arengajojo Publicado Janeiro 29, 2007 Publicado Janeiro 29, 2007 Boa noite a todos Comprei hoje 2 plantas para o meu aquario... -Bacopa Amplexicalus -Alternanthera Reineckii / Rosaefolia Comprei um molho de cada, e vinham dentro dum cesto de plastico, que retirei. a minha duvida é se retiro tambem o material esponjoso que segura as raizes do molho? Outra duvida é se alguem me sabe identificar essa bola que comprei... veio sem o nome lol Já agora se alguem quiser comentar como está a ficar o aquario.. está a vontade SETUP: (até ao momento) aquario 50*24*30 = 36L (agua fria - varia entre 18 e 22ºC) filtro EHEIM pickup 2008 (interior) substracto sera floredepot (2.4 kg) iluminacao HDD 500 Compact - lampada de 36W, 8000K Plantas Bacopa Amplexicalus Alternanthera Reineckii / Rosaefolia Citar
pat Publicado: Janeiro 29, 2007 Publicado: Janeiro 29, 2007 Retira a esponja pois apodrece dentro do aq e asfixia as raízes. Pelo que vi deves tirar a esponja e separar os pés para que possam enraizar livremente e plantares uma maior área. Se tudo correr bem elas continuam a crescer e poderás podar, começando novamente o processo de enraização. P.S. Esse substrato, para além de económico é bastante bom, também optei por ele e não tenho razão de queixa. Sugestão: separa os pés e afasta-os +/- 2 a e mm uns dos outros, verás logo a diferença. Boa sorte. Citar
Luís Fortunato Publicado: Janeiro 29, 2007 Publicado: Janeiro 29, 2007 Olá. Basicamente é o que a pat disse. Retira as plantas dos vasos e da lã de rocha, e planta cada planta separadamente, e não em molho. Depois delas crescerem, basta-te podar e voltar a plantar. A bola que aí tens, é na realidade uma bola de algas chamada Cladophora aegagropila. Descansa que não é nenhuma praga, pelo contrário, ajuda em alguns casos a retirar excessos de nutrientes da água, se bem que o seu crescimento é lento. Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
arengajojo Publicado: Janeiro 29, 2007 Autor Publicado: Janeiro 29, 2007 A bola que aí tens, é na realidade uma bola de algas chamada Cladophora aegagropila. Descansa que não é nenhuma praga lolol.. mesmo nao podia ser uma praga... ainda dei 2,5€ por ela Obrigado pelas respostas e ja estou a tratar do assunto Citar
arengajojo Publicado: Janeiro 30, 2007 Autor Publicado: Janeiro 30, 2007 epahh..... ja estive a fazer o que sugeriram e agora no fim reparei que me apareceram alguns caracois (até ao momento ja vi 2) de cerca de 1 ou 2 mm... Donde poderão ter aparecido? Das plantas que trouxe da loja? Serão prejudiciais ou serão daqueles que comem algas?? Cumprimentos João Vieira Citar
dexterie Publicado: Janeiro 30, 2007 Publicado: Janeiro 30, 2007 Os vasos não servem para nada e deves sempre lavar o melhor possível as plantas que acabas de comprar, quer para te veres livre de caracóis/ovos de caracol, quer para as limpares da fibra de vidro que muitas têm nas raízes. A pequena bola que compraste é, efectivamente, uma macro-alga. Tenho também uma e adoro-a. Cresce muito devagar e já não a tenho na forma de bola, que acho pouco natural. Abri-a e prendi-a a uma pedra. Citar
arengajojo Publicado: Janeiro 30, 2007 Autor Publicado: Janeiro 30, 2007 mas devo matar os caracois que vejo? Citar
André PiKu Publicado: Janeiro 30, 2007 Publicado: Janeiro 30, 2007 Devem ter vindo quando compraste as plantas na loja...isso é usual. Não tens que as matar, em principio não comem as plantas e penso que até dão uma ajuda na limpeza dos vidros do aquario. Mas cuidado que normalmente teem o condão de se multiplicarem bastante, quando assim for convem "manteres" a população a um numero constante. Citar Cumprimentos! André
Recommended Posts