar José Garcia O meu Blogue.....Aquariumslife
Murkas Publicado: Fevereiro 5, 2007 Publicado: Fevereiro 5, 2007 Boas Murkas, Quanto a areia de sílica ,é a minha grande duvida ouve um patrocinador que indicou um preço e outro um preço totalmente diferente.A minha duvida é mesmo essa qual devo comprar. Quanto a areia do rio têm o problema da estética é mais agradavel a vista a areia da praia. Abraço e obrigado. Em minha opinião caso queiras mesmo a areia de sílica, compra aonde sair mais em conta, mas antes certifica-te que é mesmo areia de sílica, não compres gato por lebre!! Em último caso adquire só uma pequena porção e testa-a com o tal método do ácido só para te certificares... Abraço Citar A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!
José Garcia Publicado: Fevereiro 5, 2007 Autor Publicado: Fevereiro 5, 2007 Em minha opinião caso queiras mesmo a areia de sílica, compra aonde sair mais em conta, mas antes certifica-te que é mesmo areia de sílica, não compres gato por lebre!! Em último caso adquire só uma pequena porção e testa-a com o tal método do ácido só para te certificares... Abraço Murkas, A diferença que te falava é esta http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=56944 http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...mp;#entry360673 Abraço Citar José Garcia O meu Blogue.....Aquariumslife
Murkas Publicado: Fevereiro 5, 2007 Publicado: Fevereiro 5, 2007 Pois... o ideal era se conseguisses ir aos dois sítios para confimar (mas a distância é muita...), quanto á Naturline sou cliente habitual e os produtos lá adquiridos são sempre de excelente qualidade, quanto á Animallife não conheço... Tenta falar com alguém que tenha a adquirido o produto em questão e pregunta-lhe por feedback... (sinceramente não estou a ver mais nada que possas fazer) Abraço Citar A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!
Recommended Posts