Tomás Mendes Publicado Janeiro 30, 2007 Publicado Janeiro 30, 2007 (editado) ATYOPSIS MOLUCCENSIS Trata-se de um camarão bastante belo e curioso. Não são dos mais comuns nas lojas mas o esforço para os obter vale a pena. Classe: Malacostraca Ordem: Decapoda Família: Atyidae Género: Atyopsis Espécie: Atyopsis moluccensis Nome comum: camarão madeira Origem: sudeste asiático pH: ácido mas tolera outros níveis Temperatura: 23 a 26 graus centígrados Comprimento máximo: 8 centímetros Hábitos alimentares: alimenta-se de partículas em suspensão na água, daí ser também denominado camarão filtrador. Enquanto selvagem, a sua alimentação é à base de zooplâncton e fitoplâncton. No aquário, se este for habitado por alguns peixes, em princípio, os restos de comida deixados por estes serão suficientes para alimentar os camarões madeira. Caso contrário, pode dissolver pastilhas de vegetais para os peixes-gato na água ou fornecer artémia recém nascida. Reprodução: o dimorfismo sexual é evidente desde que a maturidade sexual esteja atingida. Os machos têm as patas mais largas e robustas que as fêmeas. Apesar de ser fácil distinguir os machos das fêmeas, a reprodução no aquário é bastante difícil. As crias passam por um estado larvar e necessitam de parâmetros da água bastante específicos. Comportamento social: pacífico, tanto entre os exemplares da sua espécie, como em relação aos restantes companheiros do aquário. No entanto, poderão existir alguns confrontos entre indivíduos desta espécie mas nada digno de preocupação. Dimensões mínimas do aquário: 60 litros. Não é um camarão pequeno, longe disso! No entanto, também não é muito activo. Desde que possua locais onde a luz não incida directamente, um aquário de 60 litros é suficiente para esta espécie habitar. Disposição do aquário: apesar de não ser muito tímido e ser frequente observá-lo a passear pelo aquário durante o dia, o camarão madeira gosta de zonas com pouca luz. As plantas do género Anubias, por exemplo, são perfeitas para este fim pois providenciam uma pequena sombra por baixo das suas folhas onde este camarão se encontra frequentemente. Recomendações: se o aquário ainda não estiver estabilizado nem maturado, a introdução deste camarão pode não ser bem sucedida, pois alimenta-se de partículas em suspensão na água. Caso seja um aquário recente, é recomendável certificar-se que o seu Atyopsis está a ser bem alimentado. Não precisa de grandes preocupações em relação à dureza e pH embora seja bastante sensível a mudanças de temperatura. Texto Tomás Mendes Fotografias Tomás Mendes Este artigo resulta de um acordo feito entre o Fórum de Aquariofilia e a revista bioaquaria. Está inserido no Programa para a Divulgação da Bioaquaria Bioaquaria - a sua revista de aquariofilia Editado Janeiro 30, 2007 por Tomás Mendes
Tiago do Vale Publicado: Fevereiro 24, 2007 Publicado: Fevereiro 24, 2007 Gostei muito da ficha! Imagino que publicá-la na wiki de fichas ultrapasse um pouco o acordo entre a bioaquaria e o fórum, certo?
Tomás Mendes Publicado: Fevereiro 25, 2007 Autor Publicado: Fevereiro 25, 2007 hmm. Ultrapassa um pouco. O acordo é que todo o material seja publicado aqui relativo ao PDB é exclusivo. Se quiseres autorização para publicar na wikifichas, tens de falar com alguém responsável do fórum. Não é a bioaquaria que pode decidir isso. Abraço.
Recommended Posts