Recommended Posts

Assim de repente

 

prós-

mais fácil de esconder do que bombas

1 unica bomba, mais fácil a manutenção

Preço inicial ?

 

contras-

consumo tipicamente maior- será que compensa

perdas de caudal nas tubagens é elevado

tipo de fluxo gerado- laminar

 

 

digam de vossa justiça:

 

- Como teem o setup, mudariam?

- Como planeariam um closed loop, por cima do aquario ou por baixo, outras

- Apenas closed loop ou closed loop mais bombas de fluxo tipo tunze, marea, etc

 

opiniões várias e insultos tambem são aceites

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

se não fosse eu a pagar a conta de electricidade, de certeza que punha um closed loop. Realmente fica mais estetico. MAs comparando, tenho uma bomba tunze dentro do aquario que faz 6000lts hora. Gasta 16wts acho. Tenho uma bomba de retorno da sump, uma sicce multi5800, Faz 5800lts/h e gasta 90wts. Ao fim do mes gasta mais 53kws. È bastante, cerca de 6,40€ por bomba.

 

Incomportavel para a bolsa media.

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se não fosse eu a pagar a conta de electricidade, de certeza que punha um closed loop

 

porquê?

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom tema Pedro!

 

Relativamente à questão dos consumos vou abordar o problema pelo meu aquário

 

2 tunze 6000 - 15W x 2 = 30W

1 Eheim 1260 - 65W

Multicontroller 7095 -

 

VS. closed loop com uma red dragon de 120000 a elevar a quase 2mt de altura (consomem 108W)

 

Prós

 

Esteticamente agradável

Eliminação de 3 fontes de calor internas - A red dragon é externa

Facilidade de manutenção

 

Contras

 

Perda de eficiência energética

Tipo de fluxo

Sem alternância de correntes

 

Penso que os tipos de fluxo que se conseguem e o facto de não alternarem correntes (podem falar no SCWD mas acho muito fraco comparado com um controlador electrónico) é um ponto negativo para os sistemas de closed loop.

 

Perante isto é complicado de dizer se mudaria, provavelmente a melhor solução estará uma vez mais na conjugação dos dois tipos. Se mudasse o meu sistema iria por exemplo para uma red dragon, iwaki ou deltec com umas nano da tunze ligadas a um multicontrolador que é o sistema que o João Ribeiro está a montar.

 

Possivelmente apostaria também num closed loop a vir por dentro da coluna seca, porque não confiaria muito em ter 3 ou 4 furos no vidro do fundo do aquário para além dos da coluna seca.

 

Cumps

DC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais