Recommended Posts

Publicado

Boas pessoal (parece que temos o fórum de volta e mais saudavel que nunca...),

após ler umas coisitas sobre nutrientes e fertilizantes e a sua absorção por parte das plantas, deparei-me com uma questão:

-Os fosforo P é absorvido pelas plantas sob a forma de fosfatos PO4, preferencialmente por via radicular, sendo a absorção pelas folhas muito menor e por vezes po si só insufuciente...

A minha questão é se a maioria das pessoas adiciona fosfatos na coluna de água (sob a forma de uma solução aquosa de fofato de potassio normalmente), não irão algumas plantas continuar a apresentar carências de P? Não haverá nenhuma maneira DIY de adicionar fosfatos ao substracto, para a sua absorção ser feita pelas raízes?

Fica a dúvida, espero com este topico conseguir uma boa discussao sobre o assunto banana rock lol

Abraço

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Publicado:

Boas,

Na minha experiência de fertilização com macros, posso-te dizer que apesar de saber que a absorção de fosfatos é preferencialmente feita por via radicular, a fertilização na coluna de água também se revela particularmente eficaz.

Senão vejamos, quando nos aparecem algas filamentosas verdes, e as tratamos adicionando PO4 (pois estas algas evidenciam escassez deste), em um ou dois dias vemos que estas algas desaparecem assim que reposto o nível ideal de PO4.

Não me parece um desperdício de fertilizante, pois a alta concentração deste em solução (o normal), não permite desperdício, logo não vejo necessidade de adicionar fertilizante a nível radicular.

Esta é a minha opinião, se bem que também não conheço nenhum fertilizante de PO4 sólido, pois também nunca o utilizei, pelos motivos descritos acima.

Espero ter contribuído para a tertúlia por ti desejada :|

Abraço,

Tiago

«removido pela moderação»

Publicado:

Eu uso KH2PO4. Solução de 1 ppm, 1 ml todos os dias.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

• 2 semanas depois...
Publicado: (editado)

Pois pelo fedback parece-me que está toda a gente contento com a adição de PO4 na coluna de água :) (não que eu estivesse descontente, mas sim e apenas curioso para ver se havia aluém com ideias inovadoras no que a este assunto respeita).

Já agora a proveito para dizer que também fertilizo com KH2PO4 DIY 0,5ppm, na coluna de água, 1 ou 2 vezes por semana conforme os testes indiquem necessidade. :multi:

Obrigado pelas respostas

Abraço

Editado por Murkas

Publicado:
boas!

fiquei com uma duvida... eu tenho 0,5mg/L de PO4 no aqua... e tenho problemas com algas filamentosas...

0,5 nao é a concentração limite para o PO4?

se assim for nao poderei adubar com KH2PO4....

cumps!

Penso que essa não é a verdadeira questão. A verdadeira questão é: Fertilizas com potássio tambem? É que se houver potássio luz e o resto esse Fosfato desaparece e as algas idem

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Publicado:
Penso que essa não é a verdadeira questão. A verdadeira questão é: Fertilizas com potássio tambem? É que se houver potássio luz e o resto esse Fosfato desaparece e as algas idem

Só um reparo... acrescenta Azoto (N) á lista

Abraço

Publicado:
Só um reparo... acrescenta Azoto (N) á lista

Abraço

sim eh verdade, mas o azoto tenho ideia q vem com as tpa's ou de outra maneira natural

Publicado:

Olá.

sim eh verdade, mas o azoto tenho ideia q vem com as tpa's ou de outra maneira natural

Depende... há plantados que devido à alimentação que se faz no aquário, não há necessidade de fertilizar com NO3, ou com PO4...

Até pode haver o caso de ser necessário de fertilizar com os dois, e o caso de não ser necessário fertilizar com nenhum.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.