Ciclagem - Aditivos (?!)


Recommended Posts

Boas

 

Dirijo-me a voces mais uma vez para pedir a vossa opiniao, e se possivel partilharem a vossa experiencia comigo.

 

Tenho o meu aquario, com 500l, a ciclar desde ontem sem peixes (que penso começar a adicionar apenas dentro de algumas semanas).

 

A minha pergunta é esta: Aconselharam-me a adicionar um produto estilo aqua safe (azul) a agua. Acham q é necessario, e q será benefico?

 

Coloco esta pergunta porque apesar desta panoplia de aditivos q existem por ai, leio muitas vezes que quantos menos produtos colocarmos na agua melhor.

 

Têm algum feedback em relaçao a esta questao? banana rock

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Monta o sistema e põe a funcionar durante uns 3 ou 4 dias para perder o cloro que está na àgua.

Com 500 lt de àgua podes adicionar 3 ou 4 peixitos, dos mais resistentes, que pretendes.

Ao fim de 1 mês vai adicionando mais peixes a pouco-e-pouco.

JPM

 

Ps-> Se comprares "bactérias empacotadas" nas lojas de aquairiofilia ajuda.

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

para acelarar o ciclo a melhor coisa que podes fazer é meter o teu filtro(ou so materias filtrantes) a trabalhar num aquario ja ciclado. Em 1 semana tens o filtro a trabalhar.

 

De resto o melhor é esperar

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois, é pena nao ter um aquario ja formado para ajudar na colonia de bacterias.

 

Mas sinceramente é uma questao nao me preocupa muito, com todo o tempo q ja dispendi (nem falo em €...) na montagem e no projecto em si nao me custa esperar mais uma semana ou duas (ou um mes) para cicla-lo como deve ser.

 

Em relaçao ao tal produto, que tem mais a ver com a qualidade da agua, do q propriamente com a formçao de bacterias vou deixa-lo de lado, nao estou a ver nesta fase vantagem nem necessidade em usa-lo...

 

Em relaçao a adicionar peixes, apesar de tentado a faze-lo o quanto antes, se calhar vou adiciona-los só quando chegar aos 15 dias de ciclagem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

O produto que falo são bactérias "empacotadas" não o vulgar "anti-cloro".

Se não introduzires peixes pouca ou nenhuma ciclagem vais fazer.

Decora-o como queres e introduz dos peixes "eleitos" uns quantos dos mais resistentes.

Minimiza a alimentação e faz umas TPAS que com 500 lt tudo vai correr bem.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

O produto que falo são bactérias "empacotadas" não o vulgar "anti-cloro".

Se não introduzires peixes pouca ou nenhuma ciclagem vais fazer.

Decora-o como queres e introduz dos peixes "eleitos" uns quantos dos mais resistentes.

Minimiza a alimentação e faz umas TPAS que com 500 lt tudo vai correr bem.

JPM

 

Ja ouvi realmente falar nessas bacteria "empacotadas", vou perguntar na loja de aquarofilia se têm quando for buscar os peixes.

 

O teu conselho em relaçao á introduçao dos peixes tambem me parece sensato, mas para todos os efeitos vou deixa-lo a ciclar assim até ao final da semana, ver se esta tudo como deve ser e avaliar o temperamento e comportamento do filtro.

 

Penso introduzir em breve um tronco de relativamente grandes dimensoes. Sei q os troncos influenciam o Ph. Poderá ter algum efeito indesejavel se o introduzir ja depois do ciclo do azoto completo? ou a sua introduçao nao terá efeitos de maior? (Tenho carvao activo e Zeo carb no filtro)

 

Desde ja agradeço as tuas respostas até agora, Joao, e a do Luis banana rock

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá:

 

 

Eu sou da opinião k deves utilizar esse produto que falas, aquasafe, ou um de outra marca qualquer, pois existem várias!!

Porque para além de anular o cloro, anula tb a cloramina que é um anti-séptico mt menos volátil que o cloro e principalmente metais pesados existentes na agua da companhia que são letais para os peixes!!

Quanto à ciclagem e forma de o fazer, não partilho da opinião de colocares no teu aquario matéria filtrante doutro já ciclado pq se esse estiver com alguma doença o teu vai ficar contagiado, por outras palavras, começavas bem!!!!

Concordo que deves deixar a cicclar durante umas semanas e findo esse tempo ires colocando aos pouco os peixes, começando evidemntemente pelas especies resistentes!!

 

Abraço

vitor

 

 

 

 

 

 

 

Ja ouvi realmente falar nessas bacteria "empacotadas", vou perguntar na loja de aquarofilia se têm quando for buscar os peixes.

 

O teu conselho em relaçao á introduçao dos peixes tambem me parece sensato, mas para todos os efeitos vou deixa-lo a ciclar assim até ao final da semana, ver se esta tudo como deve ser e avaliar o temperamento e comportamento do filtro.

 

Penso introduzir em breve um tronco de relativamente grandes dimensoes. Sei q os troncos influenciam o Ph. Poderá ter algum efeito indesejavel se o introduzir ja depois do ciclo do azoto completo? ou a sua introduçao nao terá efeitos de maior? (Tenho carvao activo e Zeo carb no filtro)

 

Desde ja agradeço as tuas respostas até agora, Joao, e a do Luis banana rock

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal!!!!!!!!!!!!!!!

Sem a introdução de peixes ou algo que "suje" a àgua não há inicio da "ciclagem".

OK?

Ou pões alguns peixes, alguma comida para peixes ou dás uma "mijinha" lá para dentro.

 

Cloro, cloramina e afins:

 

Se o aqua estiver instalado com filtros a trabalhar e alguma movimentação na àgua o cloro em 48h, no máximo "vai-se".

Se houver cloramina (que cá normalmente não há) é uma trabalheira :)

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nao é realmente necessário colocar peixes, podes por comida para peixes que esta ir-se-á decompor e iniciar a ciclagem....... até para começar a decompor mais rápido poes a comida na zona de entrada para o filtro para que esta seja sugada por ele e a comida se decompor no interior do filtro facilitando a colonizaçao de bacterias nitrificantes no mesmo

Obrigado

 

Joao Costa

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nao é realmente necessário colocar peixes, podes por comida para peixes que esta ir-se-á decompor e iniciar a ciclagem....... até para começar a decompor mais rápido poes a comida na zona de entrada para o filtro para que esta seja sugada por ele e a comida se decompor no interior do filtro facilitando a colonizaçao de bacterias nitrificantes no mesmo

 

vc tb pode usar amôniaco para acelerar a ciclagem, veja esse tópico:

 

http://www.aquaonline.com.br/forum/viewtopic.php?t=16843

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sera Nitrivec.

Funciona lindamente.

Em 20 dias, ciclo completo, com No4 a <0,2, No2 a <0,3 e No3 a 5.

Foi a minha experiência.

Editado por Windrider

http://acasadosdiscus.blogspot.com

(Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sera Nitrivec.

Funciona lindamente.

Em 20 dias, ciclo completo, com No4 a <0,2, No2 a <0,3 e No3 a 5.

Foi a minha experiência.

 

Também gosto e funciona, apesar de se ter de ter cuidado à mesma com os nitritos e uso sempre o Sera Aquatan quando faço TPA's

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também gosto e funciona, apesar de se ter de ter cuidado à mesma com os nitritos e uso sempre o Sera Aquatan quando faço TPA's

 

Essa foi a minha experiência usando o amôníaco:

 

na primeira semana, dei um pico de em torno de 4ppm de amônia, na segunda semana, a amônia caia em torno de 1ppm / 24 horas.

 

Em 2 semanas estava ciclado.

 

Para mim funcionou bem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.