Existe Hora Em Que Os Corais Absorvam Mais Calcio?


Recommended Posts

Boas

 

normalmente aconselha-se a por o Kalk durante a noite devido á queda do Ph durante o periodo noturno.

 

Bem, isso ai nunca me preocupou muito. Tenho o reactor de kalk ligado a um repositor automatico de agua que vai acrescentando agua de kalk todo o dia. Isso permite ter um valor de calcio e de dureza mais constante.

 

A questão é, os corais absorvem o calcio e dureza durante alguma altura especifica do dia(noite, dia) ou a absorção é constante durante as 24horas?

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

depois de uma leitura na diagonal(já tinha lido este artigo á muito tempo), chego á conclusão que existe uma calcificação, logo consumo de calcio, 3 vezes superior durante o periodo de luz, do que durante o periodo noturno.

 

Logo, o habito de so adicionar kalk á noite não estará errado?

 

Ao adicionarmos constantemente, estamos a manter uma maior establidade de parametros, mantendo mais estaveis os valores de dureza e calcio e mais altos na altura que os corais realmente consomem, evitando tambem precipitações de carbonato de calcio. Certo?

 

aguardo opniões.

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em 1º lugar o que é fundamental é fornecer sempre aos corais a quantidade ideal/máxima, tanto de cálcio como de carbonatos, que eles conseguem usar para a calcificação sem desequilibrar a química do aquário! Se a forma de adicionar estes elmentos é através da adição de kalk, reactores de cálcio ou misturas líquidas, tanto faz desde que o aquário permaneça quimicamente equilibrado.

 

Eu adiciono kalk através do sistema de reposição de água evaporada e os corais crescem e apresentam boas cores. Mas óbvio que se usasse reactor de Ca os corais cresceriam mais pois eu tenho valores de Ca e carbonatos perto do limite inferior.

 

No caso das pessoas que não tenham reactor de cálcio não faz sentido usar kalk só à noite pelo que esse estudo mostra, mas para quem tenha reactor de Ca não vejo problema em repor kalk só à noite se isso for benéfico na estabilização do pH!!

 

Mas também segundo esse estudo, se há maior calcificação durante o dia, pode levar a que as pessoas pensem em adicionar kalk só durante o dia mas isso pode (provavlemente na maioria dos casos) levar a desequilibrios na química da água e a aumentos considerávies do pH, por isso atenção nesta abordagem!

 

É preferível aumentar o fornecimento de calcio e dureza atraves da utilização/manipulação de um reactor de calcio do que da tentativa de adicionar kalk só durante o dia! Isto pode aumentar o pH demasiado de dia e baixá-lo demasiado à noite!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais