Recommended Posts

Publicado

Boas,

 

Gostava de saber se é possível ter cardinais com água em que o PH ronda o 7.

 

E para ter um cardume destes (aquario leva 60 e tal litros), qual seria um número razoável para eles se sentirem "bem" em grupo (partindo do pressuposto que o PH da água não é problema)

 

obrigado

Publicado:
Boas,

 

Gostava de saber se é possível ter cardinais com água em que o PH ronda o 7.

 

E para ter um cardume destes (aquario leva 60 e tal litros), qual seria um número razoável para eles se sentirem "bem" em grupo (partindo do pressuposto que o PH da água não é problema)

 

obrigado

 

penso que seja possível embora gostem de águas mais ácidas e esse não seja o pH mais indicado para eles. quanto ao número, tens um aquário de 60 litros mas peixes tencionas por ou já tens, só mesmo para dizer um número mas que não fique superpopulado.

Publicado:

é possível, mas nao aconselhável... se conseguires baixar o ph, podes povoar o teu aquario com uns 10 ou 12 neons (ou cardinais) e acrescentar uns 3 corydoras pigmeus (que tambem gostam de viver em grupo) para tratarem do fundo :crazyeyes: mas se ja existem outros peixes, terás que reduzir o cardume...

Publicado:

No biótopo normal desta espécie (Paracheirodon axelrodi - Neon ou Tetra Cardinal) o PH anda por volta dos 6. No entanto, hoje em dia é perfeitamente possível adaptá-los em Ph 7 e até mesmo um pouco superior a este valor. De qualquer forma, e para exemplares acabadinhos de comprar, é aconselhável que de facto se considere um PH ácido como ponto de partida para uma manutenção de sucesso.

 

Fica bem,

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

 

Meu Blog

Publicado:

podes manter cardinais neste ph eu no meu amazonico tenho ha volta de 100 e nunca tive problemas

MUITO SE DIZ NA AQUAROFILIA ..................ALGUMA COISA HA-DE SER VERDADE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • 2 meses depois...
Publicado:

Boas,

 

Eu tenho 6 em PH 7.2 ( maldita agua da companhia!!!!) e sinceramente, ao contrario do que li em certos artigos, tem-me sido mais facil mante-los do que os neon's... ao fim de um tempo morriam-me todos inexplicavelmente... os cardinais estao bem , gordinhos e recomendam-se... para fiacrem melhores so mesmo mais 10 ou 15 la para dentro do aqua!!!!

 

 

 

 

 

PS: atençao so ao facto de os acondicionares bem caso eles venham de aguas muito acidas.... depois tenta manter esse ph que tens... as vezes e pior tentar por os peixes no ph que e recomendado do que tentar adapta-los as condiçoes em que o aqua se encontra.

 

 

Boa sorte,

 

 

Sérgio Sousa

  • 2 semanas depois...
Publicado:
…Eu tenho 6 em PH 7.2 ( maldita agua da companhia!!!!) e sinceramente, ao contrario do que li em certos artigos, tem-me sido mais facil mante-los do que os neon's... ao fim de um tempo morriam-me todos inexplicavelmente... os cardinais estao bem , gordinhos e recomendam-se... para fiacrem melhores so mesmo mais 10 ou 15 la para dentro do aqua!!!!

PS: atençao so ao facto de os acondicionares bem caso eles venham de aguas muito acidas.... depois tenta manter esse ph que tens... as vezes e pior tentar por os peixes no ph que e recomendado do que tentar adapta-los as condiçoes em que o aqua se encontra…

 

Embora como é obvio eu não perceba grande coisa disto, queria mesmo assim deixar aqui umas palavras…

O mito de que os Neons são mais resistentes que os Cardinais já começou a cair à algum tempo… O grande problema nisto tinha e tem essencialmente a ver com uma boa recepção e quarentena das espécies antes de as comercializar…

Tem a ver também com outro mito que se criou de que as espécies criadas em cativeiro eram mais fáceis de manter (entre outras virtudes que se lhes atribui e que não são válidas em todos os casos)… Só faltou foi dizer que em geral algumas espécies criadas em cativeiro, são sujeitas a uma alta taxa de cruzamentos +/- consanguíneos com os inevitáveis problemas que isso trás atrás… Em relação a espécies capturadas em ambiente selvagem a qualidade destas deverá essencialmente ser garantida por um bom manuseamento e quarentena por parte dos fornecedores locais, bem como por parte dos importadores/armazenistas de países terceiros… O cuidado que as autoridades dos países de origem dos animais devem ter, é que a exploração dos seus recursos seja racional (como por sinal acontece com o Cardinal no seu país de origem, para o qual há um período de defeso em que é expressamente proibida a sua captura)…

O Cardinal em geral tem mantido a sua qualidade “genética”, porque como tem dificultado a sua reprodução em cativeiro e mesmo os criados em cativeiro perdem qualidade pois, por qualquer motivo, ficam com as cores mais esbatidas deixando de ter tanto interesse, obrigam a que os “piabeiros” continuem a ser os principais fornecedores desta espécie…

Para além disso e embora gostos não se discutam, um cardume de Cardinais é bem mais bonito e colorido de que um cardume de Neons…

Quanto ao pH óptimo deles, situa-se entre os 4 e 6… Mas perante a dificuldade de se estabilizar o pH num valor aceitável, é preferível adapta-los lentamente ao pH a que eles “normalmente” vão estar sujeitos (desde que aceitável) de que andar com constantes alterações… Tendo sempre o cuidado de os receber inicialmente no seu pH de origem…

Cumprimentos,

Paulo