Recommended Posts

Publicado

Olá a todos!

Tenho a aqua montado na totalidade há cerca de 2 semanas.

Para além de outras plantas, tenho 1 anubia e 1 hidrophila. Em ambas estão a rebentar folhas novas, mas essas folhas estão a aparecer com um problema :twisted: .... estão a nascer transparentes!!! Como é que isto é possivel??

Alguem em sabe ajudar??

O quê é que pode originar o nascimento de folhas quase completamente transparentes??

Agradeço a vossa ajuda!

Publicado:
Olá a todos!

Tenho a aqua montado na totalidade há cerca de 2 semanas.

Para além de outras plantas, tenho 1 anubia e 1 hidrophila. Em ambas estão a rebentar folhas novas, mas essas folhas estão a aparecer com um problema ;) .... estão a nascer transparentes!!! Como é que isto é possivel??

Alguem em sabe ajudar??

O quê é que pode originar o nascimento de folhas quase completamente transparentes??

Agradeço a vossa ajuda!

Boas, mais uma pessoa da zona a optar por este hobbie, ainda bem!

Ora bem, consegues meter aqui o setup do aquário e as rotinas de fertilização?

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Publicado:
Boas, mais uma pessoa da zona a optar por este hobbie, ainda bem!

Ora bem, consegues meter aqui o setup do aquário e as rotinas de fertilização?

Olá!!

Aqui vai:

O aqua foi montado há cerca de 2 semanas.

80X30X40

Filtro Eheim 2213

Substrato JBL por debaixo do areão e da areia branca de silica

Tenho estado a colocar fertilizante Ferropol da JBL semanalmente

Calha de 18W (já sei k é mto pouco, mas qd tiver possibilidade €€€€ é p/ mudar)

Termoestato 100Wts

As plantas foram escolhidas kase todas de acordo com a pouca luz, e são:

Anubias

Egerias Naja

Cabomba

Hygrophilas

Musgo de Java

Valisneria

Eleocharis

Pogostemon helferi

Estão lá 2 Guppys (era p/ ciclar)

Para alem disto, tem um tronco de videira k está com uns problemazitos de fungos cabecadura mas que, pelo k já me disseram no forum, não interferem com o resto, e umas pedras de xisto.

As restantes plantas estão todas OK, apenas uma das anubias e duas das higrophylas estão assim, e começaram a ficar assim há 2/3 dias.

A temperatura está a 25/26o.

Espero k seja isto e que me possam ajudar.

Publicado:

E fotos?

Aposto que nas Hygrophylas isso acontece nas folhas de baixo. Se for isso, é da luz e não há grande coisa a fazer. Eu tenho sempre algumas folhas a cair, e é sempre da Hygrophila.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Publicado:

Olá Karla

Ficou a faltar a informação sobre a fertilização, isto porque crescimentos transparentes é falta de ferro.

Cumprimentos,

Luís Moniz

Banner-1.png
Publicado:

Boas,

As folhas da Higrophyla que aparecem transparentes são as novas, que estão a nascer, e não as de baixo.

Na anubia a folha nova ainda está meio enrolada e já dá para vêr que está a ficar praticamente transparente.

Relativamente à fertilização, estou a colocar 10ml de Ferropol da JBL semanalmente e tenho substrato fértil também da JBL por debaixo do areão.

Será que devo aumentar a dose do fertilizante?

Aguardo as vossas opiniões.

Obrigado!!

Publicado:

Olá Karla

Se tem crescimentos transparentes tem de aumentar a fertelização em ferro, não conheço o fertelizante em questão mas pode sempre comprar um com apenas ferro, existem diversas marcas que tem este em separado.

Cumprimentos,

Luís Moniz

Banner-1.png
Publicado:

Olá Karla

eu tenho um aqua há 3 semanas e o que fiz foi enterrar umas bolas de ferro da JBL no akadama. Todos os dias ponho substrato líquido. Tb tenho mais luz (apesar de tb n ser suficiente segundo as recomendações ods entendidos) do que tu e isso pode fazer toda a diferença. O que fiz e que deu um grande resultado foi colocarf co2. Parece um milagre...até as oiço crescer.

Eu tenho feito todos os testes e mais alguns (stress de iniciante) e o ferro NA ÁGUA é tb muito baixo. mas pelos vistos as bolas enterradas estão a fazer o seu trabalho. Vê aqui:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=57359

Quando tiveres dinheiro pensa no co2. Aqui no site noutros há varios membros a vender co2:

Vê este link (não conheço a pessoa mas reparei que ele tem vindo a baixar o preço) com um sistema da JBL que é considerado bom:

http://www.aquariofiliadigital.com/viewtopic.php?t=4113

Boa sorte

paulo Mesquita

Publicado:

Olá Sr. Paulo Mesquita

O Co2 é de facto importante para o crescimento das plantas, mas co2 apenas vai aumentar o consumo de nutrientes, daí o rápido desenvolvimento, neste caso se existe um nutriente em falta o co2 não vai ajudar, a carencia irá continuar e o crescimento será sempre comprometido.

Cumprimentos,

Luís Moniz

Banner-1.png
Publicado:

Olá a todos!

Penso k o problema é mesmo a falta de um nutriente, neste caso, o ferro, porque embora tenha poucos watts (como podem vêr escolhi plantas com poucas exigências de luz por isso mesmo), elas estão a crescer bastante.

Há 2 semanas que o aqua está montado, as egerias e as cabombas já duplicaram o tamanho, as anubias estão todas com folhas novas a rebentar, e até a Eleocharis já tem novas pontinhas a surgirem da areia, daí achar que não se trata de uma questão de crescimento.

Vou seguir a indicação e comprar o mais rápido possivel um fertilizante apenas com ferro, para que não chegue a afectar as restantes plantas.

Obrigado pela ajuda!

Publicado:
Olá a todos!

Penso k o problema é mesmo a falta de um nutriente, neste caso, o ferro, porque embora tenha poucos watts (como podem vêr escolhi plantas com poucas exigências de luz por isso mesmo), elas estão a crescer bastante.

Há 2 semanas que o aqua está montado, as egerias e as cabombas já duplicaram o tamanho, as anubias estão todas com folhas novas a rebentar, e até a Eleocharis já tem novas pontinhas a surgirem da areia, daí achar que não se trata de uma questão de crescimento.

Vou seguir a indicação e comprar o mais rápido possivel um fertilizante apenas com ferro, para que não chegue a afectar as restantes plantas.

Obrigado pela ajuda!

Atenção que ser falta de ferro pode ser enganador...

Por exemplo o Mg quando em falta não permite a assimilação de fe pelas plantas. Também em tempos fertilizei com ferropol da JBL, mas isso de não saber o que ando a meter pa dentro do aqua tem muito que se lhe diga...

Como estas de NO3 e PO4 no aqua?

Abraço

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Publicado:

Olá!

Sinceramente o unico teste k fiz, foi o do PH.

Os outros... infelizmente... ainda não tive possibilidade de os comprar.

Em principio, no fim de semana, vão-me emprestar os testes todos p/ fazer e aí já te posso dizer.

Em todo o caso, se fôr falta de Mg, o quê é k se pode fazer??

No teu caso, o k fizeste??

Publicado: (editado)
Olá!

Sinceramente o unico teste k fiz, foi o do PH.

Os outros... infelizmente... ainda não tive possibilidade de os comprar.

Em principio, no fim de semana, vão-me emprestar os testes todos p/ fazer e aí já te posso dizer.

Em todo o caso, se fôr falta de Mg, o quê é k se pode fazer??

No teu caso, o k fizeste??

No meu caso continuei a fazer tpa´s semanais de cerca de 20% da água e comprei um bom fertilizante de micros (na altura utilizei o TMG(tropica master grow da tropica) e agora arranjei um fertilizante de ferro (só) pois que o TMG tinha não chegava e optei por arranjar novo fertilizante de micros (no patrocinador do forum Horizonte Aquatico podes arranjar fertilizantes de ferro e micros).

Mas cada caso é um caso e o que resultou no meu aqua pode não resultar com o teu...

O meu conselho é que leias mais alguma coisa sobre fertilizantes e suas carências, e que testes os níveis de NO3 e de PO4 do aqua, pois com a tua iluminação as plantas devem de consumir poucos nutrentes (não sei se adicionas CO2??), e se fertilizares em demasia tens logo algas a chagar o juizo... :crazyeyes:

Fica a sugestão:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=36035

Alguma dúvida não exites

Abraço

Editado por Murkas

Publicado:

Muito obrigado pelas vossas respostas.

Este fim de semana fiz os famosos testes. Aqui vão as resultados:

NO2 - <0.3 Mg/Lt

GH-DH (acho k era isto mas não tenho a certeeza!) - 5.6 (dureza média)

KH - 5.04

NO3 - 10Mg/Lt

PH - 7

PH4 - 1.5 Mg/Lt

O que acham??

Ps: As Plantas já têm novas folhas a nascer k já estão ok, não vêm transparentes! Yeessssss!

Acho k era mesmo uma questão de fertilização. Adicionei mais ferro e alterei o fertilizante e já está tudo ok! Pelo menos por agora.....

Publicado:
Muito obrigado pelas vossas respostas.

Este fim de semana fiz os famosos testes. Aqui vão as resultados:

NO2 - <0.3 Mg/Lt

GH-DH (acho k era isto mas não tenho a certeeza!) - 5.6 (dureza média)

KH - 5.04

NO3 - 10Mg/Lt

PH - 7

PH4 - 1.5 Mg/Lt

O que acham??

Ps: As Plantas já têm novas folhas a nascer k já estão ok, não vêm transparentes! Yeessssss!

Acho k era mesmo uma questão de fertilização. Adicionei mais ferro e alterei o fertilizante e já está tudo ok! Pelo menos por agora.....

Ainda bem que já resolveste esse problema...

Agora a prevenção de outros problemas... esse valor de PO4 parece-me um pouco elevado (idealmente entre 0.5 e 1 ppm), fertilizas com K (potássio)? em caso negativo acho que deverias de começar a pensar em aranjar um fertilizante de N, um de P e um de K em separado, pois ajuda-te bastante na saúde de plantas, aqua e consequentemente no combate ás algas.

Abraço

Publicado:

Olá Murkas,

Tens razão. Tenho de comprar um fertilizante N P K, tb já me tinham dito, mas fui à loja no fim semana e eles não tinham, por isso não comprei. Tenho de ir dar uma volta a outras lojas p ver se acho.

Relativamente ao PO4, ontem já fiz um TAP e vou continuar a fazer, para ver se baixa.

Vamos vêr.

Obrigado!

Publicado: (editado)
Olá Murkas,

Tens razão. Tenho de comprar um fertilizante N P K, tb já me tinham dito, mas fui à loja no fim semana e eles não tinham, por isso não comprei. Tenho de ir dar uma volta a outras lojas p ver se acho.

Relativamente ao PO4, ontem já fiz um TAP e vou continuar a fazer, para ver se baixa.

Vamos vêr.

Obrigado!

Boas Karla,

quanto aos fertilizantes NPK, porque não fazes tu os teus próprios fertilizantes?

Compras os compostos e diluis em água... sai-te mais barato.

Tens inúmeros tópicos espalhados aí pelo fórum sobre isso...

Abraço

EDIT:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...l=fertilizantes

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=17053

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=24244

calculadora do chuck

http://aquariofilia.do.sapo.pt/calculadora/index.htm

Editado por Murkas

Publicado:

Olá!

Já estive a vêr os links, mas sinceramente, pareço "um burro a olhar p/ um palácio" :oops:

Não percebo nada de quimica, por isso nem sequer vou arriscar a fazer um fertilizante caseiro, pelo menos, por enquanto!!

Ainda acabo por matar as plantas todas :(

Obrigado pela ideia.

Acredito q deve dar bastante jeito a quem perceba um bocadinho, mas eu, é melhor não arriscar.

Vou optar pela compra ;)

Publicado:
Olá!

Já estive a vêr os links, mas sinceramente, pareço "um burro a olhar p/ um palácio" :|

Não percebo nada de quimica, por isso nem sequer vou arriscar a fazer um fertilizante caseiro, pelo menos, por enquanto!!

Ainda acabo por matar as plantas todas :|

Obrigado pela ideia.

Acredito q deve dar bastante jeito a quem perceba um bocadinho, mas eu, é melhor não arriscar.

Vou optar pela compra :wink:

Boas Karla,

Então nesse caso deixa-me recomendar os fertilizantes da Horizonte Aquático, se quiseres eles fazem as dosagens que pedires...

vê na secção dos patrocinadores do forum...

Abraço