Luis saleiro Publicado Janeiro 31, 2007 Publicado Janeiro 31, 2007 Então é o seguinte: Alguem sabe se numa calha Dymax de 90 cm posso trocar as lampadas de 21w por umas de 39 w? Será que dá para trocar só uma ou tenho que trocar as duas, se der, é claro. Alguem sabe tambem quantos kelvins tem a azul que vem de origem? Por favor, se alguem souber algo, diga. Citar
Ricardo Ruffo Publicado: Janeiro 31, 2007 Publicado: Janeiro 31, 2007 Ya podes meter uma lampada de 39w, nao é preciso por as duas. A branca sei que tem 12000kº, a azul nao sei. Citar
Luís Fortunato Publicado: Janeiro 31, 2007 Publicado: Janeiro 31, 2007 Olá. Ya podes meter uma lampada de 39w, nao é preciso por as duas.A branca sei que tem 12000kº, a azul nao sei. Ou então não... A menos que mudes o balastro, não podes colocar lâmpadas de 39 W T5 HO, a funcionar com um balastro de 21 W T5 HE. Lá por terem o mesmo tamanho, não quer dizer que funcionem da mesma forma. Há um tópico do ramirezi a explicar o porquê, aqui: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=32436 Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Luis saleiro Publicado: Fevereiro 1, 2007 Autor Publicado: Fevereiro 1, 2007 Enfim, a duvida está desfeita. Fartei-me de ler tópicos no fórum e não vi esse do Ramirezi. Obrigadissimo, acabaste de ma salvar uma porrada de chatices numa calha. Vou só mudar as lampadas para uma temperatura de 6500 k, e aguentar-me. Só para descargo. A azul não me beneficia tanto as plantas como uma 6500 k, pois não? Se souberes diz. Mais uma vez, obrigado. Citar
Luís Fortunato Publicado: Fevereiro 1, 2007 Publicado: Fevereiro 1, 2007 Olá. Da minha experiência, para manter plantas saudáveis e o aquário ter cores bonitas, podes usar qualquer temperatura de côr entre os 6000 e os 10000 K. Eu por exemplo, no meu plantado tenho somente uma lâmpada de 6000 K, e não tenho razões de queixa. Mas considero que visualmente um aquário fica mais agradável à vista com uma temperatura de côr entre os 8000 e 10000 K. Num plantado, a menos que queiras induzir crawling nas plantas, que é elas crescerem preferencialmente na horizontal, não vejo qualquer motivo para se usarem lâmpadas azuis. Até pelo que sei, são mais caras e têm um tempo de vida útil mais baixo que uma simples daylight. Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Recommended Posts