Karla Publicado Janeiro 26, 2007 Publicado Janeiro 26, 2007 Olá a todos! Tenho a aqua montado na totalidade há cerca de 2 semanas. Para além de outras plantas, tenho 1 anubia e 1 hidrophila. Em ambas estão a rebentar folhas novas, mas essas folhas estão a aparecer com um problema .... estão a nascer transparentes!!! Como é que isto é possivel?? Alguem em sabe ajudar?? O quê é que pode originar o nascimento de folhas quase completamente transparentes?? Agradeço a vossa ajuda!
Ricardo Diogo Publicado: Janeiro 26, 2007 Publicado: Janeiro 26, 2007 Olá a todos! Tenho a aqua montado na totalidade há cerca de 2 semanas. Para além de outras plantas, tenho 1 anubia e 1 hidrophila. Em ambas estão a rebentar folhas novas, mas essas folhas estão a aparecer com um problema .... estão a nascer transparentes!!! Como é que isto é possivel?? Alguem em sabe ajudar?? O quê é que pode originar o nascimento de folhas quase completamente transparentes?? Agradeço a vossa ajuda! Boas, mais uma pessoa da zona a optar por este hobbie, ainda bem! Ora bem, consegues meter aqui o setup do aquário e as rotinas de fertilização? Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.
Karla Publicado: Janeiro 26, 2007 Autor Publicado: Janeiro 26, 2007 Boas, mais uma pessoa da zona a optar por este hobbie, ainda bem! Ora bem, consegues meter aqui o setup do aquário e as rotinas de fertilização? Olá!! Aqui vai: O aqua foi montado há cerca de 2 semanas. 80X30X40 Filtro Eheim 2213 Substrato JBL por debaixo do areão e da areia branca de silica Tenho estado a colocar fertilizante Ferropol da JBL semanalmente Calha de 18W (já sei k é mto pouco, mas qd tiver possibilidade €€€€ é p/ mudar) Termoestato 100Wts As plantas foram escolhidas kase todas de acordo com a pouca luz, e são: Anubias Egerias Naja Cabomba Hygrophilas Musgo de Java Valisneria Eleocharis Pogostemon helferi Estão lá 2 Guppys (era p/ ciclar) Para alem disto, tem um tronco de videira k está com uns problemazitos de fungos mas que, pelo k já me disseram no forum, não interferem com o resto, e umas pedras de xisto. As restantes plantas estão todas OK, apenas uma das anubias e duas das higrophylas estão assim, e começaram a ficar assim há 2/3 dias. A temperatura está a 25/26o. Espero k seja isto e que me possam ajudar.
Ricardo Diogo Publicado: Janeiro 26, 2007 Publicado: Janeiro 26, 2007 E fotos? Aposto que nas Hygrophylas isso acontece nas folhas de baixo. Se for isso, é da luz e não há grande coisa a fazer. Eu tenho sempre algumas folhas a cair, e é sempre da Hygrophila. Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.
luismoniz Publicado: Janeiro 28, 2007 Publicado: Janeiro 28, 2007 Olá Karla Ficou a faltar a informação sobre a fertilização, isto porque crescimentos transparentes é falta de ferro. Cumprimentos, Luís Moniz
Karla Publicado: Janeiro 30, 2007 Autor Publicado: Janeiro 30, 2007 Boas, As folhas da Higrophyla que aparecem transparentes são as novas, que estão a nascer, e não as de baixo. Na anubia a folha nova ainda está meio enrolada e já dá para vêr que está a ficar praticamente transparente. Relativamente à fertilização, estou a colocar 10ml de Ferropol da JBL semanalmente e tenho substrato fértil também da JBL por debaixo do areão. Será que devo aumentar a dose do fertilizante? Aguardo as vossas opiniões. Obrigado!!
luismoniz Publicado: Janeiro 31, 2007 Publicado: Janeiro 31, 2007 Olá Karla Se tem crescimentos transparentes tem de aumentar a fertelização em ferro, não conheço o fertelizante em questão mas pode sempre comprar um com apenas ferro, existem diversas marcas que tem este em separado. Cumprimentos, Luís Moniz
pmesquita Publicado: Janeiro 31, 2007 Publicado: Janeiro 31, 2007 Olá Karla eu tenho um aqua há 3 semanas e o que fiz foi enterrar umas bolas de ferro da JBL no akadama. Todos os dias ponho substrato líquido. Tb tenho mais luz (apesar de tb n ser suficiente segundo as recomendações ods entendidos) do que tu e isso pode fazer toda a diferença. O que fiz e que deu um grande resultado foi colocarf co2. Parece um milagre...até as oiço crescer. Eu tenho feito todos os testes e mais alguns (stress de iniciante) e o ferro NA ÁGUA é tb muito baixo. mas pelos vistos as bolas enterradas estão a fazer o seu trabalho. Vê aqui: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=57359 Quando tiveres dinheiro pensa no co2. Aqui no site noutros há varios membros a vender co2: Vê este link (não conheço a pessoa mas reparei que ele tem vindo a baixar o preço) com um sistema da JBL que é considerado bom: http://www.aquariofiliadigital.com/viewtopic.php?t=4113 Boa sorte paulo Mesquita
luismoniz Publicado: Janeiro 31, 2007 Publicado: Janeiro 31, 2007 Olá Sr. Paulo Mesquita O Co2 é de facto importante para o crescimento das plantas, mas co2 apenas vai aumentar o consumo de nutrientes, daí o rápido desenvolvimento, neste caso se existe um nutriente em falta o co2 não vai ajudar, a carencia irá continuar e o crescimento será sempre comprometido. Cumprimentos, Luís Moniz
Karla Publicado: Janeiro 31, 2007 Autor Publicado: Janeiro 31, 2007 Olá a todos! Penso k o problema é mesmo a falta de um nutriente, neste caso, o ferro, porque embora tenha poucos watts (como podem vêr escolhi plantas com poucas exigências de luz por isso mesmo), elas estão a crescer bastante. Há 2 semanas que o aqua está montado, as egerias e as cabombas já duplicaram o tamanho, as anubias estão todas com folhas novas a rebentar, e até a Eleocharis já tem novas pontinhas a surgirem da areia, daí achar que não se trata de uma questão de crescimento. Vou seguir a indicação e comprar o mais rápido possivel um fertilizante apenas com ferro, para que não chegue a afectar as restantes plantas. Obrigado pela ajuda!
Murkas Publicado: Fevereiro 1, 2007 Publicado: Fevereiro 1, 2007 Olá a todos! Penso k o problema é mesmo a falta de um nutriente, neste caso, o ferro, porque embora tenha poucos watts (como podem vêr escolhi plantas com poucas exigências de luz por isso mesmo), elas estão a crescer bastante. Há 2 semanas que o aqua está montado, as egerias e as cabombas já duplicaram o tamanho, as anubias estão todas com folhas novas a rebentar, e até a Eleocharis já tem novas pontinhas a surgirem da areia, daí achar que não se trata de uma questão de crescimento. Vou seguir a indicação e comprar o mais rápido possivel um fertilizante apenas com ferro, para que não chegue a afectar as restantes plantas. Obrigado pela ajuda! Atenção que ser falta de ferro pode ser enganador... Por exemplo o Mg quando em falta não permite a assimilação de fe pelas plantas. Também em tempos fertilizei com ferropol da JBL, mas isso de não saber o que ando a meter pa dentro do aqua tem muito que se lhe diga... Como estas de NO3 e PO4 no aqua? Abraço A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!
Karla Publicado: Fevereiro 1, 2007 Autor Publicado: Fevereiro 1, 2007 Olá! Sinceramente o unico teste k fiz, foi o do PH. Os outros... infelizmente... ainda não tive possibilidade de os comprar. Em principio, no fim de semana, vão-me emprestar os testes todos p/ fazer e aí já te posso dizer. Em todo o caso, se fôr falta de Mg, o quê é k se pode fazer?? No teu caso, o k fizeste??
Murkas Publicado: Fevereiro 1, 2007 Publicado: Fevereiro 1, 2007 (editado) Olá! Sinceramente o unico teste k fiz, foi o do PH. Os outros... infelizmente... ainda não tive possibilidade de os comprar. Em principio, no fim de semana, vão-me emprestar os testes todos p/ fazer e aí já te posso dizer. Em todo o caso, se fôr falta de Mg, o quê é k se pode fazer?? No teu caso, o k fizeste?? No meu caso continuei a fazer tpa´s semanais de cerca de 20% da água e comprei um bom fertilizante de micros (na altura utilizei o TMG(tropica master grow da tropica) e agora arranjei um fertilizante de ferro (só) pois que o TMG tinha não chegava e optei por arranjar novo fertilizante de micros (no patrocinador do forum Horizonte Aquatico podes arranjar fertilizantes de ferro e micros). Mas cada caso é um caso e o que resultou no meu aqua pode não resultar com o teu... O meu conselho é que leias mais alguma coisa sobre fertilizantes e suas carências, e que testes os níveis de NO3 e de PO4 do aqua, pois com a tua iluminação as plantas devem de consumir poucos nutrentes (não sei se adicionas CO2??), e se fertilizares em demasia tens logo algas a chagar o juizo... Fica a sugestão: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=36035 Alguma dúvida não exites Abraço Editado Fevereiro 1, 2007 por Murkas A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!
Karla Publicado: Fevereiro 5, 2007 Autor Publicado: Fevereiro 5, 2007 Muito obrigado pelas vossas respostas. Este fim de semana fiz os famosos testes. Aqui vão as resultados: NO2 - <0.3 Mg/Lt GH-DH (acho k era isto mas não tenho a certeeza!) - 5.6 (dureza média) KH - 5.04 NO3 - 10Mg/Lt PH - 7 PH4 - 1.5 Mg/Lt O que acham?? Ps: As Plantas já têm novas folhas a nascer k já estão ok, não vêm transparentes! Yeessssss! Acho k era mesmo uma questão de fertilização. Adicionei mais ferro e alterei o fertilizante e já está tudo ok! Pelo menos por agora.....
Murkas Publicado: Fevereiro 5, 2007 Publicado: Fevereiro 5, 2007 Muito obrigado pelas vossas respostas. Este fim de semana fiz os famosos testes. Aqui vão as resultados: NO2 - <0.3 Mg/Lt GH-DH (acho k era isto mas não tenho a certeeza!) - 5.6 (dureza média) KH - 5.04 NO3 - 10Mg/Lt PH - 7 PH4 - 1.5 Mg/Lt O que acham?? Ps: As Plantas já têm novas folhas a nascer k já estão ok, não vêm transparentes! Yeessssss! Acho k era mesmo uma questão de fertilização. Adicionei mais ferro e alterei o fertilizante e já está tudo ok! Pelo menos por agora..... Ainda bem que já resolveste esse problema... Agora a prevenção de outros problemas... esse valor de PO4 parece-me um pouco elevado (idealmente entre 0.5 e 1 ppm), fertilizas com K (potássio)? em caso negativo acho que deverias de começar a pensar em aranjar um fertilizante de N, um de P e um de K em separado, pois ajuda-te bastante na saúde de plantas, aqua e consequentemente no combate ás algas. Abraço A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!
Karla Publicado: Fevereiro 5, 2007 Autor Publicado: Fevereiro 5, 2007 Olá Murkas, Tens razão. Tenho de comprar um fertilizante N P K, tb já me tinham dito, mas fui à loja no fim semana e eles não tinham, por isso não comprei. Tenho de ir dar uma volta a outras lojas p ver se acho. Relativamente ao PO4, ontem já fiz um TAP e vou continuar a fazer, para ver se baixa. Vamos vêr. Obrigado!
Murkas Publicado: Fevereiro 5, 2007 Publicado: Fevereiro 5, 2007 (editado) Olá Murkas, Tens razão. Tenho de comprar um fertilizante N P K, tb já me tinham dito, mas fui à loja no fim semana e eles não tinham, por isso não comprei. Tenho de ir dar uma volta a outras lojas p ver se acho. Relativamente ao PO4, ontem já fiz um TAP e vou continuar a fazer, para ver se baixa. Vamos vêr. Obrigado! Boas Karla, quanto aos fertilizantes NPK, porque não fazes tu os teus próprios fertilizantes? Compras os compostos e diluis em água... sai-te mais barato. Tens inúmeros tópicos espalhados aí pelo fórum sobre isso... Abraço EDIT: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...l=fertilizantes http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=17053 http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=24244 calculadora do chuck http://aquariofilia.do.sapo.pt/calculadora/index.htm Editado Fevereiro 5, 2007 por Murkas A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!
Karla Publicado: Fevereiro 5, 2007 Autor Publicado: Fevereiro 5, 2007 Olá! Já estive a vêr os links, mas sinceramente, pareço "um burro a olhar p/ um palácio" Não percebo nada de quimica, por isso nem sequer vou arriscar a fazer um fertilizante caseiro, pelo menos, por enquanto!! Ainda acabo por matar as plantas todas Obrigado pela ideia. Acredito q deve dar bastante jeito a quem perceba um bocadinho, mas eu, é melhor não arriscar. Vou optar pela compra
Murkas Publicado: Fevereiro 5, 2007 Publicado: Fevereiro 5, 2007 Olá! Já estive a vêr os links, mas sinceramente, pareço "um burro a olhar p/ um palácio" Não percebo nada de quimica, por isso nem sequer vou arriscar a fazer um fertilizante caseiro, pelo menos, por enquanto!! Ainda acabo por matar as plantas todas Obrigado pela ideia. Acredito q deve dar bastante jeito a quem perceba um bocadinho, mas eu, é melhor não arriscar. Vou optar pela compra Boas Karla, Então nesse caso deixa-me recomendar os fertilizantes da Horizonte Aquático, se quiseres eles fazem as dosagens que pedires... vê na secção dos patrocinadores do forum... Abraço A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!
Recommended Posts