ohxuxa Publicado Janeiro 31, 2007 Share Publicado Janeiro 31, 2007 Boas, tenho seguido a risca as indicaçoes para manter o aquário saudavel, com tpa's regulares e mantendo os niveis equilibrados. No entanto com o aparecimento do inverno veio o quase inevitável ictio, para o qual ainda nao tive tempo para ir comprar o remédio. No entanto outros "fenomenos" andam a acontecer no meu aquario: tenho um betta com a cauda numa lastima completamente ratada, e um plati a definhar a olhos vistos (completamente magro a nadar de lado, até ficou com uma curvatura de corpo esquisita, provavelmente tuberculose piscicula. Digam-me o que devo fazer e se há alguma forma de curar este plati por favor. Já agora, as barbatanas do meu betta voltarão a crescer? Desculpem a quantidade de perguntas, mas estou mesmo a nora :S..obrigado Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Pires Publicado: Janeiro 31, 2007 Share Publicado: Janeiro 31, 2007 Quanto ao plati este parece-me que está condenado, eu separava-o dos outros peixes. O beta podes fazer um tratamento com aquarofuran da Aquarium Münster, conforme as indicações. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
ohxuxa Publicado: Janeiro 31, 2007 Autor Share Publicado: Janeiro 31, 2007 De facto, assisti à morte dele, parou simplesmente de respirar e tombou po lado. vou agora comprar os medicamentos sugeridos, ao fim de quanto tempo têm efeito? As barbatanas voltam a crescer? Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Marta Silva Publicado: Janeiro 31, 2007 Share Publicado: Janeiro 31, 2007 No entanto com o aparecimento do inverno veio o quase inevitável ictio, para o qual ainda nao tive tempo para ir comprar o remédio. O aparecimento do ictio não é assim tão inevitável. (por acaso a mim esta semana também me apareceu ictio no aqua mas foi por erro da minha parte). tens a água a que temperatura? quando fazes tpa's fazes com a agua à temperatura ambiente, ou seja, (como estamos de Inverno) fria? Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
davidbraga Publicado: Fevereiro 1, 2007 Share Publicado: Fevereiro 1, 2007 O aparecimento do ictio não é assim tão inevitável. (por acaso a mim esta semana também me apareceu ictio no aqua mas foi por erro da minha parte). tens a água a que temperatura? quando fazes tpa's fazes com a agua à temperatura ambiente, ou seja, (como estamos de Inverno) fria? Terá sido essa a causa do meu desgosto Vou então contar a minha triste historia: Terça feira pelas 21:00 fiz mais uma tpa como tantas outras, como perguntam voces? retirei 50% da água e voltei a colocar esses 50% com água de um furo que tenho, como não tem cloro coloco directamente a mangueira no aquario e abro a torneira muito devagar.(sempre utilizei esta água), nunca aqueci a água, mas também não me lembrei que estamos a ultrapassar uma época + fria. Quarta feira chego a casa por volta das 20:00 e deparo-me com a água um pouco turva, mesmo pouco. Os peixes estavam a respirar muito rápido e com a cabeça quase de fora da água, como que se a água não tivesse oxigenio, pensei que talvez fosse do co2 caseiro, resolvi retirar o co2 e fazer uma tpa de 75%, do mesmo modo que a anterior (retirar agua e meter nova sem aquecer). Quinta feira(hoje) o meu maior medo, tinha metade dos peixes mortos , e a outra metade para lá caminha, só tive uma solução desligar todo o aquario e oferecer os resistentes ao meu cunhado . Já sei que a água deve de ir quase a mesma temperatura para o aquario quando se fazem tpas, mas como nunca tinha tido problemas pensei em não alterar os habitos (coisa que até é facil e ainda por cima tenho outro termostato que não uso. venham lá os xicotes, eu mereço. Terá sido essa a causa do meu desgosto? Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Marta Silva Publicado: Fevereiro 1, 2007 Share Publicado: Fevereiro 1, 2007 todos cometemos erros e é assim que aprendemos, por exemplo esta semana tava com pressa para ir estudar e então fiz uma tpa (também não aqueci a água mas tinha noção que estava fria), tinha de por 10litros de água no aqua mas como não tinha paciência para estar ali muito tempo decidi por 1,5l de água de 10 em 10 min, resultado: no dia seguinte um ou 2 peixitos com ictio. Aumentei a temperatura, pus sal na água e passadas menos de 24h já tavam bons. se quiseres por água á temperatura ambiente, tens de a por muito lentamente para os peixes não apanharem com um choque térmico( isso é que lhes causou o ictio quase de certeza, alem disso a percentagem de água que mudaste foi mesmo muito grande) mas o melhor é mesmo aquecer a água antes de ir para o aquário. não te preocupes por não te teres lembrado do pormenor da temperatura da água porque agora tenho quase a certeza que da próxima não voltas a repetir, é assim que se aprende. mas ainda tens peixes doentes? Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Ricardo Diogo Publicado: Fevereiro 1, 2007 Share Publicado: Fevereiro 1, 2007 Eu acho que as TPA's foram enormes! Isso é muito de cada vez... Mas olha, matar peixes já todos matámos. Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Superbxxx Publicado: Fevereiro 1, 2007 Share Publicado: Fevereiro 1, 2007 (editado) Terá sido essa a causa do meu desgosto Vou então contar a minha triste historia: Terça feira pelas 21:00 fiz mais uma tpa como tantas outras, como perguntam voces? retirei 50% da água e voltei a colocar esses 50% com água de um furo que tenho, como não tem cloro coloco directamente a mangueira no aquario e abro a torneira muito devagar.(sempre utilizei esta água), nunca aqueci a água, mas também não me lembrei que estamos a ultrapassar uma época + fria. Quarta feira chego a casa por volta das 20:00 e deparo-me com a água um pouco turva, mesmo pouco. Os peixes estavam a respirar muito rápido e com a cabeça quase de fora da água, como que se a água não tivesse oxigenio, pensei que talvez fosse do co2 caseiro, resolvi retirar o co2 e fazer uma tpa de 75%, do mesmo modo que a anterior (retirar agua e meter nova sem aquecer). Quinta feira(hoje) o meu maior medo, tinha metade dos peixes mortos , e a outra metade para lá caminha, só tive uma solução desligar todo o aquario e oferecer os resistentes ao meu cunhado . Já sei que a água deve de ir quase a mesma temperatura para o aquario quando se fazem tpas, mas como nunca tinha tido problemas pensei em não alterar os habitos (coisa que até é facil e ainda por cima tenho outro termostato que não uso. venham lá os xicotes, eu mereço. Terá sido essa a causa do meu desgosto? Oi! Olha no meu entender, 50% de muda de agua é muito para tpas regulares (entao superiores a isto nem se fala) porque vais provocar desiquilibrios no teu aquario, nomeadamente vais matar muitas bacterias que fazem o ciclo de azoto no teu aquario e que permitem a vida dos teus peixes (se nao sabes o que é o ciclo do azoto procura no "procura").Outro ponto importante é que se intruduziste essa agua(que vem muito mais fria do que está no aquario) sem a aqueceres primeiro provocaste o "aparecimento" do ictio(ele já devia estar no aqua adormecido) porque o ictio aparece quando há rapidas variaçoes de temperatura! Essas percentagens de tpas nunca devem de ser utilizadas, salvo em casos de doenças e mesmo assim deves mudar diariamente cerca de 15% a 20% da agua e nunca 50%de uma só vez pela razao que já te expliquei, a menos que utilizes um medicamento que diga para nao mudares a agua!Eu mudo semanalmente 20% de agua que tiro da torneira para dois garrafoes(porque nao tenho um recipiente maior.....), deixo repousar durante um dia(ou entao poes anti-cloro), aqueço a agua com 2 termoestaos que tenho a mais cá em casa e ponho a agua a mesma temperatura que está no aqua! Agora para curares o ictio, aumentas a temperatura até aos 30 graus, mas só se os teus peixes aguentarem essas temperaturas!E compras um medicamento contra o ictio!Eu tambem tive esse problema e comprei um medicamento chamado SERA COSTAPUR que resultou muito bem(ao contrario de medicamento a base de azul metileno que vais encontrar de certeza na loja....) e até hoje nunca mais tive problemas com isso! Espero ter ajudado! Editado Fevereiro 1, 2007 por Superbxxx O meu aquario: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=61750 Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
davidbraga Publicado: Fevereiro 5, 2007 Share Publicado: Fevereiro 5, 2007 Obrigado pessoal este foi de certeza um erro que nunca mais vou repetir. Marta ainda tenho talvez 8 peixitos vivo, sobreviveram os que entreguei ao meu cunhado, mas como não tinha a certeza se era itio, desmontei todo o aquario para o desinfectar. Agora tenho de começar tudo de novo, as plantas foram todas para o lixo e todo o material foi fervido, quem ganhou com a minha desgraça foi o meu culhado (ele toma conta deles e o meu sobrinho com 1 aninho ficou todo contente, mas foi um grande tombo, no orçamento familiar. Superbxxx quanto ao ciclo obrigado pela dica, quanto ao medicamento como não sabia se era ou não o tal itio e desde quinta feira que não consigo aceder ao forum, não podia deixar o aquario naquele estado, foi como já disse desmontei-o todo. Para começar de novo estou a pensar em pedir o filtro do meu cunhado, para começar um novo ciclo no meu! Quanto tempo será que leva até poder colocar novos peixes. outra duvida importante estou a pensar em fazer um diy de "background", ou melhor já esta feito com esferovite (agora a minha duvida é se existe alguma tinta especial para aquarios ou se deixando o aquario cheio durante 1/2 semanas com uma bomba de ar o cheiro da tinta desaparece?) alguem me pode informar? não quero cometer mais um erro e matar novamente os peixes por intoxicação. obrigado a todos e ao rkc666 por me conformar :D Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Superbxxx Publicado: Fevereiro 5, 2007 Share Publicado: Fevereiro 5, 2007 Superbxxx quanto ao ciclo obrigado pela dica, quanto ao medicamento como não sabia se era ou não o tal itio e desde quinta feira que não consigo aceder ao forum, não podia deixar o aquario naquele estado, foi como já disse desmontei-o todo.Para começar de novo estou a pensar em pedir o filtro do meu cunhado, para começar um novo ciclo no meu! Quanto tempo será que leva até poder colocar novos peixes. outra duvida importante estou a pensar em fazer um diy de "background", ou melhor já esta feito com esferovite (agora a minha duvida é se existe alguma tinta especial para aquarios ou se deixando o aquario cheio durante 1/2 semanas com uma bomba de ar o cheiro da tinta desaparece?) alguem me pode informar? não quero cometer mais um erro e matar novamente os peixes por intoxicação. obrigado a todos e ao rkc666 por me conformar Oi! Realmente tiveste azar em relaçao ao forum que deixou de funcionar....!Agora, quanto ao tempo que leva a meter peixes novos, isso devia de tar escrito no ciclo do azoto....mas pronto deves por o aqua a funcionar , esperar um mes e ires introduzindo poucos peixes de cada vez, por exemplo ao 1mes introduzes 2 peixes....espera mais uma semana e introduzes outros 2...sempre assim até pores os peixes que queres desde que nao ultrapasses o limite de peixes do aquario!Porem, podes comprar nas lojas as bacterias que fazem o ciclo do azoto e polas no aqua...diminuindo assim o tempo de espera para pores peixes.....agora em quanto tempo diminui...nao sei porque nunca experimentei....tens que esperar que alguem te diga!Em relaçao ao backgroud, se bem ercebi queres pintar um pedaço de esferovite e pola dentro do aqua....ora eu n aconcelho....porque nao sei se as tintas provocam ou nao alguma alteraçao na agua(na minha opiniao devem de provocar sempre....mas n tou imformado a 100%neste caso) e depois como é que vais segurar a esferovite dentro do aqua?É que ela boia :D !O que podes fazer é pintares isso ao teu gosto e pores FORA do aqua...e ai sim comcordo plenamente e até pode ser que saia algo muito giro! 1Abraço e boa sorte com o novo aquario! ps:agora ja vou tarde mas para nao fazeres o mesmo 2 vezes.....dizes que atiraste as plantas fora nao foi?Ora se fosse ictio tirava-las do aquario e deixavas estar um determnado tempo que o parasita acabaria por morrer logo podias utilizar as plantas de novo....sto falta aqui muita explicaçao mas convido-te a procurar por "ictio" e as-de encontrar a explicaçao melhor! ps2:Nao te esqueças de ferver tudo de novo antes de meteres no aqua outra vez! O meu aquario: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=61750 Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
davidbraga Publicado: Fevereiro 5, 2007 Share Publicado: Fevereiro 5, 2007 mais uma vez obrigado, e quanto ao ferver, já esta tudo fervido, a excepção do termometro e do termostato esses vou desinfectar, ainda não sei bem com o que, mas algo se arranja. Abraços fortes. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts