72 Watt + 15watt - Muitas Algas


joao costa

Recommended Posts

adquiri mais umas echinodorus para o meu aqua de discus, só que aumentei a iluminaçao tinha apenas 36 watt para 150lt e dupliquei para 72watts e mais uma calha de 15watt, o problema é que fertilizei com as 7 bolinhas da jbl e ainda ser florena acho eu, Liquido, e de um dia para o outro tive um crescimento excessivo de algas, castanhas, filamentosas, e ainda por cima ciano....... o meu otto ficou gordisssimo e sem capacidade de resposta né, apos muitas tpas , e limpezas , as algas nao desapareceram, tive que voltar a reduzir a iluminaçao para 36watt, que é muito pouco para qualquer planta.....

 

 

Como Resolver a questao????

 

vo comprar mais uns ottos, para resolver , mas a iluminaçao nao podes ser aumentada , pq senao lá vêm elas, as algas , aos montes

Obrigado

 

Joao Costa

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em vez de reduzir a intensidade da iluminação, porque não reduzes o tempo em que está ligada? Corta uma horita...

 

Por outro lado, comprar mais uns poucos Otocinclus é boa ideia não pelas algas, mas porque eles gostam de viver em grupo, esse aí deve estar um pouco em baixo, escondido pelos cantos!

 

Se tiveres poucas plantas ainda, introduz mais, sobretudo algumas de crescimento rápido para competirem pelos nutrientes.

 

De resto, se tiveres muitos peixes e os alimentares bem, podem estar a produzir muitos fosfatos; reduz a alimentação (por ex. corta completamente 3 dias, e depois 1 dia por semana), e fertiliza com K, e mais nada. (foi o meu caso, e, complementado com um filtro UV, funcionou tão bem que tenho que alimentar os meus Otos com beringela, batata, nori, etc)

 

Pelo contrário se tiveres muito poucos peixes alimentados com mais cuidado, podes é ter poucos fosfatos, aí tens que fertilizar com fosfatos (e potássio).

 

O melhor é controlar os parâmetros antes de fazer o que quer que seja!

 

E ter paciência, um problema desses não se resolve numa semana.

 

boa sorte

 

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

completamente de acordo, especialmente na parte de introduzir umas plantas de caule de crecimento rapido

 

 

das nori aos peixes? mete mas e arroz balsamico e salmao nisso e come pa :):|

"Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina-lhe aquariofilia e à fome o matarás" biggrin

 

o meu aquário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

completamente de acordo, especialmente na parte de introduzir umas plantas de caule de crecimento rapido

das nori aos peixes? mete mas e arroz balsamico e salmao nisso e come pa :shock:;)

 

Odeio sushi!!! Mas os peixes adoram nori, não é só os Otos, os Corydoras atacam, os Colisa lalia também, e até os Danio ficam a nadar por ali à espera que saiam pedaços!

 

 

João:

Bem, 8 horas já é pouco!

 

Sobra-te os testes de fosfatos e nitratos, e paciência (com a fertilização correcta, plantas de crescimento rápido, e um lindo mini-cardume de Otocinclus!)

 

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

já agora expliquem-me o que nori, pois aqui o leigo nao sabe

 

é aquela alga fininha que serve para embrulhar o peixe cru e arroz etc no sushi. É 100% vegetal, e os peixes adoram! Há no Celeiro etc. É uma boa alternativa à spirulina (que me parece ser ainda mais cara!) NB

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas tardes

Quando se aumenta a iluminação é sempre conveniente fazer TPA senão tem-se um ataque de algas.

Foi o que me aconteçeu.

Axo que não devias ter fertelizado logo, mas esperado pela reacção das plantas, pois corres o risco de fertelização em excesso.

Agora só uma solução TPA(s) + TPA ou então se não tiveres caracois compra o liquido que combate as algas, mais otos e mais plantas (se forem valisnérias melhor), mais Co2, mas dos TPA(s) ja não te livras.

Saudações

Jose António

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na minha opinião o surto de algas que tens no teu aqua caso aumentes a iluminação não terá a haver com a iluminação ser forte de mais, mas sim por teres excesso de nutrientes (como macros e\ou ferro) na coluna de água e tendo em conta que não tens um densamente plantado (pelo menos da discrição foi o entendi com anúbias e echinodorus que são plantas de crescimento lento\médio).

Se puderes meter aí os valores dos testes de amónia, nitratos, fosfatos sempre dá para dar uma ajudinha. E já agora o setup do aqua com respectiva fauna e flora. Quanto ao ferro detectas a carência através da clorose das folhas principalmente na echinodorus e só adicionas se fizer falta porque se não viva as algas!! :)

 

Abraço

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

150lt brutos

filtragem cerca de 1000lt/h

iluminaçao de momento 36 mais 15watt

echinodorus e anubias

4 discus , 3 cardinais, 4 rams, 3 ottos

fertilizaçao no areao bolinhas da jbl

fertilizaçao liquida Sera Florena liquido, acho eu de que

tpas de 2 em 2 dias cerca de 20 % e por vezes 30% ao fim de semana

testes de nitratatos e fosfatos nao tenho, amonia esta´a 0

Obrigado

 

Joao Costa

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais