Algas malvadas

Visitante

Recommended Posts

Boas pessoal

O meu aquario que estava lindissimo, tem-se visto invadido por algas pretas filamentosas a formar tufos nas bordas das folhas e até de parte do equipamento do aquario. Esta situaçaõ começou quando eu ainda só tinha 15w de luz, após procurar um pouco, encontrei no site brasileiro aquahobby um assunto acerca de algas petecas. Pelas indicações que me deram podei ao máximo as plantas, as plntas cresceram já mas as algas vieram ainda mais numerosas.

Aquar 60cm 50 lts

neons, guramis, colisas

ph 6, nitritos 0

filtro interno

actualmente com 45w de luz.

Deixei de adicionar fertilizante (sera liquido) devido a esta situação.

Se me poderem ajudar agradeço.

Não tenho lampada UV nem sei o que é isso.

Partilhar nas redes sociais

Essas algas são facilmente combatidas...

basta teres isso mais estabilizado, que desaparacem como que magia.

Há algas bem piores umas verdes que parecem veludo...

:D

Obrigado António Vitor pela tua resposta, não me estás a ajudar nada e ainda fazes pior, porque estas algas verdes que parece veludo ...tambem as tenho! não sei o que poderá estar mal, já tenho o aqua há 1 ano e meio e só há cerca de 2 meses é que isto começou, que elementos é que precisam para me ajudar?

Viva, tal como o Victor disse, essas são das fáceis, primeiro que luz tens (tipo de lâmpada) e quando foi a última vez que mudaste as lâmpadas.

Ok colocas fertilizante, que elementos tem esse fertilizante.

Eu acho que essas algas são resultado de uma luz com muitos azuis.

26675160.img.jpg

Essas algas aparecem comigo quando coloco algum fosfato...

depois vão-se embora...

O teu problema pode ter várias origens:

-Plantas doentes por alguma razão.

-Lampadas com mau espectro (como o Sérgio disse)

-falta de outros nutrientes (o estar a retirar o fertilizante pode fazer mais mal que bem)

-fertilizante estragado (eles estragam-se!!! deixando de ter ferro na forma acessivel)

Entre outras causas..mas penso ser as de cima as mais vulgares.

Espero ter ajudado!

Abraços!

• 2 meses depois...

Oi pessoal, já que se está a discutir este assunto neste tópico meto a minha pergunta aqui também.

Estou com um problema que me parece semelhante ao do Leonel Almeida.

Tenho um Aqua com 60L

Fauna:guppys, Colisa, Neons, Corys, Pleco

Flora: Musgo de Java, Elodea, Equinodorus Bleheri

Filtros:FBF (que vou desmanchar assim que estiver de férias) + Filtro Interno Hydor

Luz: 36 W Fluorescentes "Normais"

Desde que mudei a iluminação para 36 W (tinha 15 W de luz "roxa", vinha com o Kit Aquapor) que me comecaram a aparecer algas castanhas/pretas nos vidros, no areão e nas plantas, entretanto para tentar minorar o problema comprei um plecostomus (sei que cresce mt mas onde moro não consigo arranjar Ottos, é uma solução temporária).

O pleco resolveu a maioria dos problemas nos vidros e nas folhas das equinodorus bleheri, mas o areão está na mesma, e não sei o que fazer para salvar o musgo e as elodeas!

Será que alguém me podia ajudar?

Não tenho feito grande fertilização (fazia de 2 em 2 semanas com adubo líquido da AMTRA) faço mudas de 20L semanais e tinha cerca de 12h de luz diárias.

Há dois dias que decidi passar a fazer só 1-2 horas de luz diárias para ver se ajuda,mas...até agora ainda não vi nada.

Ah! Para além disso as equinodorus ficam frequentemente com as folhas descoloradas e às vezes até "rotas"

Bem acho que dei todas as informações necessárias, desulpem o comprimento do Post. Obrigado.

Fiquem Bem

Há dois dias que decidi passar a fazer só 1-2 horas de luz diárias

Poucas horas de :wink::lol::lol::lol:

Acabarás com as plantas primeiro que com as algas...

Agrada-nos a franqueza dos que nos apreciam. À franqueza dos outros chamamos insolência.

Um tolo encontra sempre outro tolo, ainda maior, que o admira.

Pois, depois de ler mais alguns tópicos sobre este assunto optei por 9h de luz diárias e fertilização mt diluída diariamente (dilui a dose que seria para uma semana). Para além disso troquei as lâmpadas por outras novas (iguais).

Há mais alguma coisa que possa fazer (para além de arrancar todas as folhas que têm algas, o que só vou fazer quando tiver tempo. Estou em época de exames!)

Fiquem Bem