Novata Nisto, Peixes A Morrer E Não Consigo Controlar Valores... Need Help


elo_rodri

Recommended Posts

Olá a todos!

Há um mês ofereceram-me um aquario de 60L, ja montado e com peixinhos la dentro. Presumo que quem o montou não tomou os devidos cuidados e pelo que tenho visto aqui, nunca devia ter colocado tantos peixes de uma vez numa fase inicial. O que aconteceu é que nos primeiros 3 dias morreram 10 peixes, por razões desconhecidas e depois mais 3 com os "pontos brancos".

 

Agora passado um mês e depois de ter lido muita coisa aqui no forum, ja tenho alguns kits de testes, ja sei a temperatura mais ou menos ideal etc etc, mas esta semana pus mais uns peixes e ja morreram 4 ... fiquei inconsolável. Um deles foi com os pontos brancos (tratei com Sera Costa Med mas nao deve ter sido suficiente)

 

Quanto aos testes, tenho:

Temperatura - 30ºC por causa do tratamento para o Ictio (pontos brancos)

pH - 7,8 (penso que está muito alto)

amónia - 0 mg/L

nitritos - 1,8 mg/L ---- este valor é que me esta a PREOCUPAR muito, não devia ser inferior a 0,3 mg/L?

 

Para os nitritos apliquei o Sera AQUTAN e o NITRIVEC na mudança de 1/3 de água que fiz ontem... Que mais posso fazer...

Ajudem a novata...

Obrigada

Eloísa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá Eloísa!

 

para o tratamento eficaz do íctio, aconselho vivamente o PROTOZIN, da Waterlife (seguindo as instruções À RISCA!)... e muitas TPAs, tendo sempre o cuidado de repôr a água à mesma temperatura, claro!

 

boa sorte e nao compres peixes tão depressa, até teres a certeza de que tudo está bem no teu aquário :twisted:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada pelas respostas tão rápidas!

Do íctio parecem estar bons, tirando o q morreu ontem de manha estao todos saudaveis (aparentemente). Vou continuar a manter a T a volta dos 30ºC mais uns dias para prevenir q apareça de novo, não é?

Outra coisa, recomendaram-me dar artémia aos peixes, pelo menos de vez em quando, para variar com os flocos. Eu ja comprei congelada, mas não sei que quantidade dar (aquário de 60L) com 15 peixes de pequenas dimensoes (néons, 1 coridora, 2 molly, 3 "viuvas" (não sei se é o nome correcto), peixe-vidro, 2 platties).

 

Mais uma vez obrigada :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

qual a apresentaçao da embalagem? tablete com cubos? penso que para os teus 15 peixes, 1/4 de cubo chega; descongela previamente e certifica-te que a artemia atinge o fundo, de modo a poder alimentar os corydoras. se vires que todos ficam barrigudos depois de comerem, reduz a dose nas proximas vezes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eloisa,

 

Eu tb comecei com um aqua de 60 Lts e muita inexperiência. Tb tive o problema dos nitritos - são altamente tóxicos para os peixes e deriva de se ter colocado muitos peixes num aqua ainda não estabilizado.

 

Na altura o que me aconselharam foi fortes TPAs (50 a 70%) diárias até os nitritos baixarem - isto permitiu limpar a água de nitritos, depois reduzir a frequência e volume das TPAs monitorizando sempre os níveis de nitritos.

 

15 peixes (depois de 10 mortos) parece-me muito mesmo para um aqua de 60Lts. O meu conselho é não comprares mais mesmo quando o aqua já estiver estabilizado.

 

Tens plantas? Se calhar era boa ideia pensares em colocar algumas plantas. Não só embeleza muito o aqua como te ajuda muito no equilíbrio do ecosistema.

 

Boa sorte.

Editado por malima
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

10 peixes mortos em 3 dias, leva a crer que foi envenenamento por amónia... (mede esse valor com outros testes, pois os teus podem estar estragados).

O íctio é uma doença oportunista e deve ter surgido devido à debilidade dos peixes.

Não coloques mais peixes por agora e vai fazendo mudanças de água.

Quanto à artémia congelada, é preciso ter muito cuidado: deixa-a descongelar e lava-a bem antes de dar aos peixes. Eu diria que, para esses peixes, a artémia é totalmente dispensável e estás a correr riscos, dado o pequeno volume do aquário.

Cumprimentos,

 

Paulo Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.