Nameless: Redux


Bytter

Recommended Posts

Boas pessoal,

 

Parece que o forum teve um problema e aparentemente o meu post anterior desapareceu. Pelo que vou ter que repetir tudo de novo, e desta forma vou ser breve :wink:

 

O Nameless foi finalmente desmontado, dando origem a sua segunda reencarnação. Mesmo aquário, mesmo substrato, mesmo equipamento, layout diferente :P

 

Então para quem não sabe, ou não quer consultar o tópico da antiga montagem, aqui fica um rápido resumo:

 

Setup

 

Aquário 105x40x52 (218l brutos) DIY

Iluminação 4x39W T5 (2x6500K + 2x10000K)

Filtro Externo Eheim 2224 com Installation Set A + B

Termostato Eheim-Jager 150W

Substrato 19l ADA AquaSoil Amazonica

Filtro UV Jebo de 11W

 

Muitos peixes de momento não fazem parte do layout, estão lá porque ainda não os vendi/ofereci a todos. A fauna final será:

 

Fauna

 

6 Corydoras Panda

6 Otocinclus Af.

6 Crossocheilus Siamensis, SAE

50 Paracheirodon Inessi, Tetra Neon

Centenas de Neocaridina Denticulata Sinensis, Red-Cherry Shrimp

 

Novamente ainda não tenho a fauna... Uns bocadinhos de eleocharis tirados de outro aquário, e ainda a ver quem me vende/oferece Blyxa Japónica para completar o lahyout:

 

Flora

 

Eleocharis Acicularis

Blyxa Japonica

 

E finalmente aqui fica a foto do 3º dia da montagem, ainda só com o hardscape e uns bocadinhos de Eleocharis (depois de ter remechido fortemente o substrato, é práticamente impossível ter a água cristalina, mas lentamente vai lá):

 

namelessreduxday37ng.jpg

 

Comentem :) À medida que for actualizando vou colocando fotos...

 

Um abraço,

 

Hugo Ferreira

Editado por Bytter
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tem um potencial fabuloso. Agora é ver como fica.

 

Já vi que a moda dos rios veio para ficar. Ainda bem. É uma coisa bonita, mas não é para todos. A ver se com a vegetação pões isso 5*

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gosto da cor das pedras, quando ganharem o "verdete" ainda devem ficar melhor.

A água ainda está turva :mrgreen: não se consegue perceber onde estão as plantas.

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Apenas gostava de alertar-te para um pequeno problema, Corys e diferentes substratos não combinam...

Mas depois tu vais tirar as respectivas conclusões.

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Apenas gostava de alertar-te para um pequeno problema, Corys e diferentes substratos não combinam...

Mas depois tu vais tirar as respectivas conclusões.

 

True!... Mas já agora fico com a experiência :snipersmile:

 

Tava a espera de um parecer mais "técnico" de tua parte (aquela pedra tá mal, o enquadramento está desequilibrado, etc..), mas de qq forma obrigado pelos comentário.

 

Bem como agradeço aos restantes :snipersmile: Mas não se poupem nas críticas... Eu sei que para já é só um hardscape empoeirado, mas a fazer modificações mais vale agora que mais tarde!

 

Um abraço,

 

Hugo Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Neste momento evito fazer comentários mais "desagradáveis" se é que se pode usar esse termo!

É que em 90% dos casos sou mal entendido pelas pessoas, "Lá vem o gajo com as teorias XPTO e os ISO9100..."

 

Outro problema é que acabaste de montar o áqua e por muito que te possa dizer, vais achar o teu trabalho ingrato isto porque partilhamos de opiniões e gostos diferentes. Não significa que estejas errado e eu certo! Apenas temos gostos diferentes...

 

Eu pergunto-te "Gostas do que vês? Achas que a disposição do hardscape é a mais acertada, ou será que se mudasse isto ou aquilo favorecia o layout?"

São estes os pormenores que nos diferenciam e ainda bem!

 

Mas mesmo assim vou dar a minha opinião...

 

Como a água não está cristalina é dificil ter uma noção exacta do que montaste, no entanto pelo que se vê parece-me bem a disposição das pedras.

O mesmo já não posso dizer do rio, aí os gostos mudam tudo; Falta pormenor, relevo, textura, está demasiado nú.

Nada que não possas rectificar mais tarde, com a introdução de mais umas pedras de forma a darem mais porfundidade e detalhe.

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Neste momento evito fazer comentários mais "desagradáveis" se é que se pode usar esse termo!

É que em 90% dos casos sou mal entendido pelas pessoas, "Lá vem o gajo com as teorias XPTO e os ISO9100..."

 

Ahah, só porque estivemos em desacordo num aquário ou noutro, isso não signifiqua que seja regra geral, e muito menos que hajam ressentimentos :twisted: Fala e insulta a vontade, nem que seja por MP, se achares que vale a pena... Eu insulto de volta :twisted:

 

Como a água não está cristalina é dificil ter uma noção exacta do que montaste, no entanto pelo que se vê parece-me bem a disposição das pedras.

O mesmo já não posso dizer do rio, aí os gostos mudam tudo; Falta pormenor, relevo, textura, está demasiado nú.

Nada que não possas rectificar mais tarde, com a introdução de mais umas pedras de forma a darem mais porfundidade e detalhe.

 

És a segunda pessoa que diz isso.. O rio esta a ser problemático... Foi o primeiro que fiz e nem sabia como é que os substratos se comportavam. A minha principal preocupação foi a noção de perspectiva com a curva acentuada para o lado mais elevado, e uma grande abertura à frente. Teorizei uma coisa que não sei se acabou por ficar como esperava... Acho que as pedras estão demasiado "direitinhas". Preciso de mais pedras pequeninas para dar maior naturalidade. A ver vamos... Estive a apreciar os teus rios, e usas pedras a meio do rio... Não sei se gostaria de ir por aí, mas a verdade é que ainda não tenho outra solução para dar "relevo" e "textura". Também não sei até que ponto quando a eleocharis compactar se a "nudez" do rio não será um ponto focal interessante... Veremos... Algu+em tem ideias?

 

Quanto ao problema do substrato (e das corydoras), quero por em pratica uma teoria... Penso que se compactar a eleocharis nas margens, e usar mais uma planta sobre as pedras, tipo cuba, as raizes tratarão de prender o substrato. As corys fazem o seu estrago, mas também todos se queixam de não conseguirem tapetes de glosso com corys e eu tive um bem compacto sem qualquer problema... (Quem já tentou isto que levante a mão e diga: "não funciona!")

 

Uma coisa irritante no rio são os proprios dejectos dos peixes e camarões. Todos eles *adoram* comer na areia branquinha, eheh...

 

Vou deixar a agua clarear e depois sentar-me em frente ao aqua a pensar. A Blyxa Japonica anda esgotada por todo o lado pelo que ainda nao tenho as plantas para as colocar. Quando a agua tiver cristalina, as plantas prontas, e um ajuste aqui e ali, colocarei uma actualização.

 

Até lá um abraço a todos!

 

Hugo Ferreira

 

P.S.: Se construisse um aquário hoje (vidro), tirava à àltura e compensava na largura e profundidade... Este que fiz está demasiado alto para os meus gostos actuais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ahah, só porque estivemos em desacordo num aquário ou noutro, isso não signifiqua que seja regra geral, e muito menos que hajam ressentimentos :snipersmile: Fala e insulta a vontade, nem que seja por MP, se achares que vale a pena... Eu insulto de volta :snipersmile:

O meu comentário não foi uma directa, aliás nem me lembro de ter feito qualquer comentário ou de termos estado em desacordo. Até é de salutar que haja várias opiniões sobre as coisas.

 

És a segunda pessoa que diz isso.. O rio esta a ser problemático... Foi o primeiro que fiz e nem sabia como é que os substratos se comportavam. A minha principal preocupação foi a noção de perspectiva com a curva acentuada para o lado mais elevado, e uma grande abertura à frente. Teorizei uma coisa que não sei se acabou por ficar como esperava... Acho que as pedras estão demasiado "direitinhas". Preciso de mais pedras pequeninas para dar maior naturalidade. A ver vamos... Estive a apreciar os teus rios, e usas pedras a meio do rio... Não sei se gostaria de ir por aí, mas a verdade é que ainda não tenho outra solução para dar "relevo" e "textura". Também não sei até que ponto quando a eleocharis compactar se a "nudez" do rio não será um ponto focal interessante... Veremos... Algu+em tem ideias?

Um rio na minha perspectiva é sempre dificil de recriar e o grande problema é mesmo fazê-lo o mais natural possivel... e gostos são gostos!!

 

Quanto ao problema do substrato (e das corydoras), quero por em pratica uma teoria... Penso que se compactar a eleocharis nas margens, e usar mais uma planta sobre as pedras, tipo cuba, as raizes tratarão de prender o substrato. As corys fazem o seu estrago, mas também todos se queixam de não conseguirem tapetes de glosso com corys e eu tive um bem compacto sem qualquer problema... (Quem já tentou isto que levante a mão e diga: "não funciona!")

O problema não é antes nem quando compactarem, porque aí dificilmente te levantam as plantas. O problema é o remexer constante do substrato e vais ver que a areia branca vai ficar misturada, espero que não...

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal :crazyeyes:

 

Aqui fica um foto ao dia 18, agora com Hemianthus Callitrichoides (embora a maior parte do tempo ela ande a flutuar) e Blyxa Japonica:

 

namelessreduxday18kz2.jpg

 

A agua ainda não está totalmente limpa...

 

Estou a pensar em algumas modificações, nomeadamente mudar a Eleocharis para Lilaeopsis Brasiliensis, e colocar umas blyxas (quando elas se adaptarem a agua e crescerem) no fundo do rio mesmo nas margens para tapar a parte final.

 

Comentários? :)

 

Um abraço,

 

Hugo Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Aqui fica uma actualização, perdoem-me a qualidade da foto...

 

namelessreduxday116kx8fhm3.jpg

 

 

Como podem ver ando com um problema com as blyxas... Uma delas cresce que é um espectáculo, as outras parecem sempre no mesmo sitio, o que me impossibilita de dar a aparência final ao aquário.

 

Comentário? Ideias? Sugestões? Críticas? São todas bem vindas :?

 

Um abraço!

 

Hugo Ferreira

Editado por Bytter
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

 

tenta colocar blyxa que se encontra do lado esquerdo mais á frente assim

dás a possiblidade de reçeber a luz igual à restante blyxa...

 

apenas uma sujestão :?

 

cumps

Manu33.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tá muito bonito o aquário!

É impressão minha ou tens uma praga de caracois?

Facilmente se vêm na blyxa!

 

Abraço

 

Praga é favor :D E não sei como me ver livre deles... Durante o dia ainda vá que não vá.. Agora se tirar uma foto à noite, até assusta...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

O potencial do teu aquário estão comprometido pela pouca altura que a flora escolhida atinge.Ainda bem que adicionaste mais detalhes ao "rio" mas acho que ainda falta algo.Musgo nas pedras do rio e uma planta mais alta nas margens onde acaba o rio.Um pouco de declives tambem ia favorecer....Se calhar estragava mas eu optava por plantas de caule no fundo....Talvez um juncus repens que dá sempre um ar mais selvagem...Aperta com o co2 e mudas de agua.A cory está demais, pena não ter comprado na altura algumas...

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O potencial do teu aquário estão comprometido pela pouca altura que a flora escolhida atinge.Ainda bem que adicionaste mais detalhes ao "rio" mas acho que ainda falta algo.Musgo nas pedras do rio e uma planta mais alta nas margens onde acaba o rio.Um pouco de declives tambem ia favorecer....Se calhar estragava mas eu optava por plantas de caule no fundo....Talvez um juncus repens que dá sempre um ar mais selvagem...Aperta com o co2 e mudas de agua.A cory está demais, pena não ter comprado na altura algumas...

 

Conrdo ctg a 100%. Sem qualquer dúvida, o meu maior problema foi querer fazer um layout "baixo" num aquário "alto". Ainda tentei compensar com a altura do substrato, mas ele acabou por nivelar com o tempo. Mas colocar plantas no fundo fico sempre muito indeciso. Precisava de uma planta que não crescesse os 57cms de altura, senão o impacto com o resto do layout seria tremendo. Algo que fosse grande, mas ao mesmo tempo baixo. Juncus Repens... Talvez :|

 

As blyxas é que são um quebra-cabeças para mim. Todas plantas ao mesmo tempo, todas do mesmo proveniente, e só uma é que cresce? Mas que caraças...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vá, pessoal?

 

Já estou como o NOS... Ou este aquário é muito bom, ou não vale um chavo.

 

Será que preciso de meter umas fotos de embalagens da ADA e um autocolante no aquário? :?

Editado por Bytter
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vá, pessoal?

 

Já estou como o NOS... Ou este aquário é muito bom, ou não vale um chavo.

 

Será que preciso de meter umas fotos de embalagens da ADA e um autocolante no aquário? :?

 

Boas,

 

Tu hoje estás inspirado... ;)

Não vês que o pessoal está atarefado com o mini challenge... por isso é que não te responderam ;)

 

Gostava de ver uma foto sem o papel de fundo azul, acho que o áqua só ficaria a ganhar.

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Bem, sinceramente, não gosto deste aquário e no entanto tens aí material para fazer algo melhor. Lembro-me da tua outra montagem com a raíz que gostei mais, tendo ficado mais natural, ainda que precisasse de ser mais trabalhado.

 

Dois pontos que saltam logo à vista neste aquário são:

 

- a salada de peixes que aí tens; tens aí muitas espécies de peixes ( cores e tamanhos diferentes), o que te compromete a naturalidade do aquário. Eu teria apostado apenas numa espécie de peixe, de modo a não tirar a atenção do layout nem dar apenas ênfase aos peixes. Se fosse um layout mais preenchido, teria, no máximo, escolhido duas espécies e que se enquadrassem quer com as dimensões do aquário, quer com a coloração das plantas.

 

- o rio; gosto de ver areia branca como decoração mas quando se tenta simular uma costa, um rio, lago, etc, a coisa tem de ficar bem feita, sem parecer artificial, e para isso, há que adicionar pormenores que se encontram nesses mesmos cenários a reproduzir, tais como pequenas pedras, pequena vegetação, pequenos declives, etc. Neste caso, a única coisa que abona a seu favor é a curvatura a demonstrar alguma profundidade. De resto está muito artificial.

 

Outros pormenores, mais discretos, são as dimensões das pedras comparativamente com as dimensões do aquário ( como já foi falado) e a sua disposição. Pedras maiores, mais robustas complementadas com pedras pequenas, teriam dado outra impressão ao aquário. Poderias até ter feito algo mais cheio, que te permitisse ocupar melhor o espaço dentro do aquário, sem no entanto perder simplicidade. O fundo, tal como o Filipe referiu, pode-se tornar abonatório para a visualização deste layout.

 

Do que vejo, gosto do efeito das blyxas entre as pedras e a sua complementariedade com a Eleocharis. Acho que ficou uma combinação agradável.

 

 

Cumps,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal!

 

Gostei muito das vossas críticas... Concordo praticamente a 100%. Tenho que pensar a ver se efectivamente consigo evoluir este layout para algo que seja minimamente decente, ou se já não à grande volta a dar... A ver vamos...

 

De qualquer das formas aqui fica uma foto sem o fundo azul (curiosamente a minha máquina conseguiu tirar uma foto *muito* mais nitida... devia ser por causa do reflexo que a cartolina azul causava... era muito gloss...):

 

namelessredux118filteregp6.jpg

 

Que acham agora? O fundo é branco, mas acho que as lampadas de 8000k fazem com que ele ganhe um tom mais azulado na fotografia...

Talvez deva experimentar uma cartolina preta... Acho que os neons vão ganhar muita vida com um fundo preto...

 

Um abraço!

 

Hugo Ferreira

Editado por Bytter
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Hugo.

 

Ainda me lembro que quase estiveste para partir o aquário, com aqueles ataques de algas todos :?

Felizmente assim não foi.

 

Comentários ao teu aquário, coisa que eu faço raramente, mas que acho que não só por ti, mas também pelo aquário, pois merecem...

 

O que salta mais à vista, e já aqui foi comentado: a altura do aquário. Com o layout anterior, ninguém nega que tinha uma moldura adequada às plantas usadas. Agora neste, torna-se muito complicado "encher o aquário", não só com as plantas utilizadas, mas também com o layout já definido.

 

É minha opinião, que a adição de plantas altas iriam estragar por completo o conceito inicial do aquário, e tornariam uma passagem das plantas já existentes para umas muito mais altas, deveras abrupta.

 

O layout definido está muito bem conseguido... mas acho que não se enquadra num aquário com uma altura tão excessiva.

E é isso, na minha opinião, que o torna menos bom.

 

A outra crítica, é sobre o peixinho laranja (platy?) e as víuvas que para aí andam... tira isso daí já, ou apago-te o tópico por completo :twisted:

 

Quanto à côr resultante, eu também já usei lâmpadas com essa temperatura de côr, e acho que para tirar fotografias são excelentes (és tu que tens uma 400D?).

Quanto ao papel de fundo, se continuares a tirar fotografias com esses acertos de côr, faz-me um favor... não o mudes. Os neons ainda se notam, não se misturam com o fundo do aquário :mrgreen:

Não ligues ao que o Filipe e o André dizem... eles não percebem nada disto love you

 

Abraço.

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

talvez seja por ser tão alto que lhe tira um bocado de profundidade.. de resto gostei muito

Níveis aceitaveis de nutrientes

Fe - Ferro 0.25 até 0.7 ppm

K - Potássio 20 até 30 ppm

NO3 - Nitratos 5 até 10 ppm

Mg - Magnésio 45 até 50 ppm

PO4 - Fosfato 0.5 até 1 ppm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.