Plantas Com Manchas E Folhas Transparentes Apodercidas (com Fotos)

NarG

Recommended Posts

Viva

Adquiri ontem o meu kit co2 de botija, pois o antigo na nutrafin achei que não fosse suficientemente potente para um aquário de 240 ltrs.

Tenho estas plantas à cerca de 1 semana no aquario foi quando o montei, no entanto tenho reparado que algumas folhas firaram transparentes e outras cheias de marcas "negras" tipo como quando se esfrega uma folha com as unhas ... em termos de testes tenho os seguintes:

- Teste amonia,nitritos,nitratos, ph6.0-7.4, ph 7.0-8.6, KH, GH, sei que me falta adquirir alguns testes tipo o de Fe etc .. no entanto o orçamento este mês não dá para mais nada ... pelos sintomas das plantas não dá para determinar qual é o nutriente em falta?

No anterior kit nutrafin saiam 1 bolha de minuto a minuto neste pelo que li no manual e está bem pelo manual está 1 bolha a cada 2 segundos ...

No entanto hoje de manha meni o ph antes do CO2 começar a funcionar e estava a 6.8 e à noite estava a 6.4, uma mudança tão grande em nem 12 hrs ja adicionei 3 pedras pequenas calcarias para ver se subia novamente o ph ... qual a dosagen certa de co2 ??

Setup do aqua

100x45x55

Substrato akadama

Calha 3x39T5 8000k

Ainda não uso nenhum tipo de nutrientes gostaria que me informassem quais que devo comprar visto que eu sei que se for a uma loja provavelmente impingem-me todos e eu todo contente sem $$ no bolso lá me venho embora ...

Não se consegue ver bem mas dá para notar as manchas presentes nas folhas

1169840508.jpg

1169840681.jpg

1169840705.jpg

Aquilo transparente que se nota era uma folha que está tipo apodrecida em menos de 2 dias ficou assim

1169840728.jpg

Difusor de CO2

1169840808.jpg

Kit adquirido na aquaristic

1169840930.jpg

Partilhar nas redes sociais

Olá.

Somente olhando para as plantas, poderá ou não ser precipitado dizer que se trata deste ou daquele nutriente. Até porque eles andam todos juntos. Por exemplo, podes ter uma carência de Azoto e teres os nitratos altos no teu aquário... facílimo. Basta que tenhas fosfato ou potássio em falta, para impedir o assimilar do azoto por parte das plantas.

Mas as plantas a mim não me parecem amareladas, por isso aposto numa deficiência de micros ou ferro, ou potássio, ou cálcio, ou magnésio... :?

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

boas, nao tendo muito a ver com o topico:

esse kit da aquaristic ja trazia o difusor ou compraste a parte?

Sim ja trazia o difusor :(

Em relação à quantidade de CO2 necessário sugestões, desligo o CO2 de noite ja agora devido às plantas de noite consumirem oxigenio e livertarem CO2#food

A iluminação que forneço é de 12hrs por dia, reparo também que ao chegar quase À ultima hora as plantas começam a fechar-se mesmo antes da iluminação se apagar como se soubessem que vão dormir ...

O kit Co2 acho estranho é a valvula electromagnitica devia ligar-se às 11hrs mas até agora pouco ou nada sai de co2 .. desliga-se bem mas ligar-se ... se eu chegar lá e lhe aumentar os bar ela começa logo a deitar bolhas ...

1170074214.jpg

Dá para ver a planta a ganhar raizes pelo caule todo , é normal ?? como disse é o meu 1º plantado ...

1170074264.jpg

Os topos das plantas têm perdido cor dia para dia ...

1170074302.jpg

Coloquei umas pedras calcárias para tentar manter o ph ...

1170074283.jpg

Olá.

A iluminação que forneço é de 12hrs por dia

É muito tempo. Entre 8 e 10 horas é suficiente.

O kit Co2 acho estranho é a valvula electromagnitica devia ligar-se às 11hrs mas até agora pouco ou nada sai de co2 .. desliga-se bem mas ligar-se ... se eu chegar lá e lhe aumentar os bar ela começa logo a deitar bolhas ...

É mesmo assim, ainda demora um bocado, pois cada vez que o CO2 se desliga, há sempre água que entra para o difusor/tubo. E quando abres a válvula solenóide, o CO2 terá que empurrar a água que tenha entrado.

Por um lado até é bom, pois quando as luzes se ligam, podes considerar que é a altura das 24 horas de um aquário, em que há mais CO2 dissolvido na água. Por isso é que até é bom o CO2 só começar a ser borbulhado/dissolvido algum tempo depois das lâmpadas se acenderem.

Andares a mexer na válvula de agulha/válvula do redutor vais estar a desregular todos os dias o caudal de CO2 no teu aquário.

Quanto às plantas, repito o que disse no post anterior.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

• 2 semanas depois...

a mim parece-me limnophila sessiflora, uma das minhas plantas preferidas e se ficares uma hora a olhar para ela ate a vês crescer :lol:

"Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina-lhe aquariofilia e à fome o matarás" biggrin

o meu aquário

a mim parece-me limnophila sessiflora, uma das minhas plantas preferidas e se ficares uma hora a olhar para ela ate a vês crescer cheers

É limnophila de certeza.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.