Remoção Do Cloro Da água


Recommended Posts

..(..)O cloro é mortal em concentrações superiores a 0,5 ppm. Portanto, a água de torneira utilizada nas indispensáveis trocas parciais deve ser previamente descansada por 24 ou 48 horas. Somente em emergências devem ser empregados os desclorificantes químicos.(...)

 

Decloração

Remoção do cloro da água. O cloro é normalmente adicionado à água doméstica para assepsia. A remoção pode ser obtida, mais frequentemente, por três métodos: aeração, adição de tiosulfato de sódio ou filtragem através de carvão ativado. A primeira envolve a emissão de vigoroso borbulhamento para que o cloro se dissipe no ar. O processo é lento, principalmente quando se quer diminuir uma pequena concentração. Tiosulfato de sódio pode ser adicionado à água na base de 7 mg/l para cada 1 mg/l de cloro. O carvão ativado tem o benefício de também adsorver outros químicos adicionados à água de torneira, tais como o fluor.

 

Depois de ler este artigo, algures na net, fiquei com algumas dúvidas em relação aos seguintes pontos:

*Não é necessário colocar o aditivo químico, quando deixamos a agua da torneia a descansar uma semana nos garrafões abertos para arejar?

 

*Os aditivos químicos que colocamos para retirar o cloro da água, são prejudiciais aos peixes?

 

 

Obrigado e até já

Apistogramas a nova fase.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

*Não é necessário colocar o aditivo químico, quando deixamos a agua da torneia a descansar uma semana nos garrafões abertos para arejar?

Não... que parte da areação é que não percebeste? Se arejares a água, o cloro evapora...

 

*Os aditivos químicos que colocamos para retirar o cloro da água, são prejudiciais aos peixes?

Em demasia são... daí que devas seguir as regras de manuseamento para cada um deles (no caso apresentado, tiosulfato de sódio).

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que vou ter de comprar um medidor de cloro..

 

Eu já fazia isso á agua da torneira, colocava-a nos garrafõe para arejar.

Mas nunca terei a certeza se o cloro se evapora todo ou não, pois pelos vistos é um processo lento.

 

Obrigado

Apistogramas a nova fase.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que vou ter de comprar um medidor de cloro..

 

Eu já fazia isso á agua da torneira, colocava-a nos garrafõe para arejar.

Mas nunca terei a certeza se o cloro se evapora todo ou não, pois pelos vistos é um processo lento.

 

Obrigado

 

Escusas de comprar, se deixareds descansar a água 1 dia estás completamente seguro; e mesmo se atirares a água com a torneira à força toda para dentro dos garrafões, aquilo mexe tão vigorosamente que a maioria do cloro já sai; e mesmo que não faças nada disso, e deixares a água ir lentamente por uma mangueira atá ao aquário, também há quem faça sem problemas (mas um dia que por algum motivo a companhia meta mais cloro que o normal, este último procedimento é arriscado).

 

Ou seja: enche os garrafões com alguma antecedência e não há problema nehum!

 

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

tenho feito ultimamente mudas de agua de 90%, directamente da torneira, sem problemas.

 

Temos tambem de ter atenção ás especies que temos e a sensiblidade das mesmas.

 

Mas o cloro evapora-se rapidamente.

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos.

Vou então começar a fazer o que fazia antes, só que não colocando o anti cloro.

 

Garrafões cheios e deixar de uma semana em limpeza de cloro...

Assim sempre se mete mais algum ao bolso.

Eu tinha medo porque vou ter ramirezis, e sei que são peixes muito exigentes com a qualidade de água.

 

Obrigado, a todos, e espero também que o tópico tenha servidos para mais uns tantos aquariofilistas.

A aquariofilia é um Mundo complexo, cheio de fórmulas e de pormenores, que vão surgindo à medida em nos embrenhamos mais no seu estudo.

São estes pormenores que tornam este Hoby tão interessante.

 

 

Obrigado a todos

Apistogramas a nova fase.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas que treta!!!Eu mudo a agua sempre da torneira e nunca tive problemas...és um mariquinhas!!!

Podias ter-me perguntado a mim que eu respondia-te

LOL

 

PORTA-TE BEM...e tem em conta a resistencia dos peixes que tens no aquario, eu como so tenho guppyes é na boa...agora tu ja nao!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.