Recommended Posts

Publicado (editado)

Boas, tenho um aquario de 60 litros

luz - 55 watts PL

areao - metade areia branca metade akadama

Reactor de CO2 Caseiro com a pedra difusora ate meio do aquario

8 h de luz

plantas: Musgo de java, anubias, mais 3 que não conheço:

IMG_5760.jpg

O meu problema é que quero fazer um tapete de glosso, e glosso n parece tar a dar-se bem, ganha algas e não se desenvolve, o resto das plantas é sp a crescer, alguém me pode ajudar, terá a ver cm o CO2 e cm a horas de luz?O meu aquario ganha algas green spot de dia para dia, mas tb são as unicas

Editado por JaimeSoares
Publicado:

Olá Jaime

Antes de mais quero dizer-te que tive o mesmo problema que tu, plantava glosso e ela não crescia, ganhava algas e definhava. O meu aquário tem as mesmas dimensões que o teu, tinha 55W como tu e CO2 caseiro como tu...e claro, 8h por dia também :twisted:

Agora as diferenças... Sem difusor de co2 dúvido que fique algum na água, a pedra não "serve" para o efeito na minha opinião e acho que 10h será o indicado mas atenção não subas 2h de repente, podes ter algum desgosto...

O meu problema ficou resolvido quando comecei a fertilizar convinientemente, ou seja, N-P-K diariamente e micros mas para isso é necessário fazer testes até perceber o que é que o teu aquário consome...

Da luz acho que não é porque já tive glosso a crescer com 55W para 60l, penso que o problema reside na fertilização e no co2.

Mas já agora, a glosso pelo que tenho visto e lido, não é facil... Mas não desistas, é uma planta linda ;)

Espero ajudar, abraços aquáticos.

Mad...Mad...Mad...

Publicado:

Boas, ontem comprei mais glosso e estou a tentar nova plantação.

Aquilo vinha em vaso cortei as plantinhas do vaso e plantei uma a uma na akadama.

Comprei também um difusor de Co2 da nutrifin daqueles de labirinto para a bolha se ir dissolvendo

Quando plantei fiz uma TPA de +/-1/3 do aquario e fertilizei a agua com alimentation+ da tropica, hj pus uma spastilhas no solo: Flourish Tabs

Agora vou esperar e ver se o glosso se aguenta,

Tenho outra dúvida, o meu Co2 quando está a funcionar, as plantas uma por outra lá fazem pearling, mas quando faço TPA's o Pearling aumenta, utilizo Co2 DIY

Estarei com carencia de Co2? as bolhas no difusor saiem umas atras das outras, aparetemente parece que tenho Co2 que sobra mas depois o pearling das plantas é pouco e só aumenta nas TPA's

vejo aquários por ai com pearling até dizer chega e com o mesmo reactor que eu...

Publicado:

Olá.

Tenho outra dúvida, o meu Co2 quando está a funcionar, as plantas uma por outra lá fazem pearling, mas quando faço TPA's o Pearling aumenta, utilizo Co2 DIY

Isso são gases dissolvidos na água. Também fica nos vidros e materiais inertes?

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:
Olá.

Isso são gases dissolvidos na água. Também fica nos vidros e materiais inertes?

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não fica nos vidros nem nos materias, ve-se mesmo a planta a criar bolhas e a libertar, passado um bocado acalma, o meu Co2 caseiro não ta a dar muitos resultados, por exemplo hj não tenho plantas a fazer pearling. Acho que é por isso q a glosso não se esta a desenvolver. o Co2 liberta bolhas , mas n pecebo secalhar não é suficiente