Recommended Posts

Publicado

Boa noite a todos!

Queria ver se alguem me poderia ajudar, tenho um molly preto, que se encontra com os olhos relativamente nublados...gostaria de dissipar as duvidas para ter a certeza do que fazer e do tratamento certo a aplicar. Penso que é importante referir que tenho três peixes desta espécie e só um deles se encontra com os ohos nublados, os restantes (quer mollys, quer restantes habitantes do aquario) encontram-se de boa saude!

Que posso fazer? será algo com que não me deva preocupar?

Cumprimentos!

André

Publicado:

as minhas quando tiveram isso era uma infecção bacteriana, curaram-se com sera baktopur mas pode ser outra coisa, espera por mais opiniões

Publicado:

Pode também ser resultante de alguma lesão e que ficou infeccionada agora.

Se vires que está a pior usar bactopur conforme foi fito.

O tratamento deve ser feito, preferencialmente, num aquário à parte.

Cumprimentos,

Nuno

Publicado:

Reparei agora que para alem desse tenho um limpa vidros (Otocinclus Affinis) com o mesmo!

Não tenho a minima possibilidade de fazer o tratamento num aquario à parte? É prejudicial para os restantes peixes esse medicamento?

Cumprimentos!

André

Publicado: (editado)
Reparei agora que para alem desse tenho um limpa vidros (Otocinclus Affinis) com o mesmo!

Não tenho a minima possibilidade de fazer o tratamento num aquario à parte? É prejudicial para os restantes peixes esse medicamento?

Boas , acho que deves fazer tratamento de backtopour como disse a Marta!

Em questão de ser prejudicial depende do que tiveres...

As ampulárias ( caracois ) não aguentam ) pelo menos eu tinha 15 só sobraram 3...

Camarões ficaram ok

Eu de aquarios há parte não gosto muito , pois pode ficar o vírus instalado em qualquer sítio do aqua e depois teres que fazer o mesmo...

Mas isto é somente uma opinião!

Penso que compensa caso o teu aqua comunitário seja algo grande e tenhas que gastar muitos comprimidos no mesmo!

Bom trabalho!

Cump´s

Editado por pypo

Coral Gigante! (clica)

O mar corroí tudo, mas um aquário de água salgada somente corroí a carteira...

Publicado:

o baktopur a que me estava a referir era ao baktopur (normal/líquido) e não ao baktopur direct (que é mais forte e teria de ser aplicado num aqua á parte pois ia-te matar as bactérias do filtro.).

Já usei sera baktopur e não tive problemas em relação a peixes camarões ou ampulárias... além disso não vi lá nenhuma contra indicação no folheto informativo...

Publicado:

verifica se tens os nitratos muito elevados.

De qualquer das maneiras experimenta fazer tpa de 50% e deixa passar 24 horas ; se não melhorar passa ao tratamento...

digo isto porque sucedia-me o mesmo com uma molly que ainda tenho e resolvia-se com tpas

cump

Publicado:
Eu de aquarios há parte não gosto muito , pois pode ficar o vírus instalado em qualquer sítio do aqua e depois teres que fazer o mesmo...

A vantagem é que depois do tratamento podes desinfectar o aquário, logo, não corres riscos com bactérias que ficam.

Sera baktopur direct (comprimidos) resulta ainda mais, mas é bem mais que o dobro do preço.

Sim, mas como disseste os resultados são muito melhores, actua mais rapidamente e trata problemas internos. O bactopur normal não.

Se o aquário estiver bem ciclado as perdas a nível de bactérias no filtro é quase nula e não tens picos de amônia ou nitritos.

Caso contrário... muita amônia... e nitritos... ;)

Cumprimentos,

Nuno

Publicado: (editado)

Hmmm, obrigadão pessoal!

Acho que vou experimentar a ideia do Luis e fazer uma muda de agua, se não funcionar, passo para o bactopur!

Mas antes disso, mais um problema para resolver(acho que é um problema...não tenho a certeza!), Hydras na agua, nunca me tinha aparecido, mas fica para outro topico!

Editado por André PiKu

Cumprimentos!

André

Publicado:

Não sei se é normal da doença, mas o peixe parece que anda "cego" nada ao acaso, e por vezes choca com outros peixes...Espero que isso não queira dizer que é tarde para tratamentos!

Cumprimentos!

André

Publicado:
Não sei se é normal da doença, mas o peixe parece que anda "cego" nada ao acaso, e por vezes choca com outros peixes...Espero que isso não queira dizer que é tarde para tratamentos!

acho que em alguns casos esses ataques de bactérias nos olhos podem mesmo cegar o peixe se não forem tratadas atempadamente. mas vamos esperar que seja só temporário e que depois de curado volte ao normal

bigsmile